6 dicas para lidar com um chefe que não o apoia

Getty Images /Hero Images
Getty Images /Hero Images

Pior do que o simples chefe ruim é um que sutilmente falha em defender os profissionais e bloquear seu crescimento profissional

Resumo:

 

  • Um chefe que não o apoia é aquele que sutilmente falha em advogar por você, derruba suas ideias sem justificativa, parece indisponível, ou o impede de entrar nas salas certas, de modo a bloquear seu crescimento profissional;
  • Embora conviver com um superior que não possui as qualidades de um líder forte e solidário pareça insuperável, é possível aprender a lidar com ele e obter aprendizado e destaque;
  • Falar sobre suas realizações, conversar diplomaticamente e parar de buscar aprovação são algumas das estratégias para superar o inconveniente.

As jornadas profissionais estão cheias de obstáculos que nos ajudam a aprender, crescer e se destacar. Às vezes, um projeto desafiador nos obriga a desenvolver novas habilidades. Em outros casos, sair da zona de conforto e apresentar uma nova ideia prova ser um catalisador para avançar.

No entanto, há um desafio que pode parecer insuperável: um chefe que não o apoie.

VEJA MAIS: 3 perguntas para saber como é realmente seu relacionamento com o chefe

Bons chefes criam uma atmosfera que incentiva a criatividade, confiança, respeito, crescimento pessoal e desenvolvimento profissional. Eles criam um ciclo de feedback aberto, onde um excelente trabalho é recompensado e os problemas são abordados de frente.

Os ruins, por outro lado, podem ter qualquer combinação de características desfavoráveis. Talvez seja um gerente com uma atitude arrogante, alguém que supervisione tudo ou que não dê feedback que possa melhorar seu desempenho.

O chefe que não apoia é diferente. Pior do que o simples chefe ruim é um que sutilmente falha em defendê-lo. Eles podem derrubar suas ideias sem justificativa, parecerem indisponíveis e impedi-lo de entrar nas salas certas. Trabalhar com um superior deste perfil pode tornar a ida ao trabalho todos os dias um desafio, de modo a bloquear seu crescimento profissional, se continuar por longo tempo.

Sinais de um chefe que não apoia

Existem inúmeros exemplos deste comportamento de indiferença e afastamento. Aqui estão alguns sinais a serem observados nos chefes com este perfil:

1. Regularmente cancelam reuniões com você ou simplesmente não comparecem sem avisar;
2. Passam muito tempo revisando criticamente todo o trabalho que você faz;
3. Se recusam a fornecer um feedback valioso que pode ajudar no aprimoramento do seu desempenho;
4. Não atribuem nenhum projeto de grande importância e interessante para você e/ou frequentemente incumbem tarefas não significativas com muito trabalho;
5. Não o defendem quando você merece um aumento ou promoção;
6. O prejudicam ativamente e tentam sabotar sua carreira.

Existem ações que você pode tomar para lidar com o chefe que não possui as qualidades de um líder forte e solidário. Veja, na galeria de fotos abaixo, algumas dicas:

  • Faça uma reflexão pessoal

    Ajuda e defesa não são obtidas da noite para o dia. Reserve um tempo para olhar para os outros profissionais e colegas de equipe. Quais características eles têm e quais realizações conquistaram?

    Seja honesto consigo mesmo e analise se tem se dedicado a alcançar seus objetivos. Você tem sido proativo ao pedir projetos em vez de esperar que eles sejam atribuídos a você? É seu papel deixar suas ambições claras.

    Considere também como se comunicou historicamente com seu chefe. Você tem sido honesto com eles sobre suas expectativas ou preocupações? Caso ainda ache que ele não apoia seu trabalho, você tem pedido apoio nas reuniões? Você pode optar por se posicionar e não ser uma vítima de sua situação.

    Getty Images /Hero Images
  • Continue apoiando seu chefe

    Embora às vezes pareça impossível, geralmente é do seu interesse continuar apoiando seu chefe e ajudá-lo a ter sucesso enquanto você ainda trabalha lá. Uma pergunta útil a ter em mente é “O que posso fazer hoje para facilitar a vida do meu superior?”.

    Quando houver desafios dentro da empresa, seja proativo em encontrar soluções e compartilhá-las com seu gerente. Mostrar interesse em seu sucesso gera confiança. Tomar essas atitudes mostrará aos outros que você é um participante da equipe e ao seu chefe que é um profissional de valor e que deve ser tratado como tal.

    Getty Images / Hinterhaus Productions
  • Converse diplomaticamente

    A comunicação aberta é fundamental em qualquer relacionamento, e com entre funcionário e chefe não é diferente. Ao surgirem preocupações, tente expressá-las com calma, peça um tempo para falar e encare a discussão como uma oportunidade de otimizar seu relacionamento profissional. Na sua conversa, lembre-se de se concentrar em soluções orientadas para o futuro, não em problemas passados.

    Getty Images / Klaus Vedfelt
  • Fale sobre suas realizações

    Você, provavelmente, produz um excelente trabalho, mas é sua função se promover e divulgar suas conquistas. Verifique se você é conhecido como o funcionário que realiza as tarefas, se esforça para oferecer um trabalho de alta qualidade e está sempre aberto a novos desafios. Fazer isso não apenas garante encontrar apoio em sua organização, mas também pode levar a uma infinidade de oportunidades de crescimento dentro e fora da organização.

    Você pode demonstrar suas realizações ao seu chefe de maneiras diferentes, algumas mais sutis que outras. Em vez de focar em uma lista de tarefas que concluiu, explique o que isso significa em termos de impacto. Por exemplo, suas conversas com clientes não são apenas reuniões, são oportunidades de vendas que podem aumentar a receita e melhorar a sustentabilidade. Use números quando puder quantificar o valor do seu trabalho.

    Getty Images / Tom Werner
  • Pare de buscar aprovação

    Se a constante apresentação de um ótimo trabalho não mudar a atitude do seu superior, pare de buscar a aprovação. Em vez disso, se dedique porque deseja criar uma marca e reputação pessoais. Construir seu conjunto de habilidades, obter novas experiências e interagir com novos indivíduos fará de você um patrimônio para a empresa e outros empregadores em potencial quando e se você escolher seguir outros caminhos.

    Getty Images / Hero Images
  • Procure apoio de outros líderes seniores

    Talvez esteja na hora de encontrar um novo apoiador ou mesmo um sistema de suporte totalmente novo. Reserve um tempo para analisar sua organização, além de sua rede de contatos e comunidade. Encontre aliados que compartilhem seus valores e possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.

    O suporte pode ser fornecido em todas as formas no trabalho. Se puder, tente estabelecer um relacionamento com pessoas em sua organização que sejam ouvidas e tenham influência. Fora o seu supervisor direto, pode haver muitos executivos e líderes seniores que dediquem tempo e energia ao cultivo de seu sucesso. Comece a levantar a mão e se oferece para assumir projetos difíceis. Prove que você é digno de mais responsabilidade ao concluir bem suas tarefas, para que haja pessoas ao seu redor as quais possam testemunhar o bom trabalho que você pode fazer.

    Com a atitude certa, é possível mudar essa situação e até torná-la uma jogada útil para o seu crescimento pessoal e profissional.

    Getty Images / Halft point Images

Faça uma reflexão pessoal

Ajuda e defesa não são obtidas da noite para o dia. Reserve um tempo para olhar para os outros profissionais e colegas de equipe. Quais características eles têm e quais realizações conquistaram?

Seja honesto consigo mesmo e analise se tem se dedicado a alcançar seus objetivos. Você tem sido proativo ao pedir projetos em vez de esperar que eles sejam atribuídos a você? É seu papel deixar suas ambições claras.

Considere também como se comunicou historicamente com seu chefe. Você tem sido honesto com eles sobre suas expectativas ou preocupações? Caso ainda ache que ele não apoia seu trabalho, você tem pedido apoio nas reuniões? Você pode optar por se posicionar e não ser uma vítima de sua situação.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).