6 maneiras de gerenciar sua carreira durante a crise de coronavírus

gettyimages-Ariel-Skelley
gettyimages-Ariel-Skelley

A crise atual na verdade pode ser o melhor cenário de oportunidades da sua vida

Com a crise causada pelo coronavírus, o mundo se sente de cabeça para baixo, repleto de incertezas. Seu trabalho provavelmente também sentiu. Milhões de pessoas foram surpreendidas, sofreram cortes salariais ou estão trabalhando em circunstâncias completamente inesperadas. No mínimo, você está trabalhando em casa e descobrindo como tirar o melhor proveito da videoconferência e da colaboração à distância.

Então, como gerenciar a carreira nesses tempos difíceis?

LEIA MAIS: 4 atitudes ambiciosas para não perder tempo durante a crise

Embora possa parecer o momento menos provável para construir sua carreira ou encontrar novas oportunidades, na realidade, pode ser o melhor cenário da sua vida. Como Albert Einstein disse: “No meio da dificuldade, está a oportunidade”. Lutas, circunstâncias inesperadas e ambiguidade também podem abrir caminho para novas possibilidades, principalmente se você puder seguir as seis dicas da galeria abaixo:

  • Mantenha-se positivo e focado no futuro

    Todos queremos trabalhar com pessoas otimistas e enérgicas –e isso é especialmente verdade em tempos difíceis como esse. Além disso, um estudo descobriu que pessoas otimistas geralmente possuem melhor desempenho e maior satisfação com seu trabalho. Em outra pesquisa, aqueles com maior otimismo tiveram menos estresse relacionado às tarefas. Permita-se ficar abatido temporariamente, mas encontre uma maneira de seguir em frente e permanecer positivo. Será bom para você, para o seu trabalho e para as pessoas ao seu redor.

    gettyimages-filadendron
  • Tome iniciativa e ofereça ajuda

    A incerteza do ambiente de trabalho pode reduzir os limites padrão entre a função e os departamentos de atuação, e isso pode criar oportunidades. Levante a mão para ajudar em sua própria área, mas também fique atento ao potencial de contribuir em lugares diferentes. Talvez um colega de trabalho esteja produzindo menos porque deve cuidar de seus filhos e você pode ajudá-lo nas tarefas dele, ou talvez sua empresa esteja resolvendo novos problemas com os desafios do coronavírus e suas habilidades possam contribuir. Em vez de simplesmente esperar por orientação, pense amplamente em como você pode ajudar e dar um passo à frente para oferecer seus talentos em áreas que ampliam suas habilidades.

    gettyimagesMoMo-Productions
  • Resolva novos problemas e inove

    É provável que sua empresa esteja inundada de novos problemas, desde a reavaliação da cadeia de suprimentos até manter as pessoas engajadas e motivadas. Nestes tempos, todo trabalho é diferente de alguma forma, porque o contexto de tudo mudou fundamentalmente. Traga o seu melhor pensamento inovador para essas circunstâncias. Muitas vezes, as inovações vêm da conexão de ideias não relacionadas anteriormente ou de fora da abordagem comum. Quando há uma tremenda ambiguidade, pode ser tempo para novos projetos, formas de pensar e soluções inesperadas. Traga seu melhor pensamento criativo para os problemas que sua empresa está procurando resolver.

    gettyimagesKiyoshi-Hijiki
  • Jogue com a equipe

    Sob estresse, as pessoas podem não dar o seu melhor. Eles podem ter menos paciência, menos perspectiva e mais ansiedade. Embora isso seja típico e possa acontecer com todos nós, também é uma oportunidade de ser o melhor possível como colega. Encontre maneiras de demonstrar empatia e fazer um esforço discricionário. Esteja você incentivando um colega cujo parceiro foi demitido recentemente, ajudando alguém da equipe que está enfrentando dificuldades com a nova tecnologia de videoconferência ou dedicando tempo a um projeto crítico, seja um ótimo parceiro de equipe. Sua atitude e contribuição são importantes para sua própria experiência, mas também para a vida das pessoas ao seu redor.

    gettyimages-Ariel-Skelley
  • Seja flexível

    Esteja disposto a experimentar coisas novas e dizer sim. É provável que, com tantos problemas novos a serem resolvidos, sua empresa precise que você intensifique e contribua potencialmente fora de suas áreas de responsabilidade típicas. Veja isso como oportunidades para ir além e desenvolver suas habilidades. Sua adaptabilidade beneficiará sua organização, mas também é boa para sua carreira.

    gettyimages-JGLJAMIEGRILL
  • Fique firme

    Por fim, mantenha-se forte. Você já ouviu isso antes: esta é uma maratona, não uma corrida, então concentre-se no longo prazo. “Entusiasmo é comum. Resistência é rara”, disse a psicóloga e cientista Angela Duckworth. Pode ser fácil ser positivo ou flexível no curto prazo, mas se mantenha firme e demonstre determinação contínua. Persistência e perseverança diante das dificuldades são a definição de coragem, e a coragem é boa – para você, para sua carreira e para sua empresa.

    gettyimagesAJ_Watt

Mantenha-se positivo e focado no futuro

Todos queremos trabalhar com pessoas otimistas e enérgicas –e isso é especialmente verdade em tempos difíceis como esse. Além disso, um estudo descobriu que pessoas otimistas geralmente possuem melhor desempenho e maior satisfação com seu trabalho. Em outra pesquisa, aqueles com maior otimismo tiveram menos estresse relacionado às tarefas. Permita-se ficar abatido temporariamente, mas encontre uma maneira de seguir em frente e permanecer positivo. Será bom para você, para o seu trabalho e para as pessoas ao seu redor.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).