Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como conquistar jornalistas e influenciar pessoas: a arte do RP

Como conquistar jornalistas e influenciar pessoas: a arte do RP

Profissionais de relações públicas com boas histórias ajudam o trabalho dos repórteres

Lucas Teixeira
06/02/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

O profissional ideal de RP sugere uma história com exclusividade

Certa vez, Bill Gates disse: “Se restasse um único dólar na minha conta, eu o gastaria com relações públicas”. E parece que ele não está sozinho. A maioria das empresas está gastando menos em publicidade nas mídias tradicionais e mais em relações públicas (RP). Segundo a consultoria IBIS World, este mercado deve manter um crescimento anual contínuo de 2,2% nos próximos cinco anos.

LEIA MAIS: As 100 melhores empresas para trabalho remoto em 2018

Entre janeiro e abril de 2018, o setor movimentou £ 2,5 bilhões no mundo. De acordo com Glenn Gray, colaboradora da FORBES, as mídias sociais e a tecnologia digital podem estar mudando a natureza do RP, mas a antiquada arte de enviar sugestões de pauta para jornalistas ainda é importante. Fico impressionado com quantas startups conseguiram se tornar independentes de Bill Gates investindo em relações públicas. Ao mesmo tempo que esse fato reflete um desejo de reconhecimento das startups, também demonstra a necessidade dessas novas empresas de espalhar a sua mensagem.

A agência dinamarquesa de relações públicas Copus já trabalhou com 20 startups desde sua criação, em setembro de 2017. Todos os membros de sua equipe estão abaixo dos 30 anos de idade, uma faixa etária semelhante à dos clientes. O cofundador e CEO da agência, Carl Kronika, acredita que, por ser também uma startup, a Copus entende e pode ajudar outras empresas do tipo. O jornalista Sten Løck, do “Business Insider”, diz que a jovem companhia de RP parece entender melhor a tecnologia e o mercado do que outras agências mais tradicionais.

“Tem sido e ainda é um trabalho duro”, diz Kronika. “Os repórteres costumam ver os profissionais de relações públicas como pessoas irritantes. Então, desde o primeiro dia, nos concentramos em construir bons relacionamentos, sem desperdiçar tempo e compartilhando apenas histórias relevantes.”

A relação entre jornalistas e relações públicas é intangível e dependente de uma percepção de vantagem mútua e respeito por um código de ética oculto. Um bom RP pode ser fundamental para fornecer informações básicas, economizando o tempo do jornalista e de seu cliente.

O que os jornalistas querem?

“O profissional ideal de RP sugere uma história com exclusividade que funciona para o meu canal ou o meu público”, afirma David Crouch, jornalista sueco freelancer. “É uma coisa realmente difícil de se fazer, porque requer colocar-se no lugar de outra pessoa.”

Segundo Crouch, elaborar um press release também é importante, com uma boa manchete e um bom resumo da história.

VEJA TAMBÉM: As profissões mais confiáveis nos Estados Unidos

Priorizar quantidade – o típico envio de sugestões de pauta que muitos jornalistas de redação apelidaram de spam – em vez da qualidade é uma estratégia utilizada por assessores irritantes. “As sugestões acabam sendo ignoradas, o que significa que há o risco de perder boas histórias”, comenta o jornalista.

“Talvez o mais importante é que o profissional de RP tenha uma boa compreensão de como os jornalistas pensam e trabalham”, acrescenta Nick Huber, jornalista especializado em tecnologia e serviços. “Um bom RP entende o que faz uma história ser interessante e por que os leitores do jornalista se importarão com uma notícia.”

De acordo com Huber, muitos assessores têm entendido esse fato e gerenciado seu relacionamentos com determinado cliente a fim de sugerir aos jornalistas algo novo, interessante, útil ou provocativo.

Os profissionais de RP que representam empresas de maior porte costumam ter parâmetros claros sobre o que podem e o que não podem divulgar, mesmo que algumas informações financeiras sejam de domínio público. No entanto, as startups não têm a obrigação de publicar números e, por definição, geralmente são empresas jovens. O problema com empresas que ainda estão começando é que, muitas vezes, as sugestões de pauta são baseadas em como a companhia será no futuro, e há ainda a tentação de usar palavras de juízo de valor, como “incrível” e “esforçada”, na ausência de fatos concretos.

Para ambos os jornalistas europeus, essa ausência de informações concretas pode ser um desafio, já que os investidores tendem a analisar medidas tradicionais de lucro, como o “EBITDA” (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Robert Gerstmann, cofundador e diretor de produtos da CLX Communications, plataforma de mensagens baseada em Estocolmo, sugere que esse tópico pode ser um reflexo da influência do mercado de capital de risco dos Estados Unidos. “Lá, o que importa na hora de sugerir uma pauta são os feitos que a empresa está prestes a conquistar”, observa. “Sendo assim, os números de crescimento e a margem bruta são mais importantes do que sua lucratividade.”

E TAMBÉM: 10 coisas que você merece no trabalho – além do salário

No entanto, ainda há informações úteis que as startups podem fornecer – como o número de assinantes, custos, participação de mercado, rodadas de arrecadação de fundos e histórico dos cofundadores.

O que os jornalistas querem não é complicado: conte a história, diga a verdade, encontre alguém para ser entrevistado e admita quando não souber a resposta. Não seja importuno. É simples. Embora o trabalho de um bom profissional de relações públicas seja muitas vezes invisível, a maioria dos jornalistas sabe apreciar. “A maioria dos RPs com quem lido é boa em seu trabalho”, comenta Huber. “Já atuei como RPs de maneira freelancer e sei o quanto pode ser difícil lidar com as altas expectativas dos clientes.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Assessor
  • comunicador
  • dicas
  • influenciar
  • jornalistas
  • negócios
  • pessoas
  • relações públicas

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Roberto Rodrigues Será a Voz do Agronegócio Universal na COP30

  • Ex-casa de Praia de Taylor Swift Está À Venda por US$ 14,5 Milhões

  • atletas

    Lista Forbes 2025: os 10 Atletas Mais Bem Pagos do Mundo

  • Os Bastidores do Luxo: Como a Dorchester Collection Transforma Hotéis em Experiências Culturais

  • Da Origem À Xícara: em 10 Dias, Café Colhido na Colômbia É Servido em Nova York

  • Imagem ilustrativa de um cérebro alimentado por IA

    7 Prompts de IA para Dominar o Gerenciamento de Projetos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.