12 dicas para assumir o controle da sua carreira

Getty Images
É preciso apreciar a vida e focar nos objetivos para alcançar o sucesso profissional

Resumo:

  • É normal passar por períodos na vida profissional em que você se sente perdido e derrotado, enquanto parece que as outras pessoas estão se dando bem;
  • Para aprender com a falha e seguir em frente é preciso apreciar a vida e focar nos objetivos que trarão felicidade e gratidão;
  • Outra recomendação é não recorrer à bebida, comida e outras coisas arriscadas para anestesiar a dor, pois elas podem piorar tudo.

De tempos em tempos, é normal que as pessoas se sintam presas, perdidas ou desencorajadas em suas vidas profissionais, sem saber como voltar aos trilhos. Podem ficar cansadas de estarem cansadas. Querem mudar suas vidas desesperadamente, mas não sabem como. Um obstáculo após o outro, a confiança fica abalada. A sensação é de que o barco se perdeu no oceano, navegando por direções diferentes, impotente para ancorar em algum lugar e sem saber como voltar à terra.

LEIA MAIS: 6 hábitos de pessoas bem-sucedidas

Normalmente, nós não falamos sobre esses sentimentos. Nossa sociedade enfatiza e premia o sucesso e a vitória. Se você não está “arrasando”, realizando conquistas incríveis e arrecadando bastante dinheiro, ninguém quer conhecê-lo. Uma vida instagramável, de luxo e lazer, é o que nós desejamos. Qualquer coisa além disso é inaceitável.

Ao conversar com algumas pessoas, percebi que a maioria se torna desprivilegiada, deprimida e desanimada com tais sentimentos. Guardam o que pensam para elas mesmas, envergonhadas. Parece que há algo de errado, já que todo mundo está se saindo bem. É natural sofrer com falhas e derrotas. É raro uma pessoa viver em constante sucesso, consecutivamente. A maioria de nós falha mais do que alcança o sucesso, mas nós aprendemos com isso, melhoramos e seguimos em frente.

Veja, na galeria de fotos abaixo, dicas para assumir o controle do seu emprego, da sua carreira e da sua vida:

  • 1. Comece apreciando todas as coisas boas da sua vida. É muito fácil insistir na negatividade e nas perdas. Concentre-se no seu sucesso – não importa quão pequeno ou aparentemente insignificante ele seja – e em todas as pequenas alegrias que você tem.

  • 2. Ajude as pessoas necessitadas. Contribua com os sem-teto ou seja voluntário em um hospital para crianças com câncer. Você se sentirá melhor consigo mesmo por ajudar os outros e também colocará seus próprios problemas em perspectiva.

  • 3. Faça uma pausa na sua rotina diária. Separe um fim de semana prolongado para obter uma mudança de mentalidade. Sua cabeça leva tempo para se dissociar do cotidiano. Novas paisagens, ar fresco e pessoas diferentes permitirão que você descomprima e reinicie seu pensamento.

  • 4. Quando uma pessoa fica desanimada, é altamente provável que ela recorra à bebida, comida, drogas e outras muletas de risco para anestesiar a dor e o desconforto. Essas coisas pioram tudo. Faça o oposto. Concentre-se em sua saúde física, mental e emocional lendo, assistindo a vídeos interessantes, ouvindo podcasts inspiradores, indo à academia, praticando ioga ou simplesmente fazendo longas caminhadas pelo parque.

  • 5. Planeje o que vai fazer você feliz e comece a trabalhar para alcançar esses objetivos.

  • 6. Viva o momento, desacelere o ritmo do cérebro e aprecie a beleza que a vida tem a oferecer.

  • 7. Pense nas pessoas que fazem você se sentir infeliz e livre-se delas.

  • 8. Pare de assistir a programas fúteis na televisão e substitua-os por um novo passatempo produtivo.

  • 9. Encontre algo no qual você possa ter sucesso. Isso lhe proporcionará confiança para dar o próximo passo. Mire em pequenas conquistas que lhe ofereçam um reforço positivo e o impulsionem para frente.

  • 10. Seja honesto com todos ao seu redor sobre seus sentimentos e peça conselhos e orientações. Não seja muito orgulhoso.

  • 11. Prometa a si mesmo que fará todos os esforços para melhorar seu trabalho, carreira e vida. Seja fiel a essa promessa.

  • 12. Nós temos a tendência a seguir padrões confortáveis, até mesmo com o fracasso. Concentre-se no que você deseja realizar. Estabeleça um cronograma para fazer isso. Assim, todos os dias, vá atrás dos seus sonhos. Em certos dias, você pode querer fugir e se esconder da situação. Mas não desista e enfrente os obstáculos. Se você tem fé em si mesmo e continua a tentar, alcançará o sucesso. Pode não acontecer hoje ou amanhã, mas você chegará a um lugar onde estará feliz, com uma vida significativa e produtiva.

1. Comece apreciando todas as coisas boas da sua vida. É muito fácil insistir na negatividade e nas perdas. Concentre-se no seu sucesso – não importa quão pequeno ou aparentemente insignificante ele seja – e em todas as pequenas alegrias que você tem.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).