11 perfis de executivos no Instagram que são verdadeiras aulas para quem quer evoluir na carreira e nos negócios

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Com milhares de seguidores, Guilherme Benchimol [foto] e outros empreendedores são capazes de inspirar e oferecem dicas valiosas para ajudar quem quer chegar lá

Um relatório de 2019 realizado pela consultoria internacional de comunicação corporativa Brunswick mostra que as pessoas interessadas em conteúdos sobre finanças e negócios estão mais propensas a buscar essas informações nas redes sociais do que em mídias tradicionais. Entre esse público, 62% confirmou que o Instagram é a sua plataforma preferida para engajar, quase três vezes mais do que a porcentagem que indicou o LinkedIn ou o Twitter.

LEIA MAIS: 9 CEOs revelam o que pensam sobre o futuro do trabalho

Do ponto de vista dos profissionais, a exposição digital também é positiva. O mesmo levantamento mostrou que um a cada dois funcionários prefere trabalhar para CEOs que usam as redes sociais, enquanto três em cada quatro dizem confiar em líderes que são ativos online.

De olho nessa tendência de comportamento, a Forbes reuniu nove executivos brasileiros que se destacam no Instagram pelo conteúdo voltado a negócios, liderança e empreendimento. Veja, na galeria abaixo, quem são eles:

  • AD Junior (@Adjunior_real), head de marketing do Trace Brasil

    215 mil seguidores

    Head marketing da Trace Brasil, AD Junior passa sua mensagem para os seguidores de forma bem-humorada e acessível. Formado em comunicação e literatura inglesa, o executivo aborda temas como o racismo a partir de acontecimentos recentes na sociedade. A partir daí, o empresário promove discussões sobre representatividade negra no mundo dos negócios.

    Instagram
  • Alexandre Birman (@alebirman), CEO Grupo Arezzo

    136 mil seguidores

    Fundador da Schutz e CEO da Arezzo&Co, Alexandre Birman costuma usar seu perfil no Instagram não só para manter os seguidores atualizados sobre as movimentações da marca, como também para compartilhar algumas dicas sobre liderança e mercado. Birman passou a chamar ainda mais atenção do público após conseguir alavancar o crescimento da empresa de calçados mesmo durante o período mais crítico da pandemia. Com isso, o empresário usa sua experiência no varejo para falar sobre tendências de comportamento, como superar períodos de crise e o que o futuro guarda com a transformação digital e os novos modelos de trabalho.

    Reprodução/Forbes
  • Ana Fontes (@anafontesbr), fundadora de Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME

    37,4 mil seguidores

    Eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil em 2019 pela Forbes, Ana Fontes é a fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME. Seu perfil é principalmente voltado para o público feminino, com dicas para as mulheres que pensam em abrir um negócio e conselhos para aquelas que já chegaram lá. A publicitária também compartilha indicações de livros e filmes inspiradores para as seguidoras.

    Luciana Prezia
  • Luiza Helena Trajano (@luizahelenatrajano), presidente do conselho de administração do Magazine Luiza

    618 mil seguidores

    Luiza Helena Trajano, que esteve à frente das operações do Magazine Luiza durante seis anos, é também a terceira mulher mais rica do Brasil segundo a lista da Forbes de 2021, com um patrimônio de US$ 5,3 bilhões. A empresária compartilha em seu perfil as iniciativas da gigante varejista, atualmente comandada por seu filho, Fred Trajano, e sua participação em lives e eventos de negócios. Além do conteúdo sobre empreendedorismo e liderança, a executiva também publica trechos de suas entrevistas para o canal do YouTube “Eu Nunca Pensei Que”, programa que conta a história de brasileiros inspiradores.

    Tomas Arthuzzi
  • Fabrício Bloisi (@fabriciobloisi), CEO iFood e fundador do Grupo Movile

    4.421 seguidores

    Fabrício Bloisi é o fundador do Grupo Movile e atual CEO do iFood, aplicativo de entrega de refeições. Com um perfil quase 100% voltado para dicas corporativas e de mercado, o grande foco do executivo são temas ligados à inovação, empreendedorismo e meio ambiente. Membro do programa OPM (Owners/President Management) da Harvard Business School, Bloisi também promove lives temáticos com outros players do setor.

    Instagram
  • Geraldo Rufino (@geraldoarufino), fundador da JR Diesel

    1,1 milhões seguidores

    Ex-catador de latinha e conhecido no meio dos empreendedores por superar seis falências, Geraldo Rufino é fundador da JR Diesel. Com a experiência de quem viveu na pele o desafio de empreender do zero, o mineiro usa o perfil para contar a sua história de superação e ajudar aqueles que estão começando a se aventurar nos negócios.

    Divulgação
  • Guilherme Benchimol (@guilhermebenchimol), fundador e presidente executivo do conselho de administração da XP

    567 mil seguidores

    Guilherme Benchimol é o homem por trás da XP Inc., além de figurar entre as 20 pessoas mais ricas do Brasil, com um patrimônio de US$ 2,6 bilhões, de acordo com o ranking 2021 da Forbes. Por meio de seu perfil na rede social, o empresário mantém os seguidores atualizados sobre as movimentações da empresa, abrindo os bastidores das decisões da marca. Benchimol também aproveita para comentar dados do mercado brasileiro e do mundo.

    Rafael Baranda
  • Juliana Azevedo (@_ju_azevedo_), CEO da P&G

    2.659 seguidores

    Primeira mulher CEO da P&G Brasil, Juliana Azevedo compartilha dicas de comportamento, motivação e postura. A executiva também usa o perfil para divulgar sua participação em lives e para comentar as novidades da empresa. As publicações ainda ganham uma conotação pessoal com fotos antigas da família e do escritório da companhia.

    Reprodução/Forbes
  • Preto Zezé (@pretozeze), presidente da CUFA (Central Única das Favelas)

    74 mil seguidores

    Antes de ser presidente da CUFA (Central Única das Favelas), Preto Zezé trabalhava como lavador de carros em Fortaleza. Assim, o empresário usa a própria história para estimular outros empreendedores que estão começando suas trajetórias. No perfil também é possível encontrar discussões sociais e ações em prol da comunidade.

    Divulgação
  • Cici Navarro (@cicinavarro) – fundadora e diretora criativa da Dra.Cherie e do Café Cherie

    145 mil seguidores

    A ex-dentista Ana Cecilia Navarro, mais conhecida como Cici, é a fundadora da Dra.Cherie, marca de jalecos que a levou para a lista dos Under 30 da Forbes. Além de compartilhar conteúdo de lifestyle e bem-estar, a empresária também tira um tempo para publicar mensagens motivacionais para quem está crescendo na carreira. Toda segunda-feira, Cici publica uma frase para animar a semana dos seguidores – pode ser sobre zona de conforto, superação de obstáculos, persistência etc.

    Divulgação
  • Georgios Frangulis (@georgiosfrangulis) – fundador do Oakberry

    25 mil seguidores

    Georgios Frangulis é o fundador da rede de açaí Oakberry, assim como piloto da Porsche Supercup, principal campeonato da marca alemã. Em sua rede social, o empresário compartilha sobre suas duas paixões – o empreendedorismo e a velocidade. Assim, os seguidores se mantêm atualizados tanto dos resultados das corridas quanto dos bastidores das operações da rede.

    Divulgação

AD Junior (@Adjunior_real), head de marketing do Trace Brasil

215 mil seguidores

Head marketing da Trace Brasil, AD Junior passa sua mensagem para os seguidores de forma bem-humorada e acessível. Formado em comunicação e literatura inglesa, o executivo aborda temas como o racismo a partir de acontecimentos recentes na sociedade. A partir daí, o empresário promove discussões sobre representatividade negra no mundo dos negócios.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).