Keanu Reeves acha que NFTs são uma piada

Os NFTs e a maioria das criptomoedas estão jogando gasolina em nosso planeta já em chamas.

Dani Di Placido
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Reeves é uma das poucas celebridades que criticaram a tecnologia abertamente

Acessibilidade


Em uma entrevista recente ao “The Verge”, Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, estrelas de “Matrix Resurrections”, foram questionados sobre os NFTs criados para o filme. Os criptoativos foram tão disputados que o site em que eram negociados saiu temporariamente do ar.

Keanu, no entanto, não se conteve quando um repórter lhe perguntou sobre os NFTs e zombou o conceito de escassez digital. E não foi apenas uma risada educada – o astro, normalmente de atitude contida, soltou uma gargalhada estranhamente alta, depois de responder:

“Eles são facilmente reproduzidos.”

Para aqueles que nunca ouviram falar de NFTs, a sigla significa “tokens não fungíveis”, ou seja, certificados de propriedade digital que não podem ser replicados, e que são validados usando o blockchain Ethereum. Atualmente, a tecnologia é usada para vender tweets, GIFs e arte digital, às vezes por quantias gigantescas de dinheiro.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O ataque de riso de Keanu foi causado pelo fato de que se trata de uma escassez artificial, que vai contra o próprio ethos da internet: basta um simples clique com o botão direito em um NFT para salvar a imagem, obviamente, e o certificado digital só é visto como autêntico e valioso porque um monte de investidores decidiu que deveria ser assim.

Francamente, se você acha que não entende o fenômeno, provavelmente entende perfeitamente bem.

O impacto ambiental dos NFTs, por outro lado, não é motivo de riso. O processo de verificação por trás de cada token requer uma quantidade impressionante de energia e, visto que a infraestrutura dos criptoativos depende principalmente de combustíveis fósseis, a moda chega no pior momento possível.

Na verdade, os NFTs e a maioria das criptomoedas estão jogando gasolina em nosso planeta já em chamas por causa da ideia de “propriedade” digital que apenas um punhado de pessoas realmente reconhece como legítima. Uma moda que totalmente vale a pena – mal posso esperar para dizer aos meus netos que, em face do apocalipse ambiental, aceleramos agressivamente o consumo de combustíveis fósseis para vender GIFs de gatos.

Foi extremamente prazeroso ver Keanu Reeves reagir com tanta sinceridade, já que a maioria das celebridades abraçou a tecnologia com um entusiasmo alarmante. Nomes famosos como os rappers Snoop Dogg e Eminem, o ator William Shatner, as cantoras Doja Cat e Grimes, e o skatista Tony Hawk endossaram NFTs. A atriz Reese Witherspoon tentou até colocar um toque pseudo-feminista na moda (porque igualdade significa que as mulheres também deveriam participar de esquemas de pirâmide!).

Talvez seja por isso que Keanu Reeves continua sendo uma figura tão amada. Apesar de ser incrivelmente famoso e universalmente admirado, ele ainda parece estar ancorado na realidade – ele ainda não entrou na Matrix.

Compartilhe esta publicação: