Encontro anual em Davos reúne Pioneiros da Tecnologia

GettyImages
Presidente suíço, Ueli Maurer, discursa durante reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos.

Líderes mundiais e CEOs de renome são, provavelmente, as primeiras pessoas que imaginamos no Fórum Econômico Mundial, que começou ontem (21), em Davos, na Suíça. Embora seja mais provável que você ouça os presidentes de alto escalão ponderarem sobre questões globais urgentes, isso acontece porque as manchetes dos principais veículos de comunicação do mundo cobrem apenas uma pequena parte de tudo que acontece por lá.

VEJA TAMBÉM: Por que Malta é o paraíso do blockchain

É menos provável ler sobre os líderes de pequenos grupos empresariais que participam da reunião a cada ano. No entanto, essas lideranças emergentes de várias indústrias estão em pleno vigor. Um bom exemplo de como os inovadores em ascensão estão incluídos no evento anual está nos Pioneiros da Tecnologia.

Quem são os Pioneiros da Tecnologia?

Os Pioneiros da Tecnologia estão na fronteira da inovação, trazendo novas ferramentas e usos de recursos para o mundo. Eles são selecionados por um comitê de especialistas com base na inovação, impacto e liderança.

Todos eles são de empresas independentes que usam os recursos disponíveis de forma revolucionária. Como o setor evolui rapidamente, a discussão com várias partes interessadas é essencial para garantir que todos possam imaginar e criar um futuro desejado por meio do qual a inovação ajude a tornar o mundo mais inclusivo e sustentável.

Essas novas tecnologias já causam impacto nos negócios e na sociedade, mas essa influência deve crescer substancialmente nos próximos anos. Temos visto pioneiros do passado chegarem ao topo de suas indústrias e se tornarem líderes em negócios globais – companhias como Google, Kickstarter, Airbnb, Twitter, Spotify, Bloom Energy e Foundation Medicine.

Quem participa?

Os pioneiros vêm de todo o mundo. São líderes empresariais na fronteira de muitos campos tecnológicos, como inteligência artificial, robótica, blockchain, impressão 3D, segurança cibernética e genômica.

E AINDA: Por dentro da revolução das máquinas

Dessa forma, eles representam diversos negócios, além de ter uma liderança diversificada. Mais da metade são de fora dos Estados Unidos, com vários de muitos dos mercados emergentes, e uma em cada três das empresas da lista Pioneiros da Tecnologia 2018 é liderada por mulheres.

Os participantes incluem Frida Polli, cofundadora e diretora executiva da Pymetrics, uma empresa que usa jogos de neurociência e inteligência artificial para combinar, de forma preditiva, pessoas com cargos em que elas atuarão futuramente. Também está presente Matt Barnard, diretor executivo da Plenty, uma companhia que está combinando agricultura e agrociência com machine learning para criar fazendas em ambientes internos que produzem culturas usando 1% de água e menos de 1% da terra usadas na agricultura tradicional.

Esta é apenas uma pequena amostra de quem está liderando um trabalho inovador, capaz de moldar a sociedade e os negócios nos próximos anos. Entre os participantes do grupo Additional Technology Pioneer (Pioneiro da Tecnologia Adicional, em português) em 2019 incluem: 1928 Diagnostics AB, Apeel Sciences, BenevolentAI, BestMile, Bitpesa, Cadenza Innovation, Code.org, CognitiveScale, Color Genomics, CUJO AI, Cymmetria, Delair-Tech, Desktop Metal, Everledger, EVRYTHNG, Fetch Robotics, Grid Singularity, Indigo Agriculture, Malong Technologies, Melonport, Modern Meadow, Ovamba Solutions, Precognize, QuintessenceLabs, Soft Robotics, Suade Labs, Tulip Interfaces, Upskill e WaystoCap.

Como se dá a participação?

Ao longo da semana, os líderes discutirão o tema deste ano, “Globalização 4.0”, com colegas e demais membros participantes do Fórum. Os Pioneiros da Tecnologia contribuintes têm a oportunidade de debater com os principais líderes corporativos sobre inovação, o futuro da tecnologia e dos negócios.

No entanto, eles não participam apenas para aprender com líderes empresariais de maior representatividade. Eles também compartilham maneiras inovadoras como suas empresas usam as ferramentas disponíveis para impactar os negócios hoje e nos próximos anos.

LEIA AQUI: Lições dos países que estão perto da igualdade de gênero

Nas últimas edições, os participantes fizeram parte de vários painéis e workshops, liderando discussões sobre como as tecnologias emergentes afetarão o futuro de setores tão diversos quanto finanças, energia, saúde e manufatura.

Este ano não será diferente. Os Pioneiros farão parte de diferentes sessões, painéis e atuarão como palestrantes em eventos nos quais contribuem para incluir temas como novas formas de aprendizado, a construção de mercados sustentáveis, promoção da agenda de crescimento da África e muito mais.

Qual a programação?

Pioneiros da Tecnologia e a construção do impacto na comunidade

Os Pioneiros participarão de uma sessão de intercâmbio em pares, no qual discutirão a Globalização 4.0. Isso significa que estará em pauta o impacto no futuro global sob a Quarta Revolução Industrial, que acelera as inovações a uma velocidade sem precedentes.

Esses líderes estão mais do que qualificados para discutir as mudanças que a próxima onda de globalização trará. As tecnologias emergentes abrem portas para melhorar substancialmente os serviços nas áreas de saúde, transporte, serviços financeiros, energia e muito mais. As percepções dos Pioneiros da Tecnologia são cruciais para formar pensamentos e melhores práticas para o próximo estágio do comércio globalizado. Esta discussão colocará em foco suas contribuições para os debates da reunião anual, e muito além, para a formação da globalização.

Mercado com Pioneiros da Tecnologia e outros inovadores

Os líderes do setor de tecnologia também poderão se envolver com os titãs da indústria. Durante esta sessão, os membros do International Business Council (Conselho Internacional de Negócios) e da Community of Chairmen (Comunidade dos Presidentes) terão a oportunidade de trocar ideias com essa liderança sobre como usar as tecnologias emergentes para maximizar os benefícios para as empresas e a sociedade, minimizando o risco.

SAIBA MAIS: O que falta para os carros elétricos invadirem o Brasil

Esses CEOs participantes de empresas inovadoras conduzirão discussões em pequenas mesas redondas durante as quais os membros e presidentes do IBC são convidados a circular e trocar ideias com os Pioneiros sobre tecnologias emergentes e suas implicações futuras sob diferentes perspectivas – pequenas e grandes empresas.

Jantar e recepção

Os Pioneiros da Tecnologia celebrarão a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial por meio do envolvimento em discussões como renda básica universal, mudança do trabalho no futuro e o papel dos líderes tecnológicos na era da Quarta Revolução Industrial.

Os participantes ouvirão a autora e especialista em robôs Cynthia Breazeal, do MIT, e o renomado escritor e historiador Rutger Bregman, do “De Correspondent”, um site de notícias financiado por crowdfunding na Holanda. Robert Muggah, especialista amplamente citado em assuntos de cidades, segurança e novas tecnologias, e diretor do Instituto Igarapé, também foi convidado a falar. Todos os especialistas podem adicionar suas vozes únicas a essa importante discussão

Workshops de parceiros dos Pioneiros em Tecnologias

Os Pioneiros da Tecnologia e seus parceiros vão explorar a liderança de uma organização por meio de uma nova era de confiança distribuída. A convidada especial Rachel Botsman, uma acadêmica visitante da Said Business School, da Universidade de Oxford, envolverá os participantes no tópico sobre o que é a confiabilidade, como funciona e por que é mais importante do que nunca na era digital. Os participantes discutirão as barreiras da confiança para as partes interessadas, com total garantia em seus produtos ou serviços.

Uma conversa com Doug McMillon

Este ano, os líderes se reunirão com Doug McMillon, presidente e CEO do Walmart para uma discussão sobre liderança e inovação. McMillon compartilhará seus próprios desafios de liderança e lições aprendidas, enquanto estimula os demais líderes a refletirem sobre suas próprias jornadas e o legado que desejam deixar.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).