Tesla entrega primeiros veículos produzidos em nova fabrica alemã

Complexo fabril produzirá 500 mil carros por ano.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Patrick Pleu/Pool/Reuters
Patrick Pleu/Pool/Reuters

Nova fábrica da Tesla produzirá 500 mil carros por ano

Acessibilidade


A Tesla hoje (22) os primeiros carros Model Y produzidos em sua fábrica de € 5 bilhões na Alemanha, o primeiro centro de produção europeu da companhia e o maior investimento em uma fábrica alemã de automóveis na história recente.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, participa da cerimônia ao lado do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, marcando um momento que o bilionário esperava que acontecesse oito meses atrás, apesar de autoridades locais avaliarem que chegou relativamente rápido para um projeto desse tamanho.

LEIA TAMBÉM: CEO da Volvo fala sobre transição para carros elétricos na América Latina

Com planos para ter 12 mil trabalhadores, a fábrica da Tesla, e a central de baterias instalada ao lado, se tornarão o maior empregador do Estado alemão de Brandemburgo.

Quando atingir plena capacidade, o complexo fabril produzirá 500 mil carros por ano – mais que os 450 mil veículos elétricos que a rival Volkswagen vendeu globalmente em 2021 – e vai gerar 50 gigawatts-hora (GWh) de energia de baterias, superando todas as outras fábricas no país.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Por enquanto, a Volkswagen detém a vantagem no mercado de veículos elétricos da Europa, com uma participação de mercado de 25% contra 13% da Tesla.

O JPMorgan previu que o complexo instalado em Gruenheide produzirá cerca de 54 mil veículos em 2022, aumentando para 280 mil em 2023 e 500 mil em 2025.

A Tesla recebeu a aprovação final para o início das atividades do complexo em 4 de março, desde que a empresa atendesse a vários requisitos que incluem uso da água e controle da poluição do ar.

Compartilhe esta publicação: