As 32 piores senhas do mundo

Getty Images
As cinco senhas mais usadas, segundo a pesquisa da ImmuniWeb, são sequências simples de números

Resumo:

  • Uma pesquisa mostrou que mais de 21 milhões de senhas de grandes companhias foram encontradas à venda na Dark Web;
  • Muitas delas foram roubadas por serem fracas e não protegerem os dados de suas fontes efetivamente;
  • Para não ser hackeado, confira as 32 mais comuns combinações de letras e números:

Pesquisadores entraram na dark web, seus fóruns, canais de conversa, redes sociais e sites em que normalmente se escondem de navegadores comuns, onde credenciais roubadas são negociadas entre cibercriminosos. Mais de 21 milhões de credenciais de companhias da Fortune 500 foram encontradas pela empresa de segurança online ImmuniWeb, sendo 95% dessas credenciais incluíam senhas de texto simples que foram descobertas por hackers ou simplesmente não foram criptografadas. Uma análise de quase 20 milhões de senhas revelou que apenas 4,9 milhões eram únicas. Das que sobraram, algumas eram muito mais usadas do que as outras.

LEIA MAIS: As tendências da cibersegurança da internet das coisas para 2019

Setores com senhas fracas

Antes da lista das 32 senhas mais comuns, a pesquisa também revelou alguns fatos interessantes entre setores. Varejo foi de longe o com as senhas mais fracas (com menos de oito caracteres, palavras do dicionário ou padrões). As quatro äreas a seguir são bem mais fechadas e seguras: telecomunicações, industrial, transporte e financeira.

Em relação a credenciais roubadas, os setores no topo da lista são: tecnológica (cinco milhões de credenciais expostas), financeiro (4,9 milhões), saúde (1,9 milhão), industrial (1,8 milhão) e energia (1,7 milhão).

Contenção de danos

O estudo também mostra que 42% de todas as senhas roubadas se relacionavam de alguma forma ao nome da empresa ou da fonte da senha. Isso significa que os hackers usaram “força bruta” para achar essas senhas, ou seja, eles podem ter usado um programa de computador que tenta todas as palavras do dicionário e variacões comuns usando caracteres numéricos ou especiais até que a senha foi encontrada.

“A situação desastrosa das senhas fracas pode parecer fácil de resolver tecnicamente”, afirma Ilia Kolochenko, CEO e fundador da ImunniWeb. “No entanto, com o grande espectro de sistemas lidando com dados sensíveis, essa tarefa é cada vez mais difícil.” Muitas empresas não podem influenciar as políticas de senha de seus departamentos de informática, expondo-se assim a riscos. “Não é difícil usar uma autenticação de dois fatores”, diz Kolochenko. O que ele recomenda? “Visibilidade holística de seus bens digitais e dados, gerência de acesso e identidade coerentes, e estratégia de proteção de terceiros são essenciais para proteger sua organização.”

As 32 senhas que você definitivamente não deve usar

000000

111111

112233

123456

12345678

123456789

1qaz2wsx

3154061

456a33

66936455

789_234

aaaaaa

abc123

career121

carrier

comdy

cheer!

cheezy

Exigent

old123ma

opensesame

pass1

passer

passw0rd

password

password1

penispenis

snowman

soccer1

student

welcome

!qaz1qaz

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).