BC altera regras para bancos fazerem frente a risco de crédito e prevê redução de R$3,8 bi em requerimentos

Compartilhe esta publicação:

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central editou nesta quinta-feira resolução que altera alguns procedimentos para o cálculo do capital que as instituições financeiras precisam reservar para fazer frente ao risco de crédito.

Acessibilidade


Segundo a autarquia, as novas regras são mais robustas e sensíveis ao risco, trazendo um refinamento na diferenciação do impacto potencial das operações. A estimativa é que a norma abra espaço para uma redução de 3,8 bilhões de reais nas exigências de capital para o sistema financeiro como um todo, com o impacto individual variando de acordo com a carteira de crédito de cada instituição.

No caso do financiamento imobiliário, por exemplo, o BC disse em nota que a ponderação de risco vai passar a variar com base em parâmetros objetivos, permitindo que exposições menos arriscadas tenham uma exigência de capital menor, o que não ocorre atualmente.

Segundo o BC, o aprimoramento proposto para o cálculo do requerimento de capital foi construído a partir de uma consulta pública divulgada em dezembro de 2020 e está alinhado às melhores práticas do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária, do qual o Brasil é membro.

(Por Isabel Versiani)

Compartilhe esta publicação: