10 maneiras de ser lembrado depois de uma entrevista de emprego

Com várias pessoas concorrendo à mesma vaga, os recrutadores precisam de algo marcante para lembrar do seu nome

Redação
Compartilhe esta publicação:

O maior problema enfrentado por quem está em busca de um emprego é acabar sendo esquecido pelos recrutadores depois de uma entrevista. Como, às vezes, competem com vários outros candidatos, a chance de passar batido por uma empresa é muito grande.

Acessibilidade


VEJA MAIS: 7 maneiras de procurar emprego

Pessoas que trabalham em RH ou gerentes que precisam contratar muitas pessoas em curto espaço de tempo não farão um esforço para lembrar de todos os rostos que passaram por suas salas. Eles irão lembrar daqueles que, por algum motivo, marcaram presença durante os poucos minutos que participarão do processo seletivo.

Para não acabar sendo somente mais um na multidão, veja algumas dicas na galeria de fotos que irão ajudá-lo a se destacar:

  • Saia do script

    Assim que você entrar na sala para a entrevista, saia do script. Faça alguma pergunta simples, mas que não envolva o processo. Um bom exemplo é falar sobre o prédio ou sobre a região na qual vocês estão.

  • Seja ousado

    Quando o recrutador fizer uma pergunta genérica como “me fale sobre você”, peça que ele responda primeiro.

  • Conte histórias

    Em vez de simplesmente falar das suas habilidades profissionais, conte histórias que exemplificam o que você sabe fazer.

  • Encare como uma prestação de serviço

    Assim como um vendedor precisa saber o que seu cliente quer, um entrevistado precisa saber o que a empresa busca. Faça perguntas ao seu recrutador e mostre que você está interessado em participar daquela empresa e fazer o seu melhor.

  • Anúncio publicitário
  • Faça perguntas

    Quando o recrutador perguntar algo sobre as suas habilidades, pergunte como aquela sua característica seria utilizada para a vaga.

  • Faça-os falar

    Não há nada melhor do que fazer alguém falar com paixão sobre aquilo que faz. Estimule uma conversa na qual o seu recrutador fale mais do que você.

  • Mantenha-se calmo

    Mesmo que, depois de apresentada a vaga, você saiba que tem todas as habilidades para preenchê-la, não se mostre extremamente confiante. Isso pode passar a mensagem de que você está mentindo sobre a sua real capacidade. Mantenha-se calmo e continue a fazer perguntas até o final da entrevista.

  • Lembre-se que seu recrutador também é humano

    Depois de um dia inteiro de entrevistas, o seu recrutador provavelmente estará bem cansado. Quando entrar na sala, lembre-se de que o humor e a atenção dele já não serão os mesmos e que você deve respeitar isso

  • Converse sobre a vida

    As melhores entrevistas de emprego são aquelas mais descontraídas, que se parecem mais com uma conversa do que com uma situação tensa como essas. Aproveite todas as chances que você tiver para puxar um papo mais leve e divertido.

  • Seja você mesmo

    Lembre-se de que o principal é ser sincero com o seu recrutador e consigo mesmo. Se a empresa estiver interessada no seu perfil, você será chamado.

Saia do script

Assim que você entrar na sala para a entrevista, saia do script. Faça alguma pergunta simples, mas que não envolva o processo. Um bom exemplo é falar sobre o prédio ou sobre a região na qual vocês estão.

Compartilhe esta publicação: