Jeff Bezos anuncia abertura de pré-escola gratuita para alunos de baixa renda

Franziska Krug/Getty Images
Franziska Krug/Getty Images

Bezos anunciou sua intenção de construir uma rede de pré-escolas em novembro de 2018

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, anunciou ontem (22) em um post no Instagram que a primeira Bezos Academy, uma pré-escola gratuita para crianças de famílias de baixa renda, será lançada em outubro em uma cidade ao sul de Seattle, nos Estados Unidos.

“Esta sala de aula é apenas o começo”, escreveu Bezos, com a legenda de uma foto da estante de uma sala de aula repleta de títulos como “Rita & Ralph’s Rotten Day” (“Um dia difícil entre Rita e Ralph”, em tradução livre e sem lançamento em português) e “My Papi Has A Motorcycle” (“Meu pai tem uma moto”, em tradução livre e sem lançamento em português). “A Bezos Academy abre suas portas no dia 19 de outubro. Esta unidade em Des Moines, em Washington, é a primeira de muitas pré-escolas gratuitas que abriremos para crianças carentes”, postou.

LEIA MAIS: Bilionário David Rubenstein compartilha lições de liderança de Jeff Bezos, Bill Gates, Oprah em livro

A pré-escola funcionará em período integral durante todo o ano, cinco dias por semana e para crianças de 3 a 5 anos. De acordo com o site do Bezos Day One, a escolha da cidade de Des Moines, uma cidade ao sul de Seattle, teve como base dados como renda, participação em programas de alimentação gratuita e custo reduzido, falta de acesso a provedores de creche licenciados e empresas locais que apoiarão o crescimento da instituição. A escolha das novas unidades continuará a usar esse tipo de conjunto de dados.

Bezos anunciou sua intenção de construir uma rede de pré-escolas em novembro de 2018, quando lançou o fundo Bezos Day One de US$ 2 bilhões. O fundo tem duas prioridades: doar para organizações sem fins lucrativos que estão ajudando famílias sem-teto e construir uma rede de pré-escolas. Desde o seu lançamento, o Bezos Day One doou cerca de US$ 100 milhões por ano para várias organizações sem fins lucrativos com foco em pessoas desabrigadas. O fundador da Amazon não deu mais declarações sobre a iniciativa de construção das escolas, até ontem.

As escolas serão inspiradas no método Montessori, em que o ensino conta com currículos são mais práticos, colaborativos e mudam com base nos interesses individuais do aluno. Bezos frequentou uma escola Montessori quando tinha dois anos em Albuquerque, no Novo México. “Acredito que foi uma experiência muito formadora para mim poder ir às aulas naquele ambiente e ser tão estimulado desde cedo”, disse Bezos à revista “Montessori Life” em uma entrevista, em 2000. “Não sei o que a ciência mostra, mas imagino que seja bom para as crianças pequenas.” Na mesma entrevista, Bezos lembrou de “desenhar letras em uma lixa” e “pintar em um grande cavalete”.

A rede de pré-escolas funcionará sob a ONG também chamada Bezos Academy. O grupo está em processo de contratação para um cargo que avaliará o desempenho do programa de ensino.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).