Fraqueza das economias globais deixa rali das commodities vulnerável, diz hEDGEpoint

SÃO PAULO (Reuters) – Os ciclos de negócios das principais economias têm se retraído, indicando que a atividade econômica a médio prazo deve enfraquecer, o que pode deixar mais vulnerável o rali de preços das.

Compartilhe esta publicação:

SÃO PAULO (Reuters) – Os ciclos de negócios das principais economias têm se retraído, indicando que a atividade econômica a médio prazo deve enfraquecer, o que pode deixar mais vulnerável o rali de preços das commodities, avaliou a hEDGEpoint Global Markets nesta quinta-feira.

Acessibilidade


“Isto deve fazer com que os preços de equilíbrio caiam, auxiliando na redução da alta da inflação”, disse em relatório o analista de Energia e Macroeconomia da empresa de análises, gestão de risco financeiro e hedge de commodities, Heitor Paiva.

Segundo o levantamento, os ciclos de negócios são intervalos de expansão econômica seguidos de recessões e geralmente estão ligados ao desempenho de vários ativos, desde ações a commodities.

Paiva disse que a confiança dos empresários está sendo afetada negativamente pelo contínuo aperto monetário, o que torna os custos de capital mais caros. Isto os têm feito cortar gastos, diminuindo a demanda por commodities.

“Condições financeiras mais rígidas também estão negativamente relacionadas aos preços das commodities. Com o aperto monetário longe de terminar, esta situação deverá persistir, indicando que commodities apresentam risco macro”, afirmou.

No entanto, o suporte do lado da oferta –que trouxe os preços de várias commodities perto de suas máximas históricas– pode pesar mais do que as vulnerabilidades macroeconômicas.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Isto porque o posicionamento especulativo nas commodities continua elevado, bem como porque a incerteza causada pela guerra torna a oferta futura vulnerável a restrições inesperadas”, disse ele.

“Entretanto, como os ciclos de negócios das principais economias começaram a cair, pensamos que o recente rali das commodities poderá ser significativamente suavizado no médio prazo”, completou.

(Por Nayara Figueiredo)

Compartilhe esta publicação: