Por que toda startup precisa ter uma estratégia emergente

Kelvin Murray/Getty Images
Kelvin Murray/Getty Images

É preciso estar atento para recalcular rota a qualquer momento, em vez de se pautar em planos de negócio com foco a longo prazo

Quem começa uma empresa certamente já é questionado se o plano de negócio está feito. Há quem considere que se trata apenas de jogar dados em uma planilha, um trabalho maçante, de futurologia e sem importância. Mas a verdade é que o plano serve para detalhar todos os objetivos da empresa e permite ainda ao empreendedor visualizar se as metas em cada fase do projeto foram alcançadas. É trabalhoso, sim, mas muito útil, desde que seja feito com flexibilidade e respeite as particularidades de cada negócio.

As startups mudam com frequência, pois elas aprendem com o cliente, fazendo experimentos das hipóteses que compõem seu modelo. E essa flexibilização precisa acompanhar o plano. Aliás, esse é o segredo: realizar ciclos curtos de validação e reorientação do Plano de Negócios. Uma empresa tradicional passaria seu primeiro ano executando à risca o planejamento e realizando pesquisas detalhadas de mercado; as startups não podem se dar esse luxo.

Enquanto no modelo tradicional, onde se aprende que os empreendedores ficam um ano com o projeto, trabalhando e fazendo testes para o lançamento, nas startups tudo deve ser feito de maneira mais ágil. O Plano de Negócios deve acompanhar essa agilidade. A empresa deve contar, sim, com um plano e uma estratégia bem definida, mas sempre olhando para o que funciona ou não e para as mudanças do mercado.

É este o conceito que o acadêmico Henry Mintzberg, da Universidade McGill, no Canadá, chama de estratégia emergente. A definição foi criada para designar um tipo específico de estratégia de avaliação e reação, que foca a reação rápida às mudanças observadas na área, diferindo da estratégia deliberada, que tem foco no planejamento a longo prazo, baseado em previsões futuras. Enquanto na deliberada os planos previamente estabelecidos devem ser cumpridos, na emergente o plano é reagir com rapidez aos acontecimentos do momento.

Uma empresa tende a ser bem-sucedida quando seu modelo tem flexibilidade, agilidade, capacidade de reação e readaptação ao que a indústria mostra. Sempre existirá um certo um grau de incerteza no mercado e o plano de negócios deve ser ajustado quando houver necessidade.

Os planos de negócio das startups não possuem uma estrutura rígida e específica, pois cada empresa tem suas particularidades, mas é importante que aborde alguns pilares, como oportunidades do negócio, estratégia para conquistar o mercado, forma de operar e projeções de despesas. Outro ponto a destacar é que, tradicionalmente, a maioria dos investidores exige um plano de negócios para visualizar a capacidade dos empreendedores de executá-lo.

Como bem disse o consultor Peter Drucker, “toda organização opera sobre uma teoria do negócio, isto é, um conjunto de hipóteses a respeito de qual é o seu negócio, quais os seus objetivos, como ela define resultados, quem são seus clientes e a que eles dão valor e pelo que pagam”. Mas tais hipóteses, depois de testadas, devem ser readequadas o mais rápido possível, assim como seu plano de negócios. É essa estratégia emergente e sua capacidade de reação que determinará a sobrevivência da sua startup.

Vitor Magnani é presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e do Conselho de Comércio Eletrônico da Fecomercio/SP. Professor da FIA e especialista em Relações Institucionais e Governamentais para ecossistemas inovadores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).