Instituições disponibilizam cursos online gratuitos para o período de quarentena

Getty Images
Getty Images

Apesar do distanciamento social, é possível encarar a quarentena como uma oportunidade para estimular novos aprendizados e até adotar um novo rumo na carreira

Em meio às constantes atualizações sobre a pandemia de Covid-19, foi divulgado no dia 19 de março pelo MEC (Ministério da Educação) a autorização para instituições federais de ensino superior aderirem ao ensino à distância. Com a disseminação da doença, as recomendações das autoridades sanitárias do mundo inteiro são para que a população permaneça em casa, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

Apesar do distanciamento social, é possível encarar a quarentena como uma oportunidade para estimular novos aprendizados e até adotar um novo rumo na carreira. Nesse contexto, a metodologia de Ensino a Distância (EAD) têm ganhado ainda mais força uma vez que não só representa uma saída para a restrição de circulação, mas também conta com maior flexibilidade de horários e economia de tempo e dinheiro em deslocamentos. “A educação empreendedora será o grande agente transformador do futuro do nosso país. Neste cenário especialmente delicado, aprender de casa é a maneira mais indicada e mais eficiente para estimular a mente, ampliar o conhecimento e aumentar suas chances de sucesso no mercado”, afirma o empresário Janguiê Diniz, fundador e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

VEJA MAIS: Líderes de ensino online na China faturam US$ 3,2 bilhões com crise do coronavírus

A iniciativa sem fins lucrativos focada no apoio de empreendedores que surgiu em fevereiro de 2019 tem se consolidado no cenário atual de valorização do ensino a distância durante o isolamento de modo a disponibilizar gratuitamente em sua plataforma mais de 300 cursos online em diversos segmentos, todos voltados ao crescimento pessoal e profissional bem como o desenvolvimento da capacidade empreendedora.

As opções englobam também temas de tecnologia, marketing, saúde, exatas, humanas, ensino infantil além de programas específicos para quem está em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado. O portal ainda conta com cursos cedidos pela IBM, disponibilizados de forma gratuita após assinatura de convênio com a multinacional.

Além do Instituto Êxito, veja abaixo outras plataformas e instituições educacionais de renome que disponibilizam diversos cursos gratuitos online:

  • Endeavor

    A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de apoio aos empreendedores, está disponibilizando acesso gratuito a conteúdos exclusivos, desenvolvidos a partir da experiência e aprendizado da rede global da companhia – que conta com grandes nomes do ecossistema empreendedor -, para guiar as scale-ups (empresas com modelo escalável e inovador) em seus principais desafios nesse momento e ajudá-las a encontrarem soluções para transformarem seus negócios. Os temas variam desde criação e adaptação de produtos e serviços, acesso a crédito, impacto financeiro até legislação trabalhista e dicas de grandes empreendedores, como Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn. Para acessar os conteúdos, basta entrar no site da Endeavor.

    Getty Images
  • Instituto Êxito de Empreendedorismo

    Entre as mais de trezentas opções oferecidas pela plataforma do Instituto Êxito de Empreendedorismo, estão os cursos de “investimento e educação financeira”, “técnicas de blockchain” e “A arte de empreender”, lecionado por Janguiê Diniz. Clique aqui para ver todos os cursos.

    Getty Images
  • Little Kickers

    A Little Kickers, rede que une inglês e futebol dentro da mesma proposta de aula disponibilizou vídeos, no canal do Youtube, que ensinam passo a passo exercícios associados com o inglê que os pais possam fazer (dentro da metodologia da empresa) com os filhos de um ano e meio até 7 anos. Toda semana, a franquia brasileira lança os conteúdos para praticar esporte e aprender inglês em casa. A ideia é impactar positivamente na vida de muitas crianças ao transmitir valores e mostrar que falar inglês e fazer atividade física é muito divertido.

    Divulgação
  • EF English Live

    Em meio a quarentena, a EF English Live, maior escola de inglês online do mundo, está oferecendo gratuitamente 30 dias de acesso ao curso online, que reúne mais de 2000 horas de cursos, planos de estudo pessoal e certificados. Nos últimos meses, a empresa aumentou a disponibilidade dos professores bilíngues português-inglês que atuam no ensino nos primeiros níveis, para que os alunos possam se sentir apoiados no início do aprendizado. Clique aqui para se inscrever.

    Getty Images
  • Hotmilk

    Para diminuir os impactos do novo coronavírus na economia dos pequenos empreendedores, a Hotmilk – Ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) preparou um programa totalmente online e gratuito para auxiliar startups a passarem pela crise da pandemia. Durante o Speed Up Evolution as empresas receberão apoio para a captação de recursos, conexão com players estratégicos, além de mentoria e workshops online com especialistas em inovação, empreendedorismo e com conhecimento técnico em diversas áreas essenciais para uma startup. Clique aqui para se inscrever.

    Getty Images
  • Sebrae e Abrasel

    O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), oferece uma série de cursos online gratuitos para empreendedores do ramo de alimentação fora do lar. Dentre as opções disponíveis na plataforma estão: “Como aumentar minhas vendas usando canais de delivery”, “Qualidade e Segurança de Alimentos, Gerenciamento de Fornecedores e Marketing Digital”. Para acessá-las, clique aqui.

    Getty Images
  • Toro Investimentos

    A fintech brasileira liberou gratuitamente seu curso online de finanças pessoais “Jogo da Vida” por tempo indeterminado. O treinamento é organizado em seis módulos com mais duas aulas bônus e os conteúdos tratam de como tirar planos do papel, fazer um bom orçamento familiar, administrar gastos, investir, planejar aposentadoria, entre outros assuntos. O programa é indicado para qualquer pessoa e não há necessidade de nenhum conhecimento prévio em finanças. Para acessá-lo, basta clicar aqui e se cadastrar.

    Getty Images
  • SENAI

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial vai disponibilizar até junho 100 mil vagas gratuitas em cursos a distância voltados à indústria 4.0. Divididos em módulos, eles incluem temas ligados à tecnologia, como Blockchain, Lean Manufacturing e BIM (Building Information Modeling) . Para acessar todas as opções, que têm mais de 20 horas de duração, basta entrar na plataforma “Mundo SENAI”, onde será necessário fazer um cadastro simples.

    Getty Images
  • EY

    A multinacional de serviços profissionais Ernst & Young Global Limited está disponibilizando, por meio da EY University (EYU), uma das mais premiadas universidades corporativas do mundo, uma série de aulas online que visa ajudar as pessoas a ampliarem seus conhecimentos no período de isolamento, além de apoiar pequenos empresários que neste momento tendem a sofrer um grande impacto. O conteúdo oferecido reúne temas de gestão e softskills, como atração de audiência e público bem como apresentações. Clique aqui para acessá-lo.

    Getty Images
  • Intelbras

    A Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias, está disponibilizando 157 cursos on-line gratuitos para aqueles que desejam se aperfeiçoar profissionalmente durante a quarentena. Os treinamentos são focados em gestão de negócios, vendas e atendimento ao cliente os estudantes recebem certificados após a sua conclusão. “Técnicas de vendas: cross selling e up selling” “Introdução para Negociação de Alta Performance” e “Estratégias de Marketing para Alavancar os Seus Negócios” são alguns exemplos de cursos disponíveis. Clique aqui para ver todas as opções.

    Getty Images
  • EnglishBay

    A escola de inglês online, disponibilizou, em meio a quarentena, o curso completo de inglês “Aprenda Falando”, pelo seu canal do Youtube. Ao todo, são sete módulos com 10 aulas cada um; todas as lições possuem PDFs com exercícios, que foram anexados nas descrições dos vídeos. O curso é voltado para iniciantes e vai até o nível intermediário.

    Getty Images
  • Cogna

    A desenvolvedora de soluções educacionais disponibilizou diversos cursos gratuitos online por conta do isolamento. No segmento de Ensino Superior, a plataforma “Aliança Brasileira pela Educação” oferece 51 opções com certificado de conclusão que incluem “Empreendedorismo”, “Desenvolvimento de Carreira” e “Conceitos e Técnicas HTML”. Para acessá-las, basta clicar aqui e se cadastrar.

    Getty Images
  • XP

    A Corretora de valores brasileira acaba de criar um curso exclusivo e gratuito “Como investir no cenário instável do Coronavírus” que será dado por alguns dos principais especialistas da empresa. As aulas online serão divididas em cinco módulos e além de apresentarem a contextualização do momento atual, explicam medidas adotadas recentemente como circuit breaker e VIX, os impactos da crise nos diferentes setores da economia e como o investidor pode organizar sua carteira, ativo por ativo. Clique aqui para entrar no site de acesso ao conteúdo.

    Getty Images
  • Por conta do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, a plataforma de serviço On Demand passou a oferecer gratuitamente todo seu conteúdo que conta com mais de 120 cursos das mais diversas áreas do conhecimento. Entre os destaques do acervo do aplicativo estão “Grandes Questões da Humanidade” e “Por Trás das Startups” com o especial “Fora da Curva” que inclui CEOS de grande empresas. Para acessar todas as opções é só baixar o app e se inscrever fazer login na plataforma com seu e-mail.

    Getty Images
  • PUCPR

    A Slash Education, plataforma de lifelong learning da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que oferece aulas de criatividade, empreendedorismo e soft skills disponibilizou quatro cursos online gratuitamente. As opções são “Empreendedorismo com ideias na rua”, “Carreira e Futuro: uma jornada que começa hoje”, “ Ética pra quê?” e “Biomimética: natureza como fonte de inspiração e inovação – para os negócios e para a vida”. Clique aqui para acessar todo o conteúdo.

    Getty Images
  • Fundação Estudar

    A Instituição focada na formação de lideranças, lançou a “Trilha de Desenvolvimento”, uma página com com conteúdos exclusivos e gratuitos relacionados a competências fundamentais para o mundo do trabalho atual. Os materiais estão divididos nas temáticas “Autoconhecimento”, “Liderança”, “Processos Seletivos”, “Inteligência Emocional” e “Comunicação Interpessoal”. Clique aqui para ver todas as opções.

    Getty Images
  • Perestroika

    A Perestroika, uma das mais renomadas escolas de metodologias criativas do país, disponibilizou gratuitamente online, por conta do isolamento ocasionado pelo coronavírus, seu curso Clip sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência. Clique aqui para acessá-lo.

    Getty Images
  • Google

    A gigante da tecnologia oferece cursos online e gratuitos em diversas áreas como marketing digital, desenvolvimento na web, empreendedorismo e e-commerce. “Encontre o sucesso com o Google Analytics”, “Crie a sua loja online”, “Como utilizar o marketing de conteúdo” e “Transforme dados em insights” são algumas das 23 opções de tutoriais oferecidos pela plataforma “Ateliê Digital” do Google . Para acessá-los, basta clicar aqui e se cadastrar no gmail.

    Getty Images
  • Udemy

    A plataforma EAD Udemy, disponibiliza mais de 400 cursos gratuitos que envolvem desde técnicas de Excel até programação para crianças com ferramenta do MIT. Além disso, muitos professores liberaram suas aulas gratuitamente como o instrutor global da empresa Chris Haroun, que leciona mais de 50. Clique aqui para para ver todas opções da plataforma e e aqui a fim de verificar diretamente os cursos de Haroun.

    Getty Images
  • FGV

    A instituição de ensino superior Fundação Getúlio Vargas, disponibilizou 55 cursos totalmente gratuitos em sua plataforma online que incluem “Como Gastar Conscientemente”, “Como organizar o orçamento familiar” e “Introdução à Administração Estratégica”. Clique aqui para para ver a lista completa das opções oferecidas.

    Reprodução/Instagram
  • Harvard

    A Universidade de Harvard, umas das instituições privadas educacionais de maior prestígio do mundo, disponibiliza mais de 50 cursos gratuitos em sua plataforma de ensino online. As opções oferecidas são divididas em 14 áreas, como “Artes e Design”, “Negócios e Gestão”, e “Ciência de Dados”. Um destaque é o “CS50′s Introduction to Computer Science” (CS50’s Introdução à Computação Científica). Clique aqui para ver todos os cursos, que são em inglês.

    Getty Images / PatrixXo
  • Insper

    O Instituto de Ensino e Pesquisa, disponibilizou por meio da plataforma “Coursera” quatro cursos online de inscrição gratuita nas áreas de marketing digital, finanças, negócios e economia. As opções são “Introdução ao Marketing Analítico”, “Administração Financeira”, “Gestão de Operações” e “Capitalismo Consciente”. Clique aqui para acessar.

    Getty Images
  • LinkedIn

    A plataforma social tem dez cursos disponibilizados gratuitamente focados em desenvolvimento de carreira que englobam assuntos como gestão de equipes virtuais, gerenciamento de tempo, como vencer a procrastinação e de que forma desenvolver resiliência. Clique aqui para ver.

    Getty Images
  • Veduca

    Os cursos de gestão de tempo e comunicação estão disponíveis na plataforma EAD Veduca. Clique aqui para acessá-los.

    Getty Images
  • USP

    A Universidade de São Paulo disponibiliza atualmente 16 cursos de inscrição gratuita na plataforma Coursera que englobam temas como marketing digital, econometria, design de interface, ciência da computação, entre outros. Um dos destaques é uma parceria da USP com a Universidade da Califórnia em Irvine, que deu origem a um programa integrado de quatro cursos sobre princípios e práticas da gestão de projetos. Clique aqui para ver todas as opções.

    Getty Images
  • Unesp

    A Universidade Estadual Paulista oferece mais de 60 cursos online de inscrição gratuita nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Algumas opções são “Relações e Procedimentos no Ambiente de Trabalho” e “Ambiente Virtual e Aprendizagem Moodle”. Clique aqui para acessá-las.

    Getty Images
  • Unicamp

    A Universidade Estadual de Campinas disponibiliza dez cursos online de inscrição gratuita também na plataforma Coursera nas áreas de tecnologia, economia, empreendedorismo, música, entre outros. São eles: “Desenvolvimento e Design de Aplicativos para iPhone”, “Conceitos Básicos de Logística e Suplly Chain” e “Princípios Gerais da Técnica do Violino e da Viola de Arco”. Clique aqui para ver todas as opções.

    Getty Images / -SOPA-Images-Colaborador
  • Ivy League

    Além de Harvard, sete outras universidades que formam a o conjunto das instituições de ensino mais prestigiadas mundialmente “Ivy League” – Yale, Princeton, Cornell, Universidade da Pensilvânia, Brown, Dartmouth e Columbia – oferecem cursos grátis online (em inglês). Alguns deles são “Algorithms, Part I” (Algoritmos Parte I) da “Universidade de Princeton”, “The Computing Technology Inside Your Smartphone” (A Tecnologia de Computação Dentro do seu Smartphone) e “Viral Marketing and How to Craft Contagious Content” (Marketing Digital e Como Criar Conteúdo que Viraliza), da Universidade da Pensilvânia. Para acessá-los, é preciso entrar nos sites das entidades.

    Reprodução/Instagram

Endeavor

A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de apoio aos empreendedores, está disponibilizando acesso gratuito a conteúdos exclusivos, desenvolvidos a partir da experiência e aprendizado da rede global da companhia – que conta com grandes nomes do ecossistema empreendedor -, para guiar as scale-ups (empresas com modelo escalável e inovador) em seus principais desafios nesse momento e ajudá-las a encontrarem soluções para transformarem seus negócios. Os temas variam desde criação e adaptação de produtos e serviços, acesso a crédito, impacto financeiro até legislação trabalhista e dicas de grandes empreendedores, como Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn. Para acessar os conteúdos, basta entrar no site da Endeavor.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).