Veja como o seu café da manhã pode ajudá-lo a ser mais produtivo

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Mudar os hábitos no café da manhã pode ajudar a desacelerar e conter a ansiedade

O alarme toca e você está pronto para mais um dia. Antes de chegar ao chuveiro, sua mente já está repleta de planejamento, preocupações e reflexões. Seu coração bate mais rápido e sua respiração fica mais superficial.

Quando o seu dia começa assim, não é apenas exaustivo, mas também improdutivo. Sua mente e seu corpo estão em um estado de alerta máximo, que é continuamente alimentado por consecutivas reuniões, sem tempo para o almoço, um fluxo constante de crítica interna, julgamentos e linhas confusas entre o trabalho e o tempo pessoal. Essa não é uma vida bem vivida.

LEIA MAIS: 3 passos para desenvolver suas soft skills no isolamento social

E se uma xícara de café ou chá matinal pudesse fazer toda a diferença, permitindo que você “escolha como será o seu dia” em vez de apenas deixá-lo acontecer como sempre?

É uma rotina simples que muitos dos profissionais que ajudei ao longo dos anos apontam como uma forma poderosa para terem mais plenitude em suas vidas e romper com um dia a dia de preocupação constante e desgastante. Veja, na galeria de imagens abaixo, quatro dicas para seguir enquanto toma seu café:

  • 1. Preparação

    Prepare uma xícara de café/chá logo pela manhã. Preste atenção ao que você está fazendo. Largue o telefone. Ouça os sons, cheire o aroma, sinta o calor em sua mão etc.

    Dougal Waters/Getty Images
  • 2. Experimentação

    Encontre um lugar para sentar ou ficar de pé e saborear a bebida. Novamente, nada de multitarefas, apenas aproveite a experiência por alguns minutos. Deixe de lado quaisquer pensamentos confusos e agitados. Sinta a firmeza e a calma da “tarefa única”.

    Getty Images
  • 3. Intenção

    Ao se aproximar do fundo do copo, pergunte-se “Qual é minha intenção para o dia?” Algumas respostas: ser produtivo, gentil, criativo, ter a mente aberta, estar disponível para minha família, cuidar de mim etc.

    Evgenyatamanenko/Getty Images
  • 4. Planejamento

    Finalmente, escolha quais passos você dará hoje para atingir seus objetivos.

    Jose Luis Pelaez Inc/GettyImage

1. Preparação

Prepare uma xícara de café/chá logo pela manhã. Preste atenção ao que você está fazendo. Largue o telefone. Ouça os sons, cheire o aroma, sinta o calor em sua mão etc.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).