3 maneiras de usar o LinkedIn para aumentar sua rede

Getty Images
Para aumentar sua comunidade com integrantes de qualidade, você deve postar conteúdo valioso e educativo

Raramente fico sem palavras – pergunte a qualquer um que me conheça. Mas, quando se trata da minha capacidade de descrever, para realmente enfatizar, o quão imensamente vital é estabelecer e nutrir uma forte rede de negócios de relacionamentos interpessoais e mutuamente benéficos, sinto como se não pudesse explicar em palavras.

LEIA MAIS: 10 ideias do LinkedIn para aplicar em 2019

Porque é muito, muito, muito importante. Entende o que eu quero dizer?

Eu poderia contar um milhão de histórias sobre como a minha rede me ajudou profissionalmente. Ela me rendeu dinheiro, apresentou-me a novas pessoas, permitiu-me ajudar bons indivíduos a conseguir grandes empregos e, literalmente, salvou a minha startup iniciante. E poderia explicar como estou confiante de que, por meio dessa mesma rede, eu posso conseguir uma reunião com praticamente qualquer pessoa. Eu faço conhecer todos na sala.

Mas agora vamos falar de você, jovem e iniciante empresário, que não tem minhas duas décadas de experiência. E adivinhe: você está em uma posição melhor do que eu. Sabe por quê? Você tem a rede. Agora faça o trabalho.

Você tem as ferramentas. Faça uso delas

Você tem o LinkedIn, que eu considero a única ferramenta boa para networking na história do negócio moderno. Mas há um segredo: você tem que fazer um esforço para usar essa tecnologia de forma eficaz. Imagine se o primeiro homem das cavernas nunca tivesse descoberto o fogo porque era muito trabalho ficar esfregando todas aquelas pedras. Onde estaríamos hoje?

VEJA TAMBÉM: 5 erros para remover do seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn tem mais de 562 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo, mas o usuário médio tem apenas 1,3 mil contatos. Você é o homem das cavernas; o LinkedIn é a chama. Por que você não está incendiando o mundo?

Atualmente, tenho apenas 3,4 mil conexões no LinkedIn. E, enquanto eu ainda tenho a missão de conseguir 30 mil, também vou ter a certeza de tratá-las como uma comunidade, não apenas uma rede. Por quê? Porque as relações que você constrói ajudam a impulsionar seus negócios.

Você pode ou não (dependendo da sua idade) se lembrar quando o cartão de visita era a ferramenta de networking mais importante. O diferencial era uma marca d’água sutil ou uma fonte extravagante. Para você, no LinkedIn e em outras plataformas de mídia social, isso significa causar uma impressão além das capacidades básicas do site.

Dos 500 milhões que estão no LinkedIn, apenas 3 milhões compartilham conteúdo semanal e apenas 1 milhão já publicou um artigo na plataforma. Olhe para esses números novamente e pense naquele homem primitivo armado com as ferramentas que ele precisava para criar fogo, mas nunca se arriscando a usá-las. Você está simplesmente preenchendo uma página de perfil padrão com uma nova foto agradável e esperando que as conexões cheguem voando como mariposas em direção à luz?

E AINDA: Reconhecimento facial do LinkedIn pode expor usuário

Você precisa se envolver, entreter, informar e instigar, assim como faria se estivesse encontrando alguém pessoalmente. Mas como?

Veja, na galeria de fotos abaixo, 3 maneiras de usar o LinkedIn para aumentar sua rede:

  • 1. Compartilhe conteúdo

    Para aumentar sua comunidade com integrantes de qualidade, você deve postar conteúdo valioso e educativo. Seja um artigo, um post engraçado ou um vídeo cativante, insira seu conhecimento e suas experiências. O engajamento de sua rede já existente e de novas conexões aparecerá.

  • 2. Escreva uma mensagem pessoal e se conecte

    A principal maneira de se limitar no LinkedIn é hesitar na hora de apertar o botão “conectar”. A segunda maior limitação é deixar de escrever uma mensagem pessoal juntamente com a solicitação. Leva cinco minutos para explicar por que você gostaria de se conectar com essa pessoa e como pode oferecer valor. E é esse toque pessoal que pode fazer a diferença entre sua solicitação ser ignorada ou aceita. Conecte-se, mas escreva um recado primeiro.

  • 3. Aproveite as suas conexões de modo offline

    Seja durante um café, encontro em um evento ou durante um jantar, aproveite as suas conexões de modo offline. Depois de construir uma relação com um contato, dedique algum tempo para interagir com essa pessoa no mundo real. Olhar alguém nos olhos o ajuda a saber se é autêntica e aprofunda o relacionamento melhor do que por meio de um comentário online.

    É por isso que compartilho conteúdo no LinkedIn todos os dias. E, sempre que possível, incluo vídeos para que as pessoas tenham uma melhor noção da minha personalidade, já que as palavras, às vezes, não transmitem inteiramente o meu entusiasmo.

1. Compartilhe conteúdo

Para aumentar sua comunidade com integrantes de qualidade, você deve postar conteúdo valioso e educativo. Seja um artigo, um post engraçado ou um vídeo cativante, insira seu conhecimento e suas experiências. O engajamento de sua rede já existente e de novas conexões aparecerá.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).