A Raízen reportou lucro líquido de R$ 800,5 milhões no primeiro trimestre do ano/safra 2021 (de abril até junho), ante prejuízo de R$ 332,8 milhões no mesmo período do ano anterior, com suporte da melhor performance da produção e comercialização de açúcar e etanol e também com a retomada da demanda por combustíveis.
A geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado da Raízen somou R$ 1,766 bilhão no período, ante apenas R$ 143,6 milhões na mesma etapa do ciclo anterior, quando a pandemia de Covid-19 havia afetado fortemente os negócios.
“Iniciamos o nosso ano fiscal 2021/22 com forte expansão do Ebitda ajustado, apesar dos desafios enfrentados com o aumento do número de casos de Covid-19 no início do trimestre e pelos impactos da seca em nossa produção de cana-de açúcar”, disse a companhia, uma joint venture da Cosan e da Shell que realizou uma oferta de ações recentemente.
“Aceleramos as vendas nos segmentos de Renováveis e Açúcar com preços crescentes. No segmento de Marketing & Serviços, vimos uma retomada gradual da demanda por combustíveis ao longo do período no Brasil, enquanto na Argentina a demanda seguiu estável”, afirmou.
O início do período de moagem da safra 2021/22 foi impactado pelo clima mais seco dos últimos 90 anos, afetando a produtividade dos canaviais no país, comentou a Raízen, citando queda de 3% no ATR de cana por hectare, o que foi atenuado “por investimentos e foco no aumento contínuo da produtividade agrícola e ganhos de eficiência”.
Desta forma, combinado ao atraso para a entrada da safra, o processamento de cana atingiu 20,5 milhões de toneladas (-6%) no período, disse a empresa, maior produtora global de etanol e açúcar de cana.
A produção de açúcar equivalente totalizou 2,6 milhões de toneladas (-5%), com a compensação parcial pelo melhor ATR do período. O mix de produção foi de 50% para açúcar (versus 54% na safra anterior).
O Ebitda ajustado de Renováveis alcançou R$ 480 milhões no trimestre, mais de duas vezes superior ao mesmo período do ano passado. O indicador de Açúcar atingiu R$ 289 milhões, também com forte crescimento.
Já a geração de caixa (Ebitda ajustado) do segmento de Marketing e Serviços, considerando todas as operações da plataforma Brasil e Argentina, aumentou para R$ 968 milhões, ante R$ 181,5 milhões negativos no mesmo período do ano anterior.
“O melhor desempenho do período sinaliza a retomada da demanda por combustíveis a patamares mais próximos da normalidade”, afirmou. (com Reuters)
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