8 maneiras de superar a fadiga da pandemia

Esgotamento do entusiasmo e da paciência tem sido sentido por muitos.

Joseph Folkman
Compartilhe esta publicação:
Peter-Dazeley/ GettyImages
Peter-Dazeley/ GettyImages

O que é preciso para passar por essa parede pandêmica e continuar a corrida?

Acessibilidade


Quando eu estava no ensino médio, me inscrevi para os campeonatos estaduais de atletismo. O evento foi realizado em uma grande universidade, com muitos espectadores nas arquibancadas. Minha prova foi a corrida de 400 metros. A chave para vencer é ficar relaxado enquanto corre todo o circuito.

Quando chegou a hora de escolher as pistas, acabei na última, mais externa. Quando a corrida começou, ouvi muita gente torcendo, o que me fez correr muito forte e com muita vontade no início. Da minha posição inicial, eu estava ganhando. Tudo estava indo bem até que dobrei a primeira curva e me vi empatado com vários outros. Quando cheguei à segunda curva, estava exausto e não conseguia manter minha velocidade. Não fui bem na corrida, embora tenha feito uma grande largada.

LEIA MAIS: 3 perguntas para fazer a si mesmo se estiver entediado com sua carreira

Muitos corredores de maratona tiveram a experiência de empacar por volta da marca de 32 km durante a corrida, o que os faz desacelerar ou até caminhar. Recentemente, estava conversando sobre isso com uma colega. Ela correu a maratona de Boston, empacou, e essa sensação foi tão dolorosa que ela começou a andar e chorar. Um espectador gritou com ela dizendo: “Em Boston, nós não choramos!” Isso a deixou tão furiosa que começou a correr novamente e terminou a corrida.

Quando comecei esta corrida pandêmica, tinha muita energia, muitas pessoas estavam torcendo e eu estava determinado a me sair bem. Agora, cinco meses depois, estou empacando. Quando os corredores de maratona freiam, o glicogênio, ou a energia armazenada em seus músculos, se esgota. Para mim, meu entusiasmo e paciência armazenados estão se esgotando. Tendo conversado com muitos de meus clientes, descobri que um grande número de pessoas está se sentindo da mesma maneira.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O que é preciso para passar por essa parede pandêmica e continuar a corrida? Acredito que persistência e determinação. Na agência de treinamento de liderança Zenger Folkman, coletei dados sobre mais de 100 mil líderes em todo o mundo. Avaliamos cada um deles reunindo avaliações de supervisores, colegas, subordinados diretos e outros. Em média, 13 pessoas completaram as avaliações de cada líder. Cada líder foi avaliado em 49 comportamentos diferentes. Após analisar os diferentes comportamentos, identifiquei os itens que estavam fortemente associados a persistência e determinação.

Eles incluem: fazer todo o possível para atingir metas; manter os outros focados em suas prioridades mais altas; seguir os objetivos; estar disposto a ir além do que é esperado; ter foco em uma visão de longo prazo em vez de problemas imediatos; e ser cobrado para cumprir promessas e compromissos.

Usando um índice de oito itens, identifiquei os líderes que foram classificados entre os 5% superiores em persistência e determinação. Em seguida, comparei esses líderes com o restante. Olhar para os itens com as maiores diferenças significativas forneceu grandes percepções sobre o que os líderes fazem, o que os permite ser mais persistentes e determinados.

LEIA MAIS: As 7 características do empreendedor de apps de sucesso

Veja na galeria a seguir as oito características dos líderes persistentes e determinados:

  • 1. Padrões elevados

    Esses líderes nunca ficam satisfeitos com um desempenho medíocre ou mediano. Eles sempre querem fornecer o melhor produto ou serviço possível. As circunstâncias adversas não influenciam a necessidade de entregar o melhor.

    FG-Trade/ Getty Images
  • 2. Visão de organização pessoal

    A visão, a missão e o propósito da organização se tornam sua própria missão e visão. Eles interpretam uma ampla estratégia em metas e objetivos pessoais. Eles encarnam a visão.

    damircudic/ Getty Images
  • 3. Habilidade para inspirar e motivar

    Enquanto uns pressionam as pessoas a seguirem em frente, outros inspiram e motivam. Líderes assim ficam muito entusiasmados com a realização de objetivos, e seu entusiasmo se espalha para outras pessoas. Eles têm a missão de realizar algo difícil e encorajam os outros a se esforçarem.

    Getty Images
  • 4. Comunicação poderosa

    Eles percebem que o silêncio é deprimente e desanimador, mas continuam a se comunicar mesmo quando parece que não há mais nada a ser dito. Em vez disso, mandam mensagens de esperança, de futuros melhores e de pequenos sucessos ao longo do caminho.

    pixelfit/ Getty Images
  • 5. Liderar a mudança

    Esses líderes percebem que, para ter sucesso, a mudança é essencial, então eles são os primeiros a fazer isso. Eles se tornam modelos, tendo a coragem de tentar novas abordagens e fazer as coisas de maneira diferente.

    Getty Images
  • 6. Resolução de problemas

    Eles identificam problemas e oportunidades potenciais com antecedência, percebem que novas abordagens não são perfeitas na primeira vez.

    Getty Images
  • 7. Foco externo

    Em vez de apenas se concentrar em sua situação e seus problemas, eles olham em volta para entender as questões e preocupações de outras pessoas que não fazem parte de sua organização. Eles estão constantemente perguntando: “Como podemos ajudar as famílias de nossos funcionários? O que nossos clientes precisam?”. Eles olham além de sua organização em busca de melhores práticas e novas ideias.

    warodom-changyencham/ GettyImages
  • 8. Responsabilidade pessoal

    Eles assumem responsabilidade por erros, os corrigem e seguem em frente.

    Getty Images

1. Padrões elevados

Esses líderes nunca ficam satisfeitos com um desempenho medíocre ou mediano. Eles sempre querem fornecer o melhor produto ou serviço possível. As circunstâncias adversas não influenciam a necessidade de entregar o melhor.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: