Potência e eletrificação: Audi traz ao Brasil carro elétrico de 646cv e o maior torque da marca a nível mundial

Montadora alemã foi responsável por 60% das vendas de carros elétricos no mercado brasileiro em 2020 .

Letícia Datena
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

Apenas três meses após o lançamento na Europa, os modelos Audi RS e-tron GT e Audi e-tron S Sportback foram apresentados ao mercado brasileiro

Acessibilidade


Há alguns anos, dirigir carros elétricos não era muito atrativo. Eram pesados, lentos e caros. Hoje em dia, apesar de manterem um valor elevado em relação aos modelos à combustão, as transformações tecnológicas no mercado automotivo criaram uma realidade completamente diferente. A eletrificação vem ganhando espaço no setor automotivo rapidamente, que recebe cada vez mais adeptos de veículos elétricos.

Isso porque já está mais do que comprovado que é possível ter um carro elétrico estado de arte no que diz respeito à performance, design, e que atenda tanto aos amantes de inovação quanto aos que buscam ter uma atitude mais consciente em relação ao meio ambiente.

Apenas três meses após o lançamento na Europa, os modelos Audi RS e-tron GT e Audi e-tron S Sportback foram apresentados ao mercado brasileiro ontem (20).

RS e-tron GT

Para começar, na première do filme “O Vingador”, o mais novo esportivo elétrico da Audi recebeu um beijo e um abraço do Robert Downey Jr. O Homem de Ferro já deu a entender que gosta da ideia de ter um RS e-tron GT na garagem – se é que já não tem. Aqui no Brasil, o modelo entrou em fase de pré-venda com um valor inicial de R$ 949.990,00.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O RS e-tron GT tem uma velocidade máxima de 250 km/h, vai de 0 a 100 km em 3,3 segundos e conta com um motor dianteiro de 175kW e um traseiro de 335kW, compactos e perfeitamente distribuídos. São 830 Nm de torque e a bateria de 93,4KWh possui uma autonomia de até 472 km no ciclo WLTP. Sem contar que quem desembolsar quase 1 milhão de reais para circular com o Gran Turismo elétrico da montadora alemã vai dirigir um carro com um design moderno no melhor estilo GT.

A tração é integral e elétrica, cinco vezes mais rápida que o sistema mecânico e variável em até 100% entre o eixo traseiro e dianteiro. Suspensão a ar adaptativa com controle de amortecimento e, além de vários outros itens tecnológicos, o carro ainda proporciona uma “experiência de direção mais emocional”, através de um sistema de alto-falantes posicionados no interior e no exterior no veículo.

Audi e-tron S Sportback

O e-tron S Sportback, um SUV-Coupê, é o carro com o maior torque (973 Nm) da marca a nível mundial. E esse é o principal diferencial em relação à versão lançada em 2020, com uma configuração bem similar à de 2021. O modelo atinge uma velocidade de até 210 km/h (vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos) através de seus 3 motores (dois traseiros e um dianteiro), 503 cv e uma bateria de 95kWh, com autonomia de até 380 km no ciclo WLTP. Geralmente potência sem tração não funciona, mas esse problema não existe uma vez que a tração do carro é integral, a Quattro, que leva o torque diretamente na roda, sem a necessidade de um diferencial mecânico.

Uma das novidades da versão 2021 está no sistema de assistência: o farol FULL LED Digital Matrix, item de série do Sportback. Entre outras funções, a ferramenta possui um sistema de animação e orientação através de projeções dinâmicas de luz (há cinco opções), que ajudam a ter uma noção melhor do direcionamento do carro, além de auxiliar na identificação de possíveis perigos no trajeto.

Alguns outros itens de série são as rodas de 21”, ACC, aquecimento dos bancos dianteiros, bancos super esportivos e pinças de freio pintadas em laranja, sem contar o sistema de interatividade com duas telas touchscreen de alta definição. O valor do Sportback, sem itens opcionais, é de R$ 779.990,00.

Letícia Datena é jornalista de esportes há oito anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: