10 pensamentos que maus chefes têm sobre os funcionários

Getty Images / Liam Norris
Getty Images / Liam Norris

Toda a empresa sofre à medida que os trabalhadores se tornam cada vez mais desmotivados e apresentam desempenho abaixo do ideal por conta de um chefe horrível

Se você trabalha para um chefe ineficiente provavelmente sabe a diferença entre um líder inexperiente ou incompetente e outro realmente horrível. É possível apreciar as imperfeições normais que os supervisores têm e perceber que quase todos os ficam aquém de uma área ou de outra ao longo do tempo. Mas é sabido também que os piores têm a audácia de trabalhar nisso. Existem aqueles que realmente se esforçam para ser horríveis e depois substanciam seus esforços confiando em crenças profundamente negativas sobre os funcionários que sustentam e defendem.

Chefes horríveis obrigam os bons funcionários a se demitir porque estão mais do que prontos para promover sua própria liderança pobre e ineficaz e criarão uma cultura organizacional completamente caótica e tóxica para fazê-lo. O resultado é que toda a empresa sofre à medida que os trabalhadores se tornam cada vez mais desmotivados e apresentam desempenho abaixo do ideal.

VEJA MAIS: 6 dicas para lidar com um chefe que não o apoia

Todavia, nem tudo está perdido. A Universidade da Flórida Central conduziu um estudo sobre os impactos e resultados da experiência de chefes horríveis que revelou que aqueles que foram submetidos a abusos por péssimos líderes “têm mais probabilidade de tratar melhor seus próprios subordinados”. O estudo também descobriu que os trabalhadores maltratados eram mais propensos a aproveitar as oportunidades de desenvolvimento de liderança para não replicar aos seus funcionários o tratamento que haviam experimentado.

Veja na galeria abaixo as dez coisas que alguns dos chefes mais horríveis acham sobre seus próprios funcionários e use-as para ser um líder melhor:

  • 1. Você é muito menos importante do que eles

    Eles não tem interesse ​​nas suas necessidades ou nas de seus colegas e, portanto, não investem em seu trabalho. Estes líderes não se preocupam com suas necessidades de desenvolvimento profissional, tampouco se incomodarão em considerar quais benefícios ou recursos você pode precisar para ter sucesso. Chefes horríveis acreditam que as necessidades deles são mais importantes que as suas e acreditam que os aspectos com os quais se importam são muito mais importantes do que aquilo que os funcionários valorizam.

    Getty Images / Jon Feingersh Photography
  • 2. Você deve manter padrões mais altos do que eles

    Supervisores terríveis não acreditam que precisam ser responsabilizados da mesma maneira os outros trabalhadores, pensam que o poder pode ser abusado e que os erros deles devem, é claro, ser considerados bem menos graves do que os dos funcionários. Em suas mentes, eles estabelecem as regras para poder quebrá-las quando e como quiserem e as instituem para os profissionais que julgam inferiores a eles.

    Getty Images / Liam Norris
  • 3. Você é inferior a eles em quase todos os aspectos

    Chefes horríveis geralmente estão em uma busca de poder e procuram oportunidades para obter cada vez mais, como um esforço para cobrir suas inseguranças. De fato, eles querem acreditar que são superiores a você em virtude da autoridade e status posicionais e farão o que for necessário para manter o desequilíbrio de poder. Além disso, estão dispostos a trabalhar horas extras para garantir que você reconheça isto. Se não gostam do jeito como as coisas estão, estão prontos para demiti-lo, porque percebem que seu trabalho pode ser facilmente substituído.

    Getty Images / Klaus Vedfelt
  • 4. Você não agrega valor e é facilmente substituível

    Às vezes, esse é um conceito difícil, porque na verdade não apresentamos essa característica como seres humanos, mas no local de trabalho, sim. Chefes horríveis fazem questão de lembrar aos funcionários de que a vida não para e as organizações não se encerram após a demissão dos trabalhadores. Eles acham difícil expressar apreço e gratidão pelo valor que agrega ou pelo que contribui para a equipe. Pelo contrário, esses líderes trabalharão horas extras para diminuir sua importância às custas de inflar a própria e com o objetivo de manter um senso de superioridade sobre você.

    Getty Images / thianchai sitthikongsak
  • 5. Você nunca poderá ser tão inteligente quanto eles

    Certamente isso não é surpresa para ninguém. Chefes horríveis acreditam que são os mais inteligentes porque pensar de outra forma danificaria seu complexo de superioridade. Quando você e seus colegas se queixam de que seu chefe nunca pede ideias ou busca opiniões, saiba que isso ocorre porque é impossível conceber que valeria a pena ouvir alguma contribuição, uma vez que ninguém jamais apresentaria algo melhor do que o que ele coloca na mesa. A parte mais triste disso é que, quanto mais esses líderes se comportam dessa maneira, mais óbvio aparentam seu complexo de inferioridade.

    Getty Images / JACKstar
  • 6. Você não tem o direito de questionar a autoridade deles

    Eles realmente acreditam que você deveria ficar calado e fazer o que lhe foi dito. Não estão dispostos a serem responsabilizados e se esforçam para implementar políticas, estratégias e técnicas a fim de desencorajar discordâncias e recompensar acordos. Chefes horríveis intencionalmente criam “homens que dizem sim” porque isso é tudo que eles querem ao seu redor. E, para mantê-los presentes, recompensarão o comportamento totalmente submisso, independentemente do dano à saúde ou ao desempenho organizacional.

    Getty Images / Westend 61
  • 7. O comportamento ético e o respeito são opcionais

    Chefes horríveis não consideram o respeito e o profissionalismo como os aspectos centrais do trabalho. Esses líderes operam sob quaisquer valores e ética que promovam seus interesses e veem esses pilares como negociáveis ​​(é claro que apenas por eles). Além disso, estão prontos e dispostos a desrespeitá-los pessoal e profissionalmente sempre que lhes convier e justificarão as decisões antiéticas por quaisquer meios necessários.

    Getty Images / johnnyscriv
  • 8. Você é o culpado pelas falhas deles

    Ele recebem o crédito pelos seus sucessos e atribuem toda a culpa pelos erros a você e a outros funcionários. Esses líderes não podem deixar que os outros enxerguem suas falhas ou digam que estão errados. Além disso, são incapazes de aceitar falhas e não se desculparão sem sofrerem sérias pressões. Quando as coisas dão certo, chefes horríveis estão prontos para receber crédito, mas, quando dão errado, eles realmente se certificam de que todos saibam que foi sua culpa.

    Getty Images / Vladimir Vladimirov.
  • 9. Você deve bajulá-los e alimentar o ego deles

    Isto é especialmente verdade quando o chefe horrível é quem o contratou. Estes líderes acreditam que é seu privilégio trabalhar para eles e que você deve estar sempre agradecido pela oportunidade. Eles acreditam que, porque “lhe deram um emprego”, é sua obrigação estar mais do que pronto para bajulá-los e mais do que feliz em fazê-lo. Chefes horríveis acreditam que, quando o ordenam a pular, sua única resposta deve ser perguntar de qual altura.

    Getty Images / fotografixx
  • 10. Você merece ser supervisionado, não importa quão bom seja no seu trabalho

    Chefes horríveis acreditam no pior das pessoas. Eles veem você e seus colegas como inerentemente não confiáveis ​​e talvez até mentirosos e trapaceiros. Como tal, acreditam que todos devem ser supervisionados. Esse tipo de chefe costuma adotar teorias de liderança predominantes e falam mais do que fazem. Na verdade, o microgerenciamento é o que eles fazem melhor porque não confiam em você e não se importam com o que pensa sobre isso.

    Getty Images / Image Source

1. Você é muito menos importante do que eles

Eles não tem interesse ​​nas suas necessidades ou nas de seus colegas e, portanto, não investem em seu trabalho. Estes líderes não se preocupam com suas necessidades de desenvolvimento profissional, tampouco se incomodarão em considerar quais benefícios ou recursos você pode precisar para ter sucesso. Chefes horríveis acreditam que as necessidades deles são mais importantes que as suas e acreditam que os aspectos com os quais se importam são muito mais importantes do que aquilo que os funcionários valorizam.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).