15 dicas de Mari Saad para empreender no digital

Aos 23 anos, Mari Saad coleciona mais 1,5 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, 2,6 milhões de seguidores no Instagram e quase 500 mil fãs no Facebook.
Aos 23 anos, Mari Saad coleciona mais 1,5 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, 2,6 milhões de seguidores no Instagram e quase 500 mil fãs no Facebook.

Aos 23 anos, Mari Saad coleciona mais 1,5 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, 2,6 milhões de seguidores no Instagram e quase 500 mil fãs no Facebook

Nascida em Jales, interior de São Paulo, a digital influencer Mari Saad, eleita Under 30 pela Forbes na edição 2018, tinha a pretensão de cursar Medicina. Os ventos começaram a mudar quando, ainda no colegial, a jovem descobriu o universo da maquiagem a partir da rotina e envolvimento da mãe com os produtos de beleza.

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A carreira da influenciadora digital começou com o desejo de conseguir o próprio dinheiro ainda no ensino médio e, aos poucos, a atividade foi ganhando novas proporções. “Eu era aquela que maquiava as amigas para as festas da escola. Como eu morava no interior, conseguia divulgar bem meu trabalho – às vezes precisava faltar à aula para dar conta da demanda. Quando chegou a época de prestar vestibular eu já estava muito envolvida com a maquiagem e acabei não sendo aprovada.”

Já com blog e canal no YouTube sobre o universo da beleza, Mariana mudou-se para São Paulo na tentativa de se preparar e, mais uma vez, tentar a vaga na faculdade de Medicina. Sem conseguir comparecer ao primeiro dia de aula no curso preparatório por conta dos trabalhos como maquiadora, a jovem entendeu que seu caminho era outro. A partir de então, com o prazo de um ano estipulado pelos pais para fazer sua escolha de carreira acontecer, a influencer passou a se dedicar em tempo integral à maquiagem.

Hoje, aos 23 anos, Mariana coleciona mais 1,5 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, 2,6 milhões de seguidores no Instagram e quase 500 mil fãs no Facebook. Além de assinar linhas de pincéis, sombras e batons líquidos para as marcas Océane e Payot, a jovem empreendedora espera lançar sua própria marca de cosméticos ainda este ano.

Veja, na galeria de imagens a seguir, 15 dicas de Mari Saad para empreender de forma sólida no universo digital:

  • 1. Estabeleça metas

    Estipule prazos e determine o que será investido em seu negócio para que ele aconteça. Entrar de cabeça e sem planejamento pode levar facilmente à frustração, caso as coisas não corram como o esperado.

    “Tive o apoio dos meus pais, mas eles estipularam o prazo de um ano para que eu ganhasse dinheiro com a maquiagem. A ideia era que eu não me frustrasse ou investisse nisso com tudo.”

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  • 2. O conhecimento é a maior arma do seu negócio

    Por mais que as redes sociais façam parte da vida e rotina de qualquer pessoa, seu uso como ferramenta de trabalho requer conhecimentos mais profundos e abrangentes. Procure compreender como as plataformas podem impulsionar e direcionar seu empreendimento. Faça cursos, participe de workshops e palestras. Procure informação.

    “O sonho, às vezes, leva a gente a caminhos que não gostaríamos e, por causa disso, perdemos o foco. Recebi muitas propostas, mas sabia que meu campo era internet. Então cursei Rádio e TV e Mídias Sociais Digitais. Por mais que eu tivesse experiência prática com o YouTube, os cursos me deram uma visão operacional de negócios e como administrar isso. Foi assim que consegui concretizar tudo.”

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  • 3. Produza conteúdos que aproximem o público

    Apostar em uma comunicação engessada e impessoal faz com que as pessoas não se sintam próximas à sua marca. Fale diretamente com o seu público sobre assuntos complementares, cotidianos e que despertem a curiosidade.

    “A maquiagem me levou para outros universos. Falo sobre cabelo, alimentação e estilo de vida. Também tenho um quadro chamado ‘Diário da Mari’, que foi onde ganhei engajamento, e lá abordo assuntos diversos e compartilho muitas coisas pessoais.”

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  • 4. Comece pelo mais simples e, aos poucos, incremente seu portfólio

    Começar pelo menos elaborado é uma forma de investir com segurança – observe a aceitação e o que precisa ser melhorado. Quanto mais complexo o produto, maior a necessidade de expertise.

    “Uma boa maquiagem é, também, resultado de produtos de qualidade. Aprendi muito com isso e lancei uma linha de pincéis em parceria com a Océane. Comecei com coisas simples para entender meu nicho. Agora estou trabalhando e desenvolvendo minha própria marca de cosméticos e é tudo muito diferente. Preciso pensar em textura, durabilidade, qualidade e estudar tendências. É outro negócio. Requer novos funcionários e logística.”

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  • 5. Use as redes com responsabilidade

    A exposição requer cuidado. Seja responsável com o conteúdo que replica porque você pode ser um exemplo para os demais.

    “As pessoas se inspiram muito e esperam algo de você — isso me faz pensar mais sobre o que falar e como falar. Eu sempre reforço que a maquiagem vai além de um rosto bonito. Ela mexe muito com a autoestima. Não é brincadeira quando alguém comenta que saiu da depressão quando passou a acompanhar seu trabalho. Com isso em mente, eu só falo se for relevante, nunca compartilho nada que não tenha um motivo bom. Sempre me questiono: ‘Estou contando isso por quê? Vai ajudar as pessoas de que forma?’.”

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  • 6. Descubra qual a plataforma ideal para o seu negócio

    Cada tipo de conteúdo requer uma produção e é melhor aceito em determinada rede social. Saiba identificar onde cada mensagem deve ser publicada para que a entrega e o engajamento sejam mais efetivos.

    “O YouTube ainda tem muito espaço por conta do engajamento. Lá a missão é passar um conteúdo completo, já que a própria plataforma oferece mais tempo. Por outro lado, o Instagram funciona como uma vitrine, os stories ajudam muito no dia a dia — é aquilo que está acontecendo no momento. O IGTV é um formato que ainda não está claro, falta um clique para realmente acontecer. Eu vejo que as redes se complementam, então o que eu faço é encaixar a demanda de cada cliente onde for ideal.”

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  • 7. Crie frequência para suas postagens

    Identifique os horários e dias de maior audiência em suas redes e use isso para trabalhar frequência e obter maior alcance em suas publicações.

    “O Instagram tem maior impacto de visualização e visibilidade. Postar em horários estratégicos ajuda a aumentar o engajamento. Também organizo com as pessoas os dias que as coisas irão acontecer. É importante manter a regularidade, isso ajuda a manter o público que acompanha o seu trabalho.”

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  • 8. Explore as oportunidades

    É importante focar em uma estratégia, mas é essencial observar além do óbvio para identificar formas de fazer seu negócio crescer e impactar novos grupos de pessoas.

    “Eu busco oportunidade em tudo o que eu faço. Tudo e todos são importantes. No começo, eu entregava cartão de visita no metrô e sempre enxergava uma possibilidade nas pessoas que encontrava na rua. Nas palestras que dou, eu falo muito isso: se veja como um produto e saiba se vender.”

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  • 9. Trabalhe o diferencial

    Em meio a tantos negócios digitais e ofertas de produtos e serviços, é preciso trabalhar algo que destaque sua marca para evitar cair no limbo do “mais do mesmo”.

    “Meu diferencial é conseguir fazer um high low (estilo que mistura itens sofisticados com produtos de baixo custo) e passar isso para o meu público. Consigo aplicar o que me inspira e é tendência no dia a dia da mulher, e trago isso para um universo mais acessível.”

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  • 10. Invista na comunicação e no visual

    A estética digital da sua marca também serve como um cartão de visitas – é a primeira coisa relacionada ao seu trabalho com a qual o público tem contato. Mas lembre-se de que imagem sem conteúdo de qualidade não é suficiente para manter a consistência e a credibilidade do seu negócio.

    “Independentemente da carreira e da profissão, estar no digital é uma forma de conseguir clientes. Logo, é preciso pensar em uma estética que transmita sua ideia de marca. As pessoas se preocupam muito com a imagem. Em paralelo, é preciso investir em si mesmo, no conteúdo, porque é isso que fica. Qual o seu propósito? Por que você realmente quer e faz isso? Precisa ter um valor mais agregador, criativo. Quem se comunica e se expressa melhor, sai na frente.”

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  • 11. Cuide da imagem da sua marca

    Seja seletivo ao compartilhar qualquer tipo de conteúdo. Lembre que marcas, clientes e pessoas podem estar atrelados profissionalmente a você.

    “Para conseguir o respeito das empresas, é preciso ter um olhar aguçado. A companhia que investe atrela o nome dela ao seu. É uma responsabilidade grande, uma vez que qualquer passo em falso pode prejudicar também terceiros.”

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  • 12. Aprenda a dividir as tarefas

    Conseguir confiar seu negócio a outras pessoas pode ser uma tarefa difícil, mas, à medida que o empreendimento cresce, fica difícil abraçar e executar todas as atividades. Aprenda a delegar para ter um trabalho entregue com mais qualidade e poder dedicar-se a outras coisas além do seu negócio — como família, amigos ou projetos paralelos.

    “Crescer e conseguir confiar minha marca à equipe que trabalha comigo é essencial para que, além de poder cuidar de mim, eu possa me dedicar a outras coisas. Além disso, acabamos gerando oportunidades de emprego.”

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  • 13. Os números não são tudo, mas também importam

    Manter bons índices de engajamento, visualização e alcance são formas de provar, para possíveis investidores e parceiros, que você tem resultados consistentes e pode contribuir para o negócio deles também.

    “Os números não são o mais importante, mas, de certa forma, são um retrato do seu trabalho. Eu acho que é o resultado natural quando se produz conteúdo de qualidade com preparo, foco e dedicação.”

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  • 14. Saiba separar o joio do trigo

    Tomar a decisão de empreender no universo digital implica em saber filtrar como as pessoas responderão a isso. Elogios, inspiração e críticas construtivas virão no mesmo pacote dos julgamentos e comentários destrutivos. Estar preparado para isso ajuda a manter o foco e não deixar de acreditar que tudo pode dar certo.

    “No começo, em alguns momento, a energia desse universo foi um pouco pesada, mas você precisa confiar no que faz, caso contrário, como vai vender seu serviço? Seja o que deseja que as pessoas vejam em você. Não adianta só dizer, é preciso contribuir para que isso aconteça. Quanto às críticas, as construtivas são realmente válidas e importantes. As destrutivos você, simplesmente, desconsidera. Essa é a única forma de se preservar e proteger.”

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  • 15. Mantenha pessoas que o apoiem por perto

    Da mesma forma que é preciso confiar o negócio à sua equipe, também é preciso saber dividir seus medos, inseguranças e fragilidades com alguém. O caminho pode ser cansativo, e dividir a carga emocional pode ajudá-lo a se manter centrado e confiante.

    “Experiência, preparo e maturidade foram importantes, mas a base familiar foi essencial. Ter pessoas com quem você pode compartilhar significa muita coisa.”

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1. Estabeleça metas

Estipule prazos e determine o que será investido em seu negócio para que ele aconteça. Entrar de cabeça e sem planejamento pode levar facilmente à frustração, caso as coisas não corram como o esperado.

“Tive o apoio dos meus pais, mas eles estipularam o prazo de um ano para que eu ganhasse dinheiro com a maquiagem. A ideia era que eu não me frustrasse ou investisse nisso com tudo.”

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