No ponto: Álcool em gel e algum humor

triloks/Getty Images
triloks/Getty Images

Em dúvida sobre o uso de “entubar” ou “intubar”? Cíntia Chagas esclarece qual é a escolha correta

Indubitavelmente, as perguntas que mais recebi nos últimos tempos dizem respeito às palavras entubar e intubar. Apesar da tristeza inerente à situação pela qual estamos passando, é interessante ver como a Covid-19 tem levantado questionamentos linguísticos. Pois bem, vamos lá.

Em primeiro lugar, a lógica manda dizer que o correto é a Covid-19, e não o Covid-19. Explico-me: Covid, sigla, vem de Corona Virus Disease, e disease é palavra feminina. Outro argumento, mais sólido a meu ver, reside no fato de haver a elipse da palavra doença, pois, quando dizemos Covid, pensamos na doença Covid. Logo, a Covid.

No que se refere aos verbos entubar e intubar, o buraco já é mais embaixo. Segundo o dicionário Aurélio, entubar significa “dar feição de tubo a”, ao passo que intubar tem o sentido de “introduzir cânula na traqueia de”. Logo, João foi intubado devido à Covid-19. O dicionário Houaiss, entretanto, coloca as duas palavras como sinônimas: João foi entubado ou intubado por causa da Covid-19, tanto faz. Por fim, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa nem registra o vocábulo intubar, apenas a palavra entubar. Quanta confusão!

Bem, a minha sugestão é que você utilize, para o contexto médico, intubar, já que o dicionário Aurélio faz clara distinção entre as lexias sobre as quais acabei de discorrer. No mais, muito álcool em gel (e não álcool gel, por favor), paciência e algum humor. Tudo isso vai passar.

Até semana que vem!

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).