Recebeu uma avaliação de desempenho ruim? Saiba como reverter

Um feedback negativo vindo sem aviso pode abalar a moral de um profissional. Mas ainda há o que ser feito depois desse tombo.

Roberta Matuson
Compartilhe esta publicação:
Getty
Getty

Algumas atitudes podem ajudar a passar por esse momento duro da vida profissional

Acessibilidade


Você pensou que estava fazendo um ótimo trabalho. Na semana passada, seu chefe elogiou você por um projeto em que você estava trabalhando com a equipe. Você estava ansioso para receber uma ótima avaliação (junto com um aumento no salário). E então, seu chefe chamou você para  os resultados da avaliação anual. “Seu desempenho não está atendendo às minhas expectativas”. Você não consegue se lembrar muito do que foi dito depois que essa bomba caiu. Aqui vã algumas dicas para lidar com esse momento da melhor maneira possível.

SAIBA MAIS: Confira 6 dicas de carreira das C-levels para as mulheres em 2022

Agende uma reunião com seu chefe. Marque uma nova conversa, em outro momento, e prepare-se para entender com tranquilidade o que aconteceu.  Faça uma lista das áreas nas quais você busca um feedback específico, como por exemplo:

“Você pode me dar alguns exemplos específicos de onde errei o alvo?”

“Daqui para frente, quais métricas você usará para avaliar meu desempenho?”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“No futuro, caso essa situação volte a ocorrer, como você espera que eu lide com tal situação?”

Discorde. Digamos que você discorde totalmente da avaliação de seu chefe. Se for esse o caso, você terá que pesar os prós e os contras de resistir. Se você decidir continuar, aqui estão alguns tópicos para iniciar uma conversa.

“Ajude-me a entender como você chegou a essa conclusão.”

“Eu sinto que não recebi um tratamento justo aqui. Com sua permissão, gostaria de explicar. ”

“Gostaria de saber se você estava ciente de todos os fatos antes de escrever esta revisão. Posso apresentar meu lado da história? ”

Procurar por outro emprego. Durante sua revisão anual, a conversa confirmou o que você já sabe. Este trabalho não é para você. Se você gosta da empresa e ambos concordam que esse emprego é inadequado, peça ao seu chefe para ajudá-lo a encontrar um novo cargo internamente. Se for evidente que não importa o que você faça, não há como mudar essa situação e você prefere começar do zero, então agora é a hora de colocar seu currículo em ordem e começar sua procura de emprego.

Fazer nada. Claro, você sempre tem a opção de não fazer nada. Você pode melhorar seu desempenho com base no feedback que recebeu durante a reunião. Se você seguir esse caminho, eu recomendo fortemente que você verifique mensalmente com seu chefe para garantir que seu desempenho está indo na direção certa.

Não importa a direção que você vá, é melhor aprender com o que acabou de acontecer. Em algum lugar ao longo do caminho, houve uma falha de comunicação. No futuro, certifique-se de pedir feedback contínuo para evitar surpresas futuras.

Compartilhe esta publicação: