C-Suite: V Ashok é o novo chief financial officer da ACG

Divulgação
Divulgação

V Ashok [foto] possui mais de 30 anos de experiência em multinacionais

De olho na troca de cadeiras corporativas dos últimos 15 dias, a C-Suite desta semana destaca as movimentações no setor de e-commerce. A Nuvemshop, plataforma de vendas online, comunicou a chegada de Bruno Figueiredo como novo diretor global de planejamento e análise financeira. Enquanto isso, a varejista Fast Shop anunciou a contratação de Erico Souza como diretor de canais digitais da companhia, assim como Rogério Robson Fernandes Ribeiro, novo chief digital officer do grupo. 

No segmento de bens de consumo, o executivo Renato Firmiano assumiu a diretoria de marketing da Tintas Decorativas da BASF para a América do Sul, que inclui as marcas Suvinil e Glasu!. Já o Grupo Bacardi, referência em fabricação de destilados, promoveu Veridiana Carvalho a head da linha de gins Bombay para América Latina e Caribe. A executiva vai conciliar a nova função com a liderança do marketing da marca no Brasil. 

LEIA MAIS: C-Suite: Pablo Cordón é o novo diretor de transformação digital da Atento

Já a especialista em gestão ambiental Ambipar comunicou ao mercado a  movimentação de dois executivos para o segmento response. Dennys Spencer, antigo diretor técnico, assume como chief operating officer, enquanto Everaldo Savatin, que atuava como superintendente, ocupará, a partir de agora, o cargo de diretor de operações. 

Nesta edição, a C-Suite conversou com V Ashok, o novo chief financial officer da subsidiária brasileira da ACG, fornecedora indiana de soluções para a indústria farmacêutica. Com mais de 30 anos de experiência em nível global, o executivo já ocupou posições de liderança em multinacionais como o Grupo Essar, de construção, e a Majan Glass Company, fabricante de recipientes de vidro. Em seu novo papel, Ashok vai auxiliar o crescimento da companhia de olho nas transformações do futuro.

Leia, a seguir, os planos do executivo na nova posição:

Forbes: Um dos seus objetivos é “construir uma organização pronta para o futuro”. Nesse sentido, para quais mudanças e transformações as indústrias farmacêuticas se preparam?

V Ashok: No ano passado, governos e empresas analisaram suas cadeias de suprimentos disruptivas e perceberam as vulnerabilidades causadas pela dependência excessiva de um único país para suas matérias-primas, máquinas e APIs em meio a um cenário de pandemia. A fabricação local de medicamentos que salvam vidas tomou o centro do palco global. Esta tem sido a mudança mais significativa para a indústria farmacêutica. Os governos estão agora trabalhando para fomentar um ambiente de autossuficiência, fornecendo incentivos para construir e expandir as atuais capacidades de fabricação local e incentivando o empreendedorismo. 

A pandemia também se tornou uma força motriz para que as empresas passem do modelo just-in-time para o modelo just-in-case, especialmente para a indústria farmacêutica e de saúde. Os países estão se concentrando na construção de capacidades internas e na produção de matérias-primas rentáveis, que ajudam ainda mais na resiliência e no ecossistema autossuficiente e sustentável que é imune a crises globais, como uma pandemia. Tudo isso é apoiado pelo terceiro e mais crucial aspecto da transformação pós-pandêmica: a construção de uma infra-estrutura à prova de choque na cadeia de abastecimento.

F: Qual a sua avaliação sobre o setor farmacêutico no Brasil?

VA: Existem alguns setores em expansão no Brasil, e acredito que a indústria farmacêutica é um deles. O panorama de alta da indústria também se reflete nos números de crescimento contínuo de dois dígitos, mesmo quando a economia em geral não estava tendo um bom desempenho. Isso tem sido liderado, principalmente, pelo aumento do consumo interno, reformas da saúde e melhoria do acesso a medicamentos. 

Temos visto muitas empresas multinacionais investirem no mercado brasileiro, com novas fábricas e no desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores. As empresas locais também aumentaram suas capacidades de produção para atender ao aumento da demanda.

VEJA TAMBÉM: C-Suite: Solange Sobral é a nova vice-presidente de operações da CI&T em Londres

F: Com o avanço da vacinação, a pandemia parece caminhar para o seu fim. Qual será o impacto desse cenário para a ACG?

VA: Os dois maiores negócios da ACG – cápsulas e films & foils – agora possuem e operam instalações fabris no Brasil que abastecem a indústria farmacêutica brasileira. Sentimos que estamos no lugar certo, no momento certo, para colaborar com a indústria farmacêutica local. Temos um profundo conhecimento do mercado brasileiro. 

A mudança do modelo just-in-time para o just-in-case tem sido um sucesso. Além disso, nossas duas unidades fabris já estão integradas com a indústria farmacêutica local. Esses dois fatores nos dão a confiança de que continuaremos a ver um impulso no crescimento da ACG no Brasil. 

Quando a pandemia acabar e voltarmos ao nosso dia a dia, desempenharemos um papel central no novo ecossistema de produtos e serviços fornecidos localmente para a indústria farmacêutica e nutracêutica. Continuaremos a investir, expandindo nossa presença e operações no Brasil.

F: Qual sua expectativa para os primeiros seis meses como chief financial officer da ACG?

VA: Os próximos seis meses serão voltados para o estabelecimento da visão para a gestão financeira e para o fortalecimento da governança corporativa em toda a empresa. A ACG é uma organização global com fábricas localizadas em todo o mundo e, portanto, temos a necessidade de reforçar práticas e processos para garantir o cumprimento de todas as normas, legislações e regulamentos fiscais locais vigentes. Além disso, pretendo incentivar o desenvolvimento de parcerias com a ACG e promover a otimização de custos e a rentabilidade da empresa como um todo.

Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias:

  • Arthur Farme D’Amoed é o novo CEO do Grupo H

    O Grupo H, especializado em crédito consciente e educação financeira, escolheu o advogado Arthur Farme D’Amoed como o novo CEO da fintech. De acordo com a empresa, a mudança tem o objetivo de acelerar o crescimento da marca e, para isso, o novo líder contará com seus mais de 10 anos de experiência e passagens pelo escritório Pinheiro Neto, CM Capital Markets, Oliveira Trust e Fundação Getulio Vargas.

    Divulgação
  • EmCasa apresenta nova diretora de supply

    A EmCasa, de compra e venda de imóveis, apresentou Lívia Pagliaro como a nova diretora de supply da proptech. Com dez anos de experiência na BrMalls, a executiva é formada em engenharia de produção pela PUC de Goiás, pós-graduada em finanças pelo IBMEC e possui MBA executivo pelo Insper. A engenheira terá o desafio de transmitir os ideais da empresa de uma forma cada vez mais assertiva a clientes e colaboradores.

    Divulgação
  • Tembici anuncia novo diretor de operações de TI

    A Tembici, empresa de tecnologia para micromobilidade na América Latina, anunciou a contratação de Alexandre Pitta para a direção de infraestrutura e SRE (operação e segurança de TI). Com mais de 20 anos de experiência, o executivo acumula passagens por empresas como Velocity Cloud, LinkPartners/ Walmart.com e UOL. Na maior parte de sua carreira, trabalhou em projetos de produtos digitais para conteúdo, e-commerce, ERPs e internet das coisas. Pitta é graduado em ciência da computação pelo Mackenzie e em engenharia de software pelo IPT.

    Divulgação
  • Fabio Brandão assume diretoria de engenharia da Meritor Brasil

    Fabio Brandão é o novo diretor de engenharia, estratégia e PMO da Meritor Brasil, fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais. Engenheiro formado pela FEI, o executivo tem MBA administrativo pela BBS (Business Brazilian School) e CFO pelo Insper. Na companhia há 19 anos, Brandão já foi responsável pelas áreas de produção, manufatura, qualidade e segurança da empresa, incluindo o cargo de lean manufacturing na Meritor Itália.

    Divulgação
  • Infobip anuncia contratação de Nestor Caratti como novo diretor de vendas para América Latina

    A Infobip, empresa de comunicações em nuvem, anunciou a contratação de Nestor Caratti como novo diretor de vendas para a América Latina. Com mais de 20 anos de experiência em vendas em organizações como SAP, SAS, Red Hat, Hewlett-Packard e Dell, o executivo já morou nos Estados Unidos, onde ganhou experiência em geração de receitas, negociação, treinamento de equipes, construção de território e de times de alta performance. Caratti é formado em administração de empresas pela Universidade do Sul de Santa Catarina e possui MBA com extensão em economias emergentes pela Harvard Business School e em liderança organizacional pela North Carolina State University.

    Divulgação
  • Renato Firmiano é o novo diretor de marketing das Tintas Decorativas BASF

    O executivo Renato Firmiano assumiu a diretoria de marketing da Tintas Decorativas da BASF para a América do Sul, que engloba as marcas Suvinil e Glasu!. Formado em administração de empresas pela ESPM, o gestor tem MBA pela FGV e especializações pela New York University e Kellogg School of Management. Com 18 anos de atuação em multinacionais do segmento de bens de consumo, Firmiano já passou pela Whirlpool, onde esteve à frente das marcas Brastemp e Consul. Pela mesma empresa, foi responsável pela estruturação das áreas de marketing e trade marketing para os mercados do Caribe, América Central, Venezuela e Equador.

    Divulgação
  • Everson Probst é o novo diretor de serviços forenses da Grant Thornton

    A Grant Thornton, empresa de consultoria e auditoria, contratou Everson Probst como o novo diretor de serviços forenses da companhia. Com mais de 10 anos de experiência em eDiscovery, aquisições forenses de dados, análise técnica de incidentes de segurança e resposta cibernética, o executivo é graduado em sistemas de informação pela Universidade Bandeirantes de São Paulo e possui uma série de certificações na área.

    Divulgação
  • Sallve anuncia novo CFO

    A Sallve, startup brasileira de cosméticos nativa digital, anunciou a chegada de Luis Coelho como o novo chief financial officer da marca. Graduado em engenharia elétrica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o executivo, que tem quase 15 anos de experiência, acumula passagens por empresas como Vivara, Bain & Company e PepsiCo.

    Divulgação
  • Nuvemshop anuncia Bruno Figueiredo como novo diretor global de planejamento e análise financeira

    A Nuvemshop, plataforma de e-commerce, deu as boas-vindas a Bruno Figueiredo, seu novo diretor global de planejamento e análise financeira. Na função, o executivo será responsável por tornar mais robusta a parceria de finanças com o negócio em nível global. Antes de assumir a posição na companhia, Figueiredo trabalhou por mais de cinco anos na BIC, onde foi controller das operações do México e Equador, além de ter trabalhado por quatro anos como especialista de finanças na Fiat Chrysler. O executivo é formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e possui MBA pelo IBMEC.

    Divulgação
  • Rodolfo Roim é novo diretor de Microsoft Business para América Latina da Logicalis

    A Logicalis, empresa de serviços de tecnologia, anunciou Rodolfo Roim como novo diretor de Microsoft Business para América Latina, função recém-criada na companhia. O objetivo do cargo é acelerar o crescimento em soluções de cloud e serviços gerenciados Microsoft, além de fortalecer a parceria na região. Com mais de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia, o executivo já atuou em empresas como Fleury, Avanade e na própria Microsoft. Na nova posição, Roim se reportará diretamente ao CEO da Logicalis América Latina, Rodrigo Parreira.

    Divulgação
  • Grupo Bacardi promove Veridiana Carvalho a head da Bombay para América Latina e Caribe

    A Bacardi, companhia familiar de fabricação de destilados, comunicou a promoção de Veridiana Carvalho para a posição de head da marca de gin Bombay para toda América Latina e Caribe. A executiva, que já é head de marketing para o Brasil, vai continuar à frente das estratégias da marca no território nacional, passando a olhar também para todo o portfólio Bacardi na nova região de comando. Formada em administração de empresas pela FAAP, com pós-graduação em branding pela Fundação Getulio Vargas, Veridiana já atuou na Procter&Gamble, Nielsen e Heineken.

    Divulgação
  • Dennys Spencer é novo COO da Ambipar e Everaldo Savatin assume a diretoria operacional

    A Ambipar, especialista em gestão ambiental, anunciou a movimentação de executivos no segmento response. Na companhia desde 2008 como diretor técnico, Dennys Spencer é o novo chief operating officer do grupo. Já Everaldo Savatin, antigo superintendente de operações, assumiu o cargo de diretor de operações.

    Divulgação
  • Fast Shop tem novas lideranças na área digital

    A varejista Fast Shop anunciou a contratação de dois novos executivos para a área digital. Erico Souza se juntará ao time para liderar o e-commerce como diretor de canais digitais. Em sua segunda passagem pela companhia, o executivo ficará responsável pelas áreas de mídia online, pós-vendas, listas de casamento e televendas. Bacharel em direito pela Universidade São Francisco e com MBA em finanças pela Ibmec Business School, Souza acumula passagens por grandes empresas, como Atento, Microsoft, Sony e CSU. Já Rogério Robson Fernandes Ribeiro, com mais de 30 anos de experiência, foi contratado para liderar as frentes digitais da companhia. Com MBA em gestão empresarial pela FGV, Ribeiro liderou a transformação digital de empresas como Vivara, Atento, Merck Sharp & Dhome e AstraZeneca.

    Divulgação
  • Blockbit anuncia Wolmer Godoi como novo CTO

    A Blockbit, empresa de produtos de cibersegurança, anunciou a contratação de Wolmer Andrade Godoi para o cargo de chief technical officer da companhia. Com mais de 20 anos de experiência em posições de comando no mercado de segurança de TI, o executivo é formado em engenharia de computação e possui MBA na mesma área pela Universidade Católica de Brasília. Em sua trajetória profissional, Godoi teve passagens pelo Banco do Brasil, Vagas.com, Aker Security Solutions e Cipher, onde também atuou no gerenciamento de projetos e como CTO.

    Divulgação
  • Cassio Azevedo se junta à Astella para liderar área de inteligência de dados

    A gestora de investimentos Astella anunciou a chegada de Cassio Azevedo, que terá a missão de criar uma área exclusiva de inteligência de dados. Administrador formado pelo Ibmec, o executivo iniciou sua carreira como analista de equity na Paraty Investimentos e, pouco depois, transferiu-se para a Glencore, trading multinacional de commodities com sede em Baar, na Suíça. Também atuou na Advanced Potash Technologies, agtech norte-americana especializada em fertilizantes de potássio, na healthtech Medicinae Solutions e na Afya Educacional, grupo brasileiro de educação médica.

    Divulgação
  • FitBank anuncia novas contratações para negócios e compliance

    O FitBank, provedor de infraestrutura de banking, anunciou a contratação de novas executivas para o seu time de liderança. Beatriz Bueno passa a atuar como diretora de business development, levando à empresa sua experiência de mais de 18 anos em grupos como Hub Fintech, Groupon, Omnilink, Koin Pós Pago e Wex Brasil. Já Fernanda Abbud é a nova diretora de compliance da companhia. Há 15 anos no mercado, a gestora possui passagens pelo Banco Sofisa, PwC e Grupo Fleury.

    Divulgação
  • GSK Brasil anuncia novo presidente

    A farmacêutica GSK Brasil anunciou este mês a troca de sua liderança. O executivo André Vivan substituirá José Carlos Felner que, após mais de 40 anos na empresa, decidiu se aposentar. O novo líder está na GSK há mais de 12 anos e possui ampla experiência no negócio, tendo atuado como líder comercial de vacinas na Bélgica e presidente da marca na Romênia, além de acumular passagens nos mercados italiano e chinês. Vivan tem mestrado em administração de negócios internacionais pela Bournemouth University, no Reino Unido.

    Divulgação

Arthur Farme D’Amoed é o novo CEO do Grupo H

O Grupo H, especializado em crédito consciente e educação financeira, escolheu o advogado Arthur Farme D’Amoed como o novo CEO da fintech. De acordo com a empresa, a mudança tem o objetivo de acelerar o crescimento da marca e, para isso, o novo líder contará com seus mais de 10 anos de experiência e passagens pelo escritório Pinheiro Neto, CM Capital Markets, Oliveira Trust e Fundação Getulio Vargas.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).