Mercados calmos, mas ainda com atenção ao coronavírus

Getty Images
Getty Images

Após feriado, bolsas chinesas voltam com fortes perdas. Demais mercados operam, por ora, sem estresse

As bolsas chinesas voltam a operar hoje (3) após o recesso pelo feriado de Ano Novo Lunar e as quedas são fortes, num movimento de correção com as perdas expressivas nos mercados globais no período em que estiveram fechadas devido à propagação do coronavírus.

O índice Shanghai Composite caiu 7,72% aos 2.746 pontos e o Shenzhen perdeu 8,45% aos 9.779 pontos.

LEIA TAMBÉM: Ibovespa encerra janeiro negativo

No restante do mercado asiático, o Nikkei (Japão) foi exceção com queda forte de 1,01%.

Demais índices da Ásia demonstraram cautela dos investidores, com Hang Seng (Hong Kong) com alta de 0,17% aos 26.356 pontos e Kospi (Coreia) com ligeira baixa de 0,01% aos 2.118 pontos.

Na Europa, as bolsas operam até o momento com menor estresse e índices em altas moderadas.

Os índices futuros do mercado norte-americano também têm valorização.

No mercado de commodities, a tensão foi reduzida da mesma maneira neste início de semana.

O petróleo, no entanto, merece atenção pela mobilização da OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, discutindo uma solução para a queda no preço do barril da commodity em função de uma eventual baixa na demanda pela disseminação do coronavírus.

Além do foco no noticiário sobre a propagação da doença pelo mundo, os investidores terão uma agenda de indicadores econômicos bem carregada nesta semana. Hoje, haverá a divulgação de dados de Produção industrial e Balança comercial semanal no Brasil e, nos Estados Unidos, Gastos de construção e dados da Indústria de manufaturados.

Na quarta-feira, o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, terminará sua reunião de dois dias com o anúncio da decisão sobre a taxa básica de juros no Brasil. Atualmente, a Taxa Selic está em 4,5% ao ano.

****

Luciene Miranda é jornalista especializada em Economia, Finanças e Negócios com coberturas independentes na B3, NYSE, Nasdaq e CBOT

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).