B3 oferecerá contratos futuros baseados nos índices Euro Stoxx 50 e DAX

O Euro Stoxx 50 é o principal índice europeu de blue chips, e o DAX reúne as 40 maiores empresas da Bolsa de Frankfurt.

Diana Lott
Compartilhe esta publicação:
SOPA Images/Getty Images
SOPA Images/Getty Images

Lançamento é uma parceria da B3 com a provedora global de índices Qontigo

Acessibilidade


A B3 anunciou hoje (3) que começará a oferecer em dezembro na Bolsa brasileira os índices europeus Euro Stoxx 50 e DAX como contratos futuros por meio de uma parceria com a provedora global Qontigo. É a primeira vez que investidores nacionais terão acesso aos índices.

O Euro Stoxx 50 é o principal índice europeu de blue chips (empresas de grande porte). Ele engloba 50 ações de oito países da zona do euro: Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos e Espanha. Siemens, Unilever, a gigante de marcas de luxo LVMH e a Total, de combustíveis, são algumas das companhias incluídas. O índice acumula alta de 20,85% neste ano e opera acima dos patamares pré-pandemia.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no TelegramBolsa de Frankfurt que cumprem certos requisitos mínimos de qualidade e rentabilidade, como Airbus, Bayer, Volkswagen e Adidas. A seleção é baseada na capitalização de mercado ajustada ao free float. O DAX já subiu ​​16,27% em 2021, e também já se recuperou das quedas vistas em 2020.

Os índices serão negociados em euros, mas compensados em reais (BRL). “Isso permitirá que investidores registrados no Brasil acessem dois dos principais índices futuros europeus através do seu mercado local e sem riscos cambiais”, afirmou a B3 em comunicado.

Os tamanhos dos contratos futuros serão o valor do Euro Stoxx 50 multiplicado pelo valor em euros de cada ponto, sendo que cada ponto equivale a € 10. O valor do DAX também será multiplicado pelo valor em euros de cada ponto, que por sua vez equivale a € 5. A data de vencimento será na terceira sexta-feira de março, junho, setembro e dezembro.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Compartilhe esta publicação: