1. Início
  2. /
  3. Carreira
  4. /
  5. C-Suite: V Ashok é o novo chief financial officer da ACG
Carreira

C-Suite: V Ashok é o novo chief financial officer da ACG

Acompanhe também a movimentação de outros executivos C-Level na última quinzena

6 min

Divulgação
DivulgaçãoV Ashok [foto] possui mais de 30 anos de experiência em multinacionais
De olho na troca de cadeiras corporativas dos últimos 15 dias, a C-Suite desta semana destaca as movimentações no setor de e-commerce. A Nuvemshop, plataforma de vendas online, comunicou a chegada de Bruno Figueiredo como novo diretor global de planejamento e análise financeira. Enquanto isso, a varejista Fast Shop anunciou a contratação de Erico Souza como diretor de canais digitais da companhia, assim como Rogério Robson Fernandes Ribeiro, novo chief digital officer do grupo. 

No segmento de bens de consumo, o executivo Renato Firmiano assumiu a diretoria de marketing da Tintas Decorativas da BASF para a América do Sul, que inclui as marcas Suvinil e Glasu!. Já o Grupo Bacardi, referência em fabricação de destilados, promoveu Veridiana Carvalho a head da linha de gins Bombay para América Latina e Caribe. A executiva vai conciliar a nova função com a liderança do marketing da marca no Brasil. 

LEIA MAIS: C-Suite: Pablo Cordón é o novo diretor de transformação digital da Atento

Já a especialista em gestão ambiental Ambipar comunicou ao mercado a  movimentação de dois executivos para o segmento response. Dennys Spencer, antigo diretor técnico, assume como chief operating officer, enquanto Everaldo Savatin, que atuava como superintendente, ocupará, a partir de agora, o cargo de diretor de operações. 

Nesta edição, a C-Suite conversou com V Ashok, o novo chief financial officer da subsidiária brasileira da ACG, fornecedora indiana de soluções para a indústria farmacêutica. Com mais de 30 anos de experiência em nível global, o executivo já ocupou posições de liderança em multinacionais como o Grupo Essar, de construção, e a Majan Glass Company, fabricante de recipientes de vidro. Em seu novo papel, Ashok vai auxiliar o crescimento da companhia de olho nas transformações do futuro.

Leia, a seguir, os planos do executivo na nova posição:

Forbes: Um dos seus objetivos é “construir uma organização pronta para o futuro”. Nesse sentido, para quais mudanças e transformações as indústrias farmacêuticas se preparam?

V Ashok: No ano passado, governos e empresas analisaram suas cadeias de suprimentos disruptivas e perceberam as vulnerabilidades causadas pela dependência excessiva de um único país para suas matérias-primas, máquinas e APIs em meio a um cenário de pandemia. A fabricação local de medicamentos que salvam vidas tomou o centro do palco global. Esta tem sido a mudança mais significativa para a indústria farmacêutica. Os governos estão agora trabalhando para fomentar um ambiente de autossuficiência, fornecendo incentivos para construir e expandir as atuais capacidades de fabricação local e incentivando o empreendedorismo. 

A pandemia também se tornou uma força motriz para que as empresas passem do modelo just-in-time para o modelo just-in-case, especialmente para a indústria farmacêutica e de saúde. Os países estão se concentrando na construção de capacidades internas e na produção de matérias-primas rentáveis, que ajudam ainda mais na resiliência e no ecossistema autossuficiente e sustentável que é imune a crises globais, como uma pandemia. Tudo isso é apoiado pelo terceiro e mais crucial aspecto da transformação pós-pandêmica: a construção de uma infra-estrutura à prova de choque na cadeia de abastecimento.

F: Qual a sua avaliação sobre o setor farmacêutico no Brasil?

VA: Existem alguns setores em expansão no Brasil, e acredito que a indústria farmacêutica é um deles. O panorama de alta da indústria também se reflete nos números de crescimento contínuo de dois dígitos, mesmo quando a economia em geral não estava tendo um bom desempenho. Isso tem sido liderado, principalmente, pelo aumento do consumo interno, reformas da saúde e melhoria do acesso a medicamentos. 

Temos visto muitas empresas multinacionais investirem no mercado brasileiro, com novas fábricas e no desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores. As empresas locais também aumentaram suas capacidades de produção para atender ao aumento da demanda.

VEJA TAMBÉM: C-Suite: Solange Sobral é a nova vice-presidente de operações da CI&T em Londres

F: Com o avanço da vacinação, a pandemia parece caminhar para o seu fim. Qual será o impacto desse cenário para a ACG?

VA: Os dois maiores negócios da ACG – cápsulas e films & foils – agora possuem e operam instalações fabris no Brasil que abastecem a indústria farmacêutica brasileira. Sentimos que estamos no lugar certo, no momento certo, para colaborar com a indústria farmacêutica local. Temos um profundo conhecimento do mercado brasileiro. 

A mudança do modelo just-in-time para o just-in-case tem sido um sucesso. Além disso, nossas duas unidades fabris já estão integradas com a indústria farmacêutica local. Esses dois fatores nos dão a confiança de que continuaremos a ver um impulso no crescimento da ACG no Brasil. 

Quando a pandemia acabar e voltarmos ao nosso dia a dia, desempenharemos um papel central no novo ecossistema de produtos e serviços fornecidos localmente para a indústria farmacêutica e nutracêutica. Continuaremos a investir, expandindo nossa presença e operações no Brasil.

F: Qual sua expectativa para os primeiros seis meses como chief financial officer da ACG?

VA: Os próximos seis meses serão voltados para o estabelecimento da visão para a gestão financeira e para o fortalecimento da governança corporativa em toda a empresa. A ACG é uma organização global com fábricas localizadas em todo o mundo e, portanto, temos a necessidade de reforçar práticas e processos para garantir o cumprimento de todas as normas, legislações e regulamentos fiscais locais vigentes. Além disso, pretendo incentivar o desenvolvimento de parcerias com a ACG e promover a otimização de custos e a rentabilidade da empresa como um todo.

Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias:


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.