Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Flávio Rocha: como a Riachuelo planeja criar um “superapp de moda”

Flávio Rocha: como a Riachuelo planeja criar um “superapp de moda”

O bilionário conversou com Antonio Camarotti e falou sobre trajetória de carreira e impactos da pandemia

Daniel Veloso
22/07/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Forbes
Forbes

Flávio Rocha revelou que a Riachuelo já tinha planos de estar presente no mundo digital antes da pandemia, mas agora a consolidação de seu “superapp” virou prioridade

A Forbes recebeu Flávio Rocha na primeira terça-feira de julho no Forbes Live, no Instagram. O executivo, que é presidente do Conselho do Grupo Guararapes (dono da rede de moda Riachuelo) falou com Antonio Camarotti, CEO e Publisher da Forbes, sobre empreendedorismo, moda, lifestyle e a transformação digital acelerada pela quarentena que os países estão passando.

A relação de Flávio Rocha com a Forbes já vem de alguns anos. O empreendedor é colunista da revista, além de aparecer na lista de bilionários do país e ter sido capa de três edições até hoje. Uma das mais marcantes para ele é a que divide com seu pai, Nevaldo Rocha, fundador do Grupo Guararapes e falecido em 17 de junho de 2020. Ele relembra a relação com seu pai e afirma: “Duas gerações diferentes podem ter trajetórias complementares”.

LEIA MAIS: Cade aprova aquisição do Grupo Athenas pela Yduqs

Rocha revelou que começou a ajudar na empresa de sua família ainda adolescente. Aos 12 anos, o filho de Nevaldo Rocha já possuía funções para exercer à tarde, depois das aulas escolares. Aos 15 anos, começou a distribuir os estoques da matriz para as lojas e, aos 19, criou sua própria marca de jeans, a Jeans Pool.

A entrada tão cedo no mercado de trabalho gerou histórias curiosas para Rocha. Uma delas é a aposta em marketing da marca Pool em Ayrton Senna, quando ele ainda era um piloto de kart. Além disso, a vida empresarial custou ao bilionário –a fortuna de Rocha é estimada em R$ 2,88 bilhões pela Forbes na edição dos mais ricos do Brasil, lançada em setembro de 2019– a sua graduação universitária: “Não recomendo a ninguém largar a faculdade. Esse é um arrependimento da minha vida”, afirmou.

Além de empresário de sucesso, Rocha também possui vida política: ele já foi eleito deputado federal por duas vezes, entre 1987 e 1995. Ele recorda que o momento era de extrema importância, já que estava sendo feita uma nova legislação para o país. “Foi um grande aprendizado. Desta época, trago um grande jogo de cintura que o mundo empresarial não desenvolve. A política te ensina a conquistar pelo convencimento”, avaliou.

Voltando a falar sobre a relação com seu pai, a diferença entre as personalidades de Nevaldo e Flávio foi, segundo o filho, uma benção. “Meu pai tinha uma cabeça industrial, um estilo hierárquico. E eu estou mais adaptado ao novo cenário de empoderamento do consumidor, da gestão de marcas, formulação estratégica. A sucessão na empresa foi extremamente natural.”

A empresa da família Rocha passou por diversos momentos da economia empresarial, mas a transição da produção para o varejo foi, segundo Rocha, uma das fases mais importantes para que a Riachuelo se tornasse tão poderosa. “A posição no varejo nos garantiu a condição de desenvolvimento e liderança, e é o nosso grande diferencial competitivo: vamos desde a produção até as prestações da venda”, explicou o empresário.

E os planos para o futuro são de mais crescimento e diversificação: “Queremos ser o superapp de moda”, revelou. Para Flávio, as redes de lojas físicas tendem a ficar obsoletas, e a quarentena forçada pela pandemia de Covid-19 provocou um “salto de inclusão digital” na sociedade.

O mercado digital, segundo o entrevistado, é muito mais restritivo e desafiador. “Só há espaço para um vencedor”, analisou. E, para um aplicativo ser o escolhido pelos consumidores, ele deve conter duas características fundamentais: recorrência e relevância. Flávio garante que “é uma grande oportunidade no mercado de moda brasileiro”.

O Grupo Guararapes já havia dado os primeiros passos em direção à digitalização de suas vendas, mesmo antes da necessidade imposta pela nova situação do país. O objetivo, segundo Rocha, é praticar o melhor “fast fashion” possível: “A gestão contínua desde o fio até o leitor de código de barras, de forma integrada”.

LEIA TAMBÉM: Dona da OLX compra unidade de classificados do eBay por US$ 9,2 bi

Dessa forma, ele explicou, é possível adaptar sua produção ao que o cliente está demandando. A tecnologia ajudou as lojas Riachuelo a trabalhar com muito mais eficiência durante a quarentena, se comparada com seus concorrentes, segundo o executivo.

A nova realidade dá muito valor ao que move o mundo digital: dados. E as informações que os próprios clientes cadastrados oferecem é muito mais confiável do que as vindas de um sistema puramente financeiro. “Informações como hábitos de consumo, estilo de vida, número de pessoas na família e histórico de gastos com moda serão essenciais para construir o nosso superapp”, concluiu Rocha. “Esse é o futuro do varejo: navegar concomitantemente e desfrutar do melhor dos dois mundos, do físico e do digital.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Bilionários
  • brasil
  • clientes
  • concorrência
  • coronavírus
  • Covid-19
  • crise
  • dados
  • demanda
  • economia
  • Empresa
  • estilo de vida
  • fábrica
  • família
  • fidelização
  • finanças
  • financiamento
  • Flávio Rocha
  • FORBES
  • fundação
  • Futuro
  • gastos
  • histórico
  • informação
  • investimento
  • lojas
  • marca
  • mercado
  • moda
  • Nevaldo Rocha
  • oferta
  • pagamento
  • pandemia
  • política
  • presidência
  • produção
  • produtos
  • Riachuelo
  • serviço
  • Tecnologia
  • vendas

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Maior Museu do Uísque do Mundo Está na Argentina e Vale US$ 30 Milhões

  • Forbes Mulher

    Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

Últimas Notícias

  • Foto da Fachada de uma das sedes do Google

    Google Atinge 150 Milhões de Usuários para Serviço de Assinatura com Ajuda de IA

  • Unidade frigorífica da Marfrig em Promissão, São Paulo

    Marfrig Vai Incorporar BRF, Formando MBRF, com Receita de R$ 152 Bilhões

  • ABPA Diz Que Caso de Gripe Aviária Confirmado no Brasil “É Pontual”

  • Foto de um celular com o aplicativo do ChatGPT na App Store

    O Que Levou o ChatGPT a Entrar no Ranking de Marcas Mais Valiosas do Mundo?

  • Saiba o Que É a Gripe Aviária e o Que Ela Pode Provocar nas Granjas e em Humanos

  • Aprenda com Apple e Google: Como CEOs Podem Suceder os Fundadores

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.