10 dicas para diminuir o estresse no trabalho

PhotoAlto/GettyImages
Prática do tai chi chuan promove relaxamento, concentração, pode ser feita em qualquer espaço e não demanda equipamentos específicos

Resumo:

  • Segundo pesquisa da Paychex mais da metade dos profissionais se sentem estressados em pelo menos três dos cinco dias úteis da semana;
  • A porcentagem de participantes da pesquisa que avaliaram seus níveis de estresse em três ou mais (em uma escala de um a cinco) foi de 63%;
  • Tempo excessivo no trabalho é a principal razão do estresse;
  • Fazer pausas, comer bem e trabalhar a respiração são formas de diminuir o nervosismo.

Segundo uma pesquisa recente da Paychex, em média, mais de 60% dos trabalhadores dizem que se sentem estressados ​​em três ou mais dias úteis por semana. Enquanto 63% avaliaram seus níveis de estresse em três ou mais (em uma escala de um a cinco), mais da metade disse que se preocupar menos com as coisas os ajudaria a se sentirem mais felizes.

VEJA TAMBÉM: 10 países com maior nível de estresse do mundo

O que são os grandes causadores do estresse? Mais de 80% dos entrevistados disseram que estão estressados ​​no trabalho porque o tempo que passam em casa é cada vez menor. Outros 52% disseram que fazem horas extras, e 47% falaram que trabalham em fins de semana não obrigatórios. Outras reclamações vão desde funções complicadas a longos expedientes e até prazos difíceis de serem cumpridos.

Mas como responder a todo esse estresse no trabalho?

Veja, na galeria de imagens a seguir, 10 dicas de especialistas e profissionais que conseguiram reduzir seu próprio nível de estresse no trabalho:

  • 1. Solte o som

    “Quando os projetos começam a se acumular, e eu entro em pânico sobre qual deles devo começar primeiro, faço uma pausa e abro o Spotify”, diz Megan Frisina, 26 anos, que mora em Cleveland, Ohio. “Eu coloco meus fones de ouvido e ouço uma música ou duas enquanto tomo café ou chá e, durante esse período, evito a tela do meu computador. Em seguida, estou pronta para começar.

  • 2. Encontre seu Buda interior

    “Praticar a atenção plena é uma ótima maneira de ajudar a aliviar o estresse”, diz Maura Thomas, fundadora da RegainYourTime.com e autora de “Personal Productivity Secrets” (Segredos de Produtividade Pessoal, em tradução livre). “Buddhify é meu aplicativo de mindfulness favorito. Os benefícios das práticas incluem melhor tomada de decisão, relacionamentos e criatividade. Adicionar mais momentos de quietude ao seu dia ajuda você a se sentir mais calmo, energizado e menos distraído”.

  • 3. Almoce

    Quando foi a última vez que você almoçou ou comeu fora da sua mesa de trabalho? “O almoço significa mais do que nos alimentarmos para enfrentar a tarde agitada”, diz Jacqueline Lewis, fundadora do World Gratitude Map, uma iniciativa que tenta celebrar as coisas boas da vida. “Um bom almoço pode ser uma partícula do nosso dia ideal, uma mistura deliberada de prazer, sustento, envolvimento e descanso.”

  • 4. Imponha limites

    É fácil deixar o trabalho violar seu tempo pessoal com e-mails e check-ins digitais constantes. Se puder, faça uma regra de que você não vai acessar sua caixa de entrada em casa depois das 20h ou que você não atenderá seu telefone profissional durante os jantares em família, recomenda a Associação Americana de Psicologia.

  • 5. Pausa para um hobby

    “Quando fico estressado durante o dia, toco piano”, diz Gene Caballero, cofundador do site Greencare. “É comprovado cientificamente que tocar qualquer instrumento envolve todas as áreas do cérebro de uma só vez, de modo que ele recupere sua capacidade mental e possa ajudá-lo durante a enfrentar melhor as horas de trabalho pela frente. É como um treino mental de corpo inteiro.”

  • 6. Mexa-se

    “Comecei a aprender tai chi chuan há cerca de 12 anos e me tornei adepta da prática ao longo do tempo”, diz Paige Arnof-Fenn, 51, que mora em Cambridge, Massachusetts. “É uma maneira de relaxar e se concentrar. Você pode praticar em qualquer lugar e não requer nenhum equipamento. Através do tai chi conheci ótimas pessoas. Além disso, a prática melhorou minha densidade óssea, ajudou meu equilíbrio e a acalmar minha mente. Eu simplesmente amo.”

  • 7. Pense em coisas boas

    “Faça uma lista diária com dez coisas pelas quais você é grato”, diz Kimberly Hershenson, terapeuta de Nova York. “Concentrar-se no que é bom em sua vida, em vez das coisas que parecem erradas em seu trabalho, ajuda a aliviar a ansiedade no ambiente profissional”.

  • 8. Respire

    “Respirar fundo é o exercício mais poderoso que você pode integrar à sua rotina de trabalho”, diz Michael Tamez, coach de estilo de vida e blogueiro de bem-estar. “Os benefícios adicionais da respiração profunda são que ela permite que você inale a paz e a tranquilidade e exale o estresse e a ansiedade.”

  • 9. Tire férias

    Profissionais dos EUA deixam em média quatro dias de férias sem uso por ano, entretanto, os intervalos mentais são importantes para conseguir manter a sanidade. Faça questão de aproveitar suas férias por completo e tente, tanto quanto for possível, realmente se desconectar do trabalho quando estiver longe dele.

  • 10. Repense seus gatilhos de estresse

    Às vezes, o problema é a forma como você aborda as coisas. Em vez de se concentrar nos aspectos negativos, pense nos assuntos que o deixam estressado com uma postura do tipo “Vamos ver o que posso fazer hoje”, sugere Srini Pillay, CEO do NeuroBusiness Group e autor de “Tinker, Dabble, Doodle, Try: Unlock the Power of the Unfocused Mind” (“Como desbloquear o poder de uma mente sem foco”, em tradução livre). “Você diminui a ativação do seu centro de ansiedade e aumenta a atividade do cérebro pensante.”

1. Solte o som

“Quando os projetos começam a se acumular, e eu entro em pânico sobre qual deles devo começar primeiro, faço uma pausa e abro o Spotify”, diz Megan Frisina, 26 anos, que mora em Cleveland, Ohio. “Eu coloco meus fones de ouvido e ouço uma música ou duas enquanto tomo café ou chá e, durante esse período, evito a tela do meu computador. Em seguida, estou pronta para começar.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).