8 maneiras de lidar com a rejeição

stock_colors/Getty Images
stock_colors/Getty Images

Estar preparado mentalmente é fundamental para superar as dificuldades e prosperar

Fazer entrevistas de emprego ou buscar uma promoção no trabalho pode ser estressante e desesperador. Em contexto de pandemia e sem uma visão a longo prazo, a pressão é ainda maior. Mais de 60 milhões de norte-americanos estão desempregados, outros 13,5 milhões no Brasil, e outros milhões estão subempregados em todo o mundo. Isso significa que a concorrência agora é muito maior.

Durante essas buscas, você será rejeitado – e as chances de isso acontecer aumentaram significativamente no cenário atual. Como as empresas estão preocupadas com o que acontecerá no futuro, é difícil ser notado, especialmente porque todos estão lutando para manter seus empregos ou conseguir um melhor.

LEIA MAIS: 6 dicas para fazer seu currículo ser visto e conseguir uma entrevista

É especialmente difícil lidar com a rejeição quando você está preocupado com sua situação financeira. Depois de enviar dezenas de currículos e preencher longas inscrições todos os dias sem receber uma resposta, é quase impossível manter o otimismo. Quando você acha que se saiu bem em uma entrevista mas não obteve resposta, é devastador. Se você está preso na mesma função no trabalho e ninguém está lhe dando uma chance de progredir, fica praticamente inviável chegar ao fim do dia com a mesma energia.

Veja, na galeria a seguir, 8 maneiras de lidar com a rejeição e se recuperar rapidamente:

  • 1. Você não está sozinho

    Tenha um pouco de conforto em saber que todos estão passando pela mesma coisa. Alguns podem parecer estar tendo todas as oportunidades, mas essas são as raras exceções. Conforte-se em saber que todos estão experimentando sentimentos semelhantes de medo, estresse e crises de depressão. Todo mundo em um determinado ponto da carreira é rejeitado para um cargo cobiçado, perde uma oportunidade para um rival ou se torna um fantasma após uma série de entrevistas.

    Justin Paget/Getty Images
  • 2. Talvez simplesmente não era para acontecer

    Na maioria das vezes, você só está no lugar errado na hora errada. Não ser selecionado para um processo de entrevista ou não receber um aumento ou um grande bônus pode não ter nada a ver com você, mas sim com uma série de outros fatores: o trabalho pode ter sido suspenso ou a empresa seguiu em uma direção diferente, um candidato interno pode ter recebido a oferta de trabalho ou o sobrinho do vice-presidente sênior foi promovido.

    Delmaine Donson/Getty Images
  • 3. Reflita sobre sua abordagem

    Pode ser hora de fazer uma auto-análise. Você está se candidatando a empregos fora de suas competências principais? Suas mídias sociais não passam uma imagem boa? Como é o seu tom na entrevista ou no escritório?

    Quando você é rejeitado, é fácil desenvolver ressentimento e raiva. No entanto, esses traços nada atraentes podem alienar os candidatos. Se o entrevistador sentir que você está infeliz e que culpa os outros pelo que aconteceu no passado, ele não se interessará em fazer uma oferta ou aumentar as suas responsabilidades.

    JGI TomGrill/Getty Images
  • 4. Faça ajustes

    Peça para amigos e colegas de confiança uma avaliação honesta sobre seu trabalho, com críticas construtivas e feedbacks. Ouça o que eles têm a dizer e faça as alterações necessárias.

    Você também deve dar um passo para trás e avaliar outros elementos. Reveja seu currículo, perfil do LinkedIn, estratégia de networking e publicações nas mídias sociais. As pessoas fazem julgamentos precipitados. Certifique-se de que você está se apresentando da melhor maneira. Além disso, pense em todas as perguntas que poderiam ser feitas a você e ensaie as respostas.

    Geber86/Getty Images
  • 5. Gerencie suas expectativas

    É preciso analisar suas metas a partir do novo contexto social e econômico. Em um mercado de trabalho forte, arranjar emprego em um curto período é razoável. Mas atualmente, você precisa ajustar sua definição de sucesso. Conseguir um novo trabalho é muito difícil e pode levar tempo.

    Concentre-se nas vitórias ao longo do caminho e celebre-as. Sinta-se bem ao ouvir um elogio de uma empresa, dê tapinhas nas suas costas ao conseguir uma entrevista e fique animado com um retorno. Tenha em mente que as probabilidades estão contra você. Portanto, se a oferta não se concretizar, ela não o esmagará.

    stock_colors/Getty Images
  • 6. Conheça as suas qualidades

    A rejeição pode minar sua autoconfiança e fazer você questionar suas habilidades. Se nada for feito, você pode se estagnar na dúvida e questionar toda decisão que tomar.

    Substitua o ciclo de feedback negativo por uma recitação de todas as suas qualidades e conquistas. Quando um pensamento negativo surgir, substitua-o imediatamente pela memória de uma época em que você prevaleceu sobre a adversidade. Repita mentalmente todas as suas realizações – grandes e pequenas. Isso servirá como um lembrete de que você teve sucesso no passado e pode superar todas as probabilidades no futuro.

    Westend61/Getty Images
  • 7. Os mantras positivos ajudam

    Fale consigo em tom de coragem. Tenha uma lista de afirmações positivas e reproduza-as para lutar contra os obstáculos em seu caminho.

    “Este é apenas um pequeno contratempo, vou encontrar um novo emprego!”

    “Ser rejeitado para este trabalho não diminui o meu valor.”

    “Sou inteligente, talentoso e tenho muito a oferecer.”

    “Eu não vou desistir e vou superar esse momento difícil!”

    Justin Paget/Getty Images
  • 8. Resista

    Você precisa de tudo isso para superar os desafios diários. Uma dica útil é cuidar de você mentalmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente.

    Não se afunde na autopiedade ou se envolva em comportamentos destrutivos, como beber e comer em excesso, assistir muita televisão, usar drogas ou isolar-se dos outros. Faça uma pausa e pare de ficar obcecado com sua situação. Encontre alguns hobbies para distraí-lo. Envolva-se em atividades nas quais você se destaca e que aumentam sua confiança. Dê um passeio no parque para tranquilizar a mente, defina uma rotina de exercícios, ouça podcasts encorajadores e leia livros ou histórias de pessoas de sucesso que triunfaram sobre o fracasso.

    FG Trade/Getty Images

1. Você não está sozinho

Tenha um pouco de conforto em saber que todos estão passando pela mesma coisa. Alguns podem parecer estar tendo todas as oportunidades, mas essas são as raras exceções. Conforte-se em saber que todos estão experimentando sentimentos semelhantes de medo, estresse e crises de depressão. Todo mundo em um determinado ponto da carreira é rejeitado para um cargo cobiçado, perde uma oportunidade para um rival ou se torna um fantasma após uma série de entrevistas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).