9 situações nas quais um simples “obrigado” pode se transformar em estratégia para sua carreira

Palavra pode ajudar a identificar prioridades e a suavizar situações desconfortáveis

Redação
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O simples e poderoso ato de falar “obrigado” pode ser uma importante estratégia na carreira. Em situações que vão de entrevistas de emprego e negociações a gestão de carreiras, essa palavra pode definir sua trajetória profissional.

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Veja na galeria de fotos dez circunstâncias nas quais um simples agradecimento pode significar um importante passo para o sucesso da sua carreira.

  • Identificar prioridades

    A primeira dica para identificar qual a melhor estratégia para sua carreira é descobrir suas prioridades. Qual é a coisa mais significativa sobre o seu emprego e o que está faltando? Depois disso, fortaleça os pontos fortes. Você pode identificar suas prioridades com base nas coisas pelas quais você é grato. Se um bom relacionamento com o seu chefe é algo que você aprecia, qual é a característica dele que você mais gosta? O feedback que ele dá? A autonomia? O apoio nos seus objetivos de carreira? A ajuda para a conquista de bônus e recursos? Encoraje os pontos positivos para obter sucesso.

  • Aprender a se comportar durante conversas difíceis

    Se você refletir sobre as coisas que realmente funcionam e as que não funcionam, você certamente encontrará mais situações pelas quais não é grato. Assim, é bem provável que você tenha conversas futuras difíceis para conseguir o que pretende. Dizer “obrigado” pelas coisas que estão indo bem é algo essencial em encontros não muito fáceis: melhoram a tensão e relembram a pessoa de que vocês estão do mesmo lado em relação à maioria dos aspectos.

  • Desenvolver uma rede de contatos

    Dizer “obrigado” não é útil apenas durante conversas difíceis, mas também ajuda a desenvolver o relacionamento com a sua rede de contatos. Você pode escrever recados personalizados, como “obrigado pela entrevista de emprego/reunião”, “obrigado pela palestra do evento” ou “obrigado por organizar a conferência”. Além disso, mensagens com um tom mais pessoal, comentando algo que a pessoa disse anteriormente, é um sinal de interesse. Sugestões e colaborações também são bem-vindas e podem ajudar a construir relacionamentos mais sólidos.

  • Interagir nas redes sociais

    As pessoas também fazem sua agenda de contatos por meio das redes sociais e agradecer às pessoas pelas suas postagens é um bom meio de interagir e de compartilhar interesses e conhecimentos. Uma atitude assim é bem-vinda especialmente nos casos de mudanças de carreira e de demonstração de conhecimento em uma área fora do seu cotidiano. A prática também é útil para candidatos que queiram demonstrar novas habilidades ou experiências em sua área de atuação.

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  • Suavizar situações desconfortáveis durante uma entrevista

    A palavra “obrigado” é útil em muitas situações de busca de emprego, incluindo duas já mencionadas (redes de contatos e redes sociais), mas também é essencial em entrevistas, principalmente quando surgem perguntas negativas. “Quem foi o seu pior chefe? Qual foi o projeto com o qual você menos se identificou? Conte-me mais sobre um cliente difícil que você já teve”. Ao perceber perguntas como essas, a última coisa que se deve fazer é ser negativo e apelar para julgamentos e reclamações. Portanto, nessas situações, use o “obrigado” como um gatilho para achar uma lição positiva que possa ajudá-lo a responder a pergunta. Algo como: “Eu aprendi muito com cada um dos meus chefes, então eu sou grato por todas as minhas experiências”. Ou: “Eu tinha um chefe que, muitas vezes, gritava. Eu trabalho melhor em um ambiente mais tranquilo, mas foi graças a ele que eu aprendi a não levar muitas coisas para o lado pessoal”.

  • Finalizar uma entrevista

    No final do processo de entrevista, agradeça ao recrutador pelo tempo e também por toda informação que ele compartilhou sobre a companhia – isso mostra que você estava ouvindo com atenção. Além disso, agradeça pela sua consideração e disposição e relembre-o de seus interesses.

  • Aumentar a motivação

    Uma boa maneira de aumentar a motivação é pensar nas coisas boas que aconteceram com você hoje, nos últimos dias e nas últimas semanas. Isso serve para que você não se sinta pressionado quando as pessoas perguntarem sobre o andamento da sua vida ou de um projeto, e para sua própria mente, já que as coisas boas podem melhorar seu estado atual. Em entrevistas de emprego, por exemplo, o tempo para construir uma impressão e mostrar energia e entusiasmo é pequeno. Por isso, mesmo que você tenha passado por situações difíceis, use a sua lista de acontecimentos gratificantes para se animar e conseguir alcançar seus objetivos.

  • Manter a motivação

    Entrevistas de emprego são situações que ocorrem mais de uma vez na vida das pessoas, assim como encontros e negociações. Sua lista de acontecimentos gratificantes também pode mantê-lo motivado durante os altos e baixos que enquanto você procura um emprego. Lembrar das suas vitórias implica em benefícios práticos, como um guia das coisas que funcionam, para que você saiba melhor quais atitudes tomar.

  • Enfatizar acordos durante uma negociação

    Considerando que os seus esforços na busca por um emprego resultaram em uma oferta de trabalho, o agradecimento também se torna importante. Quando você negocia, você está discutindo pontos que muitas vezes podem ser divergentes, como salário, dia de início, participação etc. Entretanto, você deve enfatizar os tópicos nos quais você e seu empregador concordam e lembrar a ele que vocês estão do mesmo lado, em busca dos mesmo objetivos. Então, antes de entrar nesses assuntos mais delicados, fale um grande “obrigado” pela oferta e pela oportunidade. Isso é como lidar com conversas difíceis – um agradecimento durante uma negociação deixa a situação muito mais clara para ambos pensarem.

Identificar prioridades

A primeira dica para identificar qual a melhor estratégia para sua carreira é descobrir suas prioridades. Qual é a coisa mais significativa sobre o seu emprego e o que está faltando? Depois disso, fortaleça os pontos fortes. Você pode identificar suas prioridades com base nas coisas pelas quais você é grato. Se um bom relacionamento com o seu chefe é algo que você aprecia, qual é a característica dele que você mais gosta? O feedback que ele dá? A autonomia? O apoio nos seus objetivos de carreira? A ajuda para a conquista de bônus e recursos? Encoraje os pontos positivos para obter sucesso.

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