Por que clientes cortam relações com as marcas

Uso de dados sem permissão e dificuldade de contatar o SAC estão no topo da lista

Redação
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O cliente sempre tem razão. Essa máxima torna a vida difícil para qualquer marca que não atenda às expectativas de seus consumidores. Segundo uma pesquisa da SAP Hybris, consultoria de e-commerce, consumidores do mundo inteiro têm inúmeros motivos para deixar de apoiar as empresas. O principal deles, citado por 80% das pessoas que participaram do estudo, é o uso de informações pessoais sem permissão.

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“Agora que as marcas conseguem coletar dados dos clientes, a forma como elas usam essas informações se torna crítica”, conclui o levantamento. A falta de resposta do canal de serviço ao consumidor é a segunda razão que leva as pessoas a terminarem seu relacionamento com uma marca.

Há outros comportamentos que, apesar de não afastar os clientes de vez, os irrita bastante. As duas principais condutas estão relacionadas ao exagero de marketing e vendas: 60% e 50% dos compradores, respectivamente, se incomodam com o excesso de ligações e emails.

Veja, na galeria de fotos a seguir, as principais razões que levam o cliente a cortar relações com as marcas:

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    Motivos para o rompimento:

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    80% – Uso de dados sem permissão

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    71% – Falta de resposta do canal de serviço ao consumidor (SAC)

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    57% – Spam desnecessário

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    53% – Cometer um erro mais de duas vezes

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    Condutas que mais incomodam:

    60% – Muitas ligações de marketing e vendas

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    50% – Muitos emails de marketing e vendas

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    46% – Receber conteúdo irrelevante

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    39% – Processo de atendimento muito longo

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Motivos para o rompimento:

80% – Uso de dados sem permissão

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