C-Suite: nova COO da WMcCann deixou carreira no direito para ingressar na comunicação

No C-Suite desta quinzena há movimentações nas áreas de comunicação, pagamentos e mais.

Martina Colafemina
Compartilhe esta publicação:

Renata Bokel deixou uma carreira consolidada no direito para ingressar na comunicação. Sua maior paixão é formar times diversos

Acessibilidade


Nesta quinzena, o C-Suite traz movimentações no mercado de comunicação, saúde, alimentação e mais. Pierre Wagner assume a presidência da Royal Canin. Fábio Spinelli é o novo head de nutrição da Nestlé. A GE Healthcare promoveu Carlos Magno Barreiros a diretor executivo para o Brasil. A adtech Seedtag anunciou cinco novos executivos para o Brasil e América Latina, incluindo o novo vice-presidente, Vitor Hernandez Bellote.

LEIA TAMBÉM: C-Suite: Nova CMO da GE Healthcare começou na empresa como estagiária

Com 20 anos de carreira, Renata Bokel assume o posto de COO e CSO da WMcCann, uma das principais agências de publicidade do Brasil. Aos 27 anos, ela decidiu deixar uma carreira consolidada no direito para começar do zero na comunicação. Sempre em movimento, a profissional em destaque no C-Suite desta quinzena tem paixão pela publicidade. Sua paixão é formar times diversos. 

Forbes: Quais os principais aprendizados de carreira até chegar nessa posição?

Renata Bokel:Uma das minhas maiores paixões durante esses 20 anos de carreira foi formar times diversos. Sempre acreditei na generosidade do saber, na multidisciplinariedade das equipes e em talentos diversos construindo juntos. E que precisamos estar abertos para as ideias que podem surgir de qualquer profissional. Eu sempre busquei ter uma carreira baseada em dados. Concluí o curso de direito e aos 27 anos resolvi largar meu título de doutora, com meu nome na placa da porta e tudo, para ser estagiária de comunicação. Aqui entendi que as palavras coragem, curiosidade e inquietude me acompanhariam para sempre. Após 15 anos em agências, resolvi ir para a IBM para entender o que estava acontecendo no mundo da tecnologia. Voltei para a WMcCann como CSO e agora estou assumindo essa nova posição na operação. É muito importante nunca pararmos de estudar e o que trago do direito e que é imprescindível é que precisamos nos preparar para todos os casos com argumentos concretos e comprovações. A publicidade pede muito isso hoje.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

F:Quais as principais transformações do mercado publicitário e o que é necessário para alcançar a liderança nessa indústria?

RB:Um dos maiores desafios desse mercado é entender que ele muda e que vai sempre mudar. Nos últimos tempos, ele está mudando cada vez mais rápido. É um mercado dinâmico, que se sofistica a cada dia, principalmente na questão de como você entrega a mensagem da sua marca ao consumidor, mas ao mesmo tempo, é um mercado que te inspira a sempre se atualizar e abraçar o novo. Acho que o grande segredo para não perder o foco é amar a mudança. Amar a adaptação. Amar o que tem para o futuro e não ficar olhando para o passado. O passado é importante para aprendermos, mas a grande chave desse mercado é conseguir entender para onde ele está indo, e principalmente, as mudanças de comportamento do consumidor. Ele é a chave para a gente destravar o futuro.

F:Qual seu papel como mulher e líder em uma indústria que vive uma transformação profunda baseada, sobretudo, em diversidade e novas dinâmicas de negócios?

RB: Eu preciso servir como exemplo de que é possível. Quando você olha para cima e vê que uma mulher chegou lá. Eu tenho a sorte de olhar para cima e ver a inspiração que é a Suzanne Powers, CEO da McCann Worldgroup. E tive sorte de ter líderes homens que foram aliados. No passado, quando comecei minha carreira, eu tive pouquíssimos exemplos femininos que estavam em cargos de liderança. Vim de uma família matriarcal. Minha mãe era executiva da Vogue e sempre fui acostumada a ter perto de mim figuras femininas muito fortes. Mas, ao mesmo tempo, sempre vi minha mãe usar terninhos para não parecer tão feminina. Hoje, o meu maior dever como líder feminina é inspirar, ajudar e principalmente fomentar o caminho para que as mulheres se sintam acolhidas e tenham cada vez mais oportunidades. Eu gostaria de ser uma porta de entrada para essas mulheres que gostariam de entrar no mercado de comunicação. Eu quero ser uma líder que inspira e puxa mais mulheres diversas para a conversa.

  • Alexandre Viola é o novo COO da Skedway, plataforma de gestão em trabalho híbrido. Com mais de 10 anos de experiência neste meio de administração de empresas, fundou uma das primeiras legaltechs do Brasil, a Arbitranet. Entre suas especialidades estão inovação, tecnologia para startups e liderança de equipes.

  • Gaspar Lins assume como COO do banco Digio, braço digital do Bradesco. Ele já atuava como CTO da empresa desde agosto de 2021 e agora assume este novo desafio

  • A Movidesk anunciou Sandro Ivo Pionkowski para o cargo de CSO. Responsável pela área de vendas, Sandro terá a missão de contribuir para a expansão da startup no mercado brasileiro

  • Sheynna Hakim é a nova CEO da BNP Paribas Cardif no Brasil. Hakim possui uma grande experiência no mercado financeiro, de seguros e de tecnologia. Trabalhou no banco Itaú, onde foi head de produtos, digital e inovação, no PayPal como diretora comercial e na startup de seguros Pitzi como piretora de produtos.

  • Glaucia Hora assume como gerente de marketing digital da CM.com, empresa de comércio conversacional no Brasil. A contratação da executiva, que também obteve experiência internacional em Dublin, na Irlanda, acontece simultaneamente com a chegada da empresa ao país.

  • Michel Araújo é o novo vice-presidente na América Latina e Caribe da Infovista, especialista em redes de última geração como o 5G. Ele assume os negócios da empresa na região com a missão de atingir 50% de crescimento até o final de 2022. No mercado de telecomunicações há 20 anos, Araújo contribuiu com a chegada de algumas tecnologias ao Brasil, como o primeiro serviço de vídeo on demand, plataformas de convergência fixo móvel e soluções de voz sobre IP. Passou por empresas como a NEC Corporation, a NSFOCUS e a F5 Networks Brasil, nas quais já atuava em todo o mercado latino-americano

  • A adtech espanhola Seedtag acaba de reforçar seu time com a contratação de cinco novos executivos para a atuação no Brasil e na América Latina. Entre os novos integrantes estão Vitor Bellote (VP publishers LATAM), Luiz Cláudio dos Santos Faria (growth strategist ), Paula Rye Nakahara (growth strategist ), além de Juliana Valbueno e Deborah Cristina da Silva Rocha (sales managers). O novo VP publishers LATAM, Vitor Hernandez Bellote, terá a missão de desenvolver os produtos da Seedtag nos mercados da América Latina, melhorando as parcerias existentes por meio de novos produtos do mix da empresa, além de expandir a atuação da adtech com novos contratos locais e regionais. O executivo acumula passagens por companhias como Rede Globo, TV Record/R7.com, Microsoft, AOL, Verizon, Havas e IPG Group

  • A executiva Jandaraci Araújo é a nova CFO da 99 Jobs. Ela será responsável pela área financeira e jurídica, além de estruturar a empresa para novas rodadas de captação. Com mais de 25 anos de carreira, Jandaraci é executiva do mercado financeiro, com atuação na área de sustentabilidade. Foi subsecretária de empreendedorismo de micro e pequenas empresas do estado de São Paulo e diretora executiva do Banco do Povo Paulista

  • A Tray, unidade de negócios da Locaweb, anuncia Carolina Livolis como nova head de produtos da marca. Livolis está há mais de quatro anos atuando na Locaweb e na Tray iniciou sua trajetória há seis meses como gerente executiva, ficando à frente de produto, experiência, growth, comunicação e dados.

  • A Revelo, startup de recrutamento em tecnologia, anuncia Rohan Kulkarni como novo CMO no Brasil. Antes de chegar à companhia, Kulkarni teve experiências em diferentes funções nos setores de tecnologia, pagamentos, SaaS, biotecnologia e mídias sociais. No último ano, foi head de brand performance and market insights na empresa Toptal, startup de tecnologia do Vale do Silício.

  • Pierre Wagner é o novo presidente da Royal Cannin Brasil. O médico veterinário tem 28 anos de história dentro da empresa e atuava, anteriormente, como presidente da companhia no México

  • Guilherme Portugal assumiu a posição de diretor de transformação de RH da Mercer Brasil. O objetivo do executivo é contribuir nas iniciativas dos clientes e parceiros para a evolução de suas práticas, processos, organização, analytics e tecnologia para RH.

  • A Zendesk, empresa de software de atendimento e experiência do cliente, anuncia a chegada de Walter Hildebrandi para o posto de CTO para a região da América Latina. Com mais de 23 anos de experiência no mercado de tecnologia, tendo atuado por dez deles com experiência do cliente, Hildebrandi tem passagens pela Oracle, EY, IG/Brasil Telecom e Netshoes

  • Carlos Magno Barreiros é o novo diretor-executivo da GE Healthcare para o Brasil. Na empresa há 30 anos, o executivo já ocupou diferentes cargos. Em sua nova função, Magno liderará os times para aumentar a capilaridade da empresa e acesso à tecnologia no país, ajudando na manutenção e melhoria das relações com os clientes

  • A Nestlé Brasil nomeou Fabio Spinelli como head da unidade de nutrição infantil. O executivo iniciou sua carreira no grupo Nestlé na Dairy Partners Americas (DPA), joint-venture formada pela Nestlé e a cooperativa neozelandesa Fonterra, liderando um expressivo crescimento nas vendas e na rentabilidade do negócio

Alexandre Viola é o novo COO da Skedway, plataforma de gestão em trabalho híbrido. Com mais de 10 anos de experiência neste meio de administração de empresas, fundou uma das primeiras legaltechs do Brasil, a Arbitranet. Entre suas especialidades estão inovação, tecnologia para startups e liderança de equipes.

Compartilhe esta publicação: