O governo de Donald Trump pressionou o órgão responsável pela impressão do dinheiro nos Estados Unidos a desenvolver uma nota de US$ 250 (R$ 1.250) com o rosto do presidente. A informação é de uma reportagem publicada pelo jornal The Washington Post nesta quinta-feira, 28.
De acordo com o veículo, integrantes do Departamento do Tesouro teriam solicitado ao Bureau of Engraving and Printing (BEP), responsável pela fabricação das cédulas americanas, a criação de protótipos da nota comemorativa para os 250 anos da independência dos EUA.
A proposta esbarra na lei do país. Pela legislação atual dos Estados Unidos, apenas pessoas falecidas podem aparecer em cédulas americanas. Nenhuma pessoa viva é retratada no dinheiro do país desde 1866.
Segundo o Washington Post, o tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, e o assessor Mike Brown teriam insistido para que funcionários avançassem no projeto, mesmo após alertas internos de que o processo exigiria aprovação do Congresso e levaria anos para ser concluído.
O jornal afirma ainda que modelos conceituais da nota chegaram a ser apresentados internamente, incluindo uma versão com o rosto de Trump ao centro, cercado pelas cores da bandeira americana e por um selo comemorativo dos 250 anos do país.
O artista britânico Iain Alexander, responsável pelo design, afirmou ao Washington Post que discutiu o projeto diretamente com Trump e que o presidente aprovou alterações no desenho.
Em nota ao jornal, o Departamento do Tesouro afirmou que o órgão “está conduzindo o planejamento apropriado” caso o projeto avance no Congresso.
A reportagem também cita tensões internas no bureau responsável pela impressão das cédulas. A então diretora do órgão, Patricia Solimene, teria alertado repetidamente sobre os entraves legais e operacionais da proposta antes de ser removida do cargo em abril.