Aprenda a fazer o seu tempo render mais

Christopher Allen
Christopher Allen

Saiba como se organizar para fazer seu dia parecer mais longo

Produtividade é a palavra do momento. Já notou como a cada dia você realiza duas, três, quatro tarefas ao mesmo tempo? Você pinta as unhas enquanto ajuda seu filho com a lição de casa, faz abdominais enquanto assiste à novela, marca consulta no dentista enquanto leva o cachorro para passear…

Seria insano se não fosse tão prático, não é mesmo? Mas, ainda assim, há vezes em que os nossos dias parecem não ter horas suficientes, e nossos compromissos se acumulam para o dia seguinte. Segundo o psiquiatra Roberto Shinyashiki, de São Paulo, o desafio vai além de otimizar o tempo: é preciso saber se organizar e manter o foco para que o dia seja 100% produtivo.

Anote as dicas abaixo:

Não se renda às distrações: E-mails que lotam nossas notificações no celular, pedidos de solicitações de amizades nas redes sociais, a notícia bombástica sobre seu ídolo no Twitter, além daquela fuçadinha básica no Facebook dos amigos. Quem resiste às distrações da internet? A grande questão aqui, conforme explica Shinyashiki, é que tudo aquilo que nos pede uma “resposta imediata” precisa ser organizado. “É fundamental que você faça uma lista do que é prioridade na sua vida e tente, a todo custo, manter-se nela.” Portanto, se até aquela conferida nas atualizações do Instagram parece fundamental para que sua vida se mantenha nos eixos, é necessário agendar um horário para se dedicar às redes sociais e, lógico, não cair na tentação de dar uma espiadinha a todo momento.

Esvazie seu cérebro: Sabe aquele monte de compromissos que martelam na sua cabeça, inclusive durante a madrugada? É o carro que precisa ser levado para a revisão, o uniforme escolar das crianças que você tem de encomendar, o remédio da sua sogra que você prometeu comprar ainda nesta semana, a conta para encerrar no banco… Tudo isso precisa ser “esquecido” assim que você chega em casa quando acaba o expediente. “Liste todos os compromissos que ficaram pendentes e esvazie sua mente. Se você continuar pensando nos problemas, sua noite será de insônia e preocupação e você não terá energia suficiente no dia seguinte para correr atrás do que ainda não foi resolvido.”

Organize suas pendências: Agora é hora de listar seus compromissos em ordem de prioridade. Que tal começar pontuando quais dessas pendências você pode delegar ou pedir ajuda de terceiros, como sua mãe, marido ou irmãos? Você não precisa sentir vergonha ou menos capaz se pedir ajuda a eles vez ou outra. Então, foco no que é de fato importante e intransferível. São esses os problemas que você deve resolver primeiro.

Crie uma rotina: Shinyashiki diz que um dia produtivo é capaz de alterar uma semana inteira. Por isso, a importância de criar uma rotina. “Ao criar um cronograma diário, sua semana passa a ser mais produtiva. Consequentemente, semanas produtivas, levam a meses produtivos.” Procure incluir nos seus dias alguns rituais, como rezar ao acordar e fazer uma caminhada por pelo menos dez minutos… Depois, organize sua “lista do dia”, definindo qual será a ordem das suas atividades. “Um grande erro é correr atrás de um compromisso a partir do momento em que você se lembra dele. Isso só deixa você mais ansiosa e estressada”, ressalta.

Divida seu tempo: Não adianta passar cinco horas seguidas focada no mesmo projeto se vira e mexe algo distrai sua atenção. O ideal é que você divida o seu tempo em blocos de qualidade, e não quantidade. Coloque o celular para despertar a cada uma hora. Durante esse tempo, mergulhe de cabeça no seu compromisso e não deixe que ninguém te interrompa. Assim que o relógio tocar novamente, faça uma pausa, tome um café, converse com um amigo sobre um assunto mais tranquilo. Esse tempinho livre é fundamental para relaxar a mente e turbinar o cérebro. Aí, então, dê início a um novo projeto ou então continue aquele em que você estava trabalhando.

Avalie a sua lista: Depois de jantar e tomar um banho, pegue a sua lista de compromissos e veja o que não foi possível resolver e ficou para amanhã. E deixe de fato para o dia seguinte! Nada de pensar no compromisso a cada cinco minutos. Você precisa de um tempo para a vida pessoal. Precisa de um momento para curtir os filhos, o marido ou até para não fazer nada.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).