A importância de uma comunicação direta e assertiva

Getty Images / Thomas-Barwick
Getty Images / Thomas-Barwick

É necessário prática para expessar os desejos com habilidade

Nem sempre é fácil expressar nossos desejos, é verdade. Não queremos correr o risco de parecermos insistentes, exigentes ou até sermos rejeitadas.

Entretanto, pedir o que a gente quer é uma parte necessária da vida e, acredite, eu aprendi no dia a dia que, quanto mais a gente pratica, mais fácil essa habilidade se torna.

Precisa melhorar essa técnica de comunicação? Confira abaixo cinco tipos de perguntas que eu quero que você pratique a partir de agora:

Peça com convicção

A primeira pergunta é pra você: questione se aquilo é realmente o que você deseja. Somente quando você tiver certeza de seus verdadeiros desejos, você terá coragem de persegui-los e de expor suas vontades para o mundo.

Peça com consciência

Cada pedido vem com um preço. Por exemplo: pedir um aumento de salário pode significar, não apenas uma conversa tensa com seu chefe, como também a certeza de que você passará a receber algumas responsabilidades e tarefas adicionais. Esse é o custo e você precisa estar disposta a fazer o que é necessário. Não podemos aproveitar o benefício, se não pudermos pagar seu valor.

Peça sem medo

O medo é um obstáculo que bloqueia nossa capacidade de pedir (e receber!) E não estou falando apenas do medo de fazer sua voz ser ouvida, não. Mas sim sobre o medo de conseguir o que quer e talvez perceber que aquilo não é tudo o que você esperava que fosse. Ou então: o medo da responsabilidade, o medo de perder, o medo de não ser boa o suficiente, o medo do que vem em seguida… Tudo isso é comum, e pode atrapalhar a busca pelo o que você mais anseia.

Peça com confiança

Quando você não acredita que merece o que quer que esteja pedindo, você não está disposta a receber por aquilo. Aí, na maioria das vezes, isso fica tão transparente que dificilmente seu pedido será atendido. É assim que o universo funciona: se você não confiar nele (e em você!), ele não vai agir a seu favor.

Peça sem expectativas

Quando você quer algo, pode ser necessário pedir mais de uma vez – e sem se prender demais à resposta que recebeu nas tentativas anteriores. Quer amor? Peça, mas saiba que ele pode não vir da maneira que você imagina. Quer crescer na carreira? Entenda que você pode chegar lá, mas talvez não na área, na posição ou no momento em que você planejou. Pedir e receber o que você quer, significa manter a fé de que você vai chegar lá, mesmo que o resultado não apareça do jeito que você esperava. Lembre-se: não existe maior ato de coragem do que se permitir ser vulnerável!

E, principalmente: peça com clareza!

Uma vez, uma amiga me contou que, na véspera do Dia das Mães, deu todas as indiretas possíveis para os filhos e marido de que queria um café na cama de presente. Quando ela acordou, seu marido já havia se levantado e ela escutou barulhos de panelas de conversas na cozinha. Resultado? Ansiedade a mil, e um sorriso de orelha a orelha. De repente, ela ouviu a porta da frente se fechar e, em seguida, silêncio.

Ao se dirigir para a cozinha, percebeu que a mesa estava cheia de restos do café da manhã e louças para lavar. Seu marido e os filhos tinham seguido com a rotina do dia, sem ela. Depois de chorar, se sentir frustrada e até brigar, ela descobriu que ninguém na casa dela recebeu a mensagem que ela esperava o café da manhã na cama, mas sim que queria dormir até tarde e ter um tempo só pra ela.

Esperar que alguém leia a sua mente – mesmo que sejam pessoas super próximas a você – é injusto e irreal. E vice-versa! Você pode supor que sabe o que o outro está pensando, mas, na verdade, nenhum de nós tem esse poder. É preciso pedir, contar, explicar. Só porque outras pessoas te conhecem bem, não significa que elas saibam tudo o que se passa na sua mente.

Peça o que você quer – e pergunte aos outros o que eles querem. Seja proativa, clara, direta e assertiva na comunicação. Nunca é tarde para aprender e modelar uma maneira mais madura de se relacionar, inclusive com aquelas pessoas que você convive há anos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).