Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Laércio Albuquerque, da Cisco, fala sobre trabalho remoto em tempos de coronavírus

Laércio Albuquerque, da Cisco, fala sobre trabalho remoto em tempos de coronavírus

Segundo o presidente da empresa no Brasil, a crise do Covid-19 vai provocar grandes mudanças em como empresas estruturam seus expedientes

Forbes Insider, por Angelica Mari
19/03/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Laércio Albuquerque, da Cisco: empresas ainda custam a aderir ao home office, apesar da orientação geral

Com o aumento exponencial em trabalho remoto como consequência do alastramento do coronavírus, a Cisco se tornou uma das protagonistas do setor de tecnologia. Apesar de não fornecer resultados e nem expectativas individuais de suas soluções globais ou locais, a empresa reporta crescimento de dois dígitos nos últimos três anos no Brasil.

Mesmo sem números que ilustrem o quanto a Cisco está faturando com o boom do home office, os volumes de adesão a um carro-chefe da empresa, o software de videoconferência Webex, dão uma noção de como os recentes acontecimentos têm impulsionado a operação da empresa. Nos últimos 11 dias, o volume de interações intermediadas pela Cisco no mundo dobrou. Somente na segunda-feira (16), 3,2 milhões de reuniões aconteceram pelo Webex globalmente e isso não inclui as reuniões 1:1 – o aumento se refere a reuniões com mais de duas pessoas.

Recentemente, a empresa anunciou uma série de medidas para apoiar a continuidade dos negócios globais no cenário atual, que inclui acesso gratuito à algumas ofertas. Isso também vale para o Brasil. No entanto, o presidente da Cisco, Laércio Albuquerque, comenta que empresas ainda custam a aderir ao trabalho remoto, a despeito da orientação geral de que as pessoas fiquem em casa para ajudar a achatar a curva de transmissão do coronavírus.

“Percebemos que ainda existe uma resistência cultural à implementação do home office, principalmente pela falta de conhecimento das ferramentas que permitem produtividade e garantem segurança à distância”, aponta. “Mas estas ferramentas já existem, e a partir do momento que as empresas as conhecem, a adoção ocorre de maneira rápida.”

Albuquerque acredita que o conceito de “home office” já está ultrapassado e a realidade é o “anywhere office”, ou seja, a habilidade de trabalhar em qualquer lugar, e não apenas de casa: “Esta já era uma tendência natural no mercado corporativo, e agora, por conta desta situação de pandemia, o [trabalho remoto] tornou-se uma recomendação e está sendo adotado por diversas empresas”, constata.

Porém, Albuquerque ressalta que existem formas de trabalhar a atitude de “business as usual” presente em empresas que poderiam aderir ao home office e ainda não o fazem, mesmo quando a natureza do trabalho é aderente ao modelo.

“A melhor forma de romper estas barreiras é conhecendo, testando e acompanhando os resultados dessas ferramentas, que vão muito além dos aspectos simplesmente quantitativos, como números de vendas e horas trabalhadas”, aponta o executivo, acrescentando que o trabalho remoto também traz um “aumento considerável” na qualidade de vida dos funcionários, o que reflete positivamente na produtividade da força de trabalho.

Ao passo em que existem empresas que ainda não se convenceram da necessidade de permitir que seus funcionários trabalhem em casa, o próprio setor de tecnologia tem mostrado adesão ao home office. Segundo pesquisa da IT Mídia, que entre os dias 16 e 17 de março ouviu mais de 300 empresas de TI, telecom, startups e empresas digitais, 130 organizações do setor haviam adotado a prática. A Cisco está entre as empresas que adota o trabalho de qualquer lugar há anos – o que não é tão surpreendente, dada a natureza do negócio.

Em um futuro cenário onde a situação da Covid-19 estará estabilizada, Albuquerque acredita as empresas que adotarem o trabalho remoto como novo normal não conseguirão olhar para trás: “Quando este momento passar, ficará muito aprendizado para todos nós, que não devemos nos limitar somente à importância de lavar as mãos com frequência: deve haver uma mudança cultural no geral, incluindo o home office”, aponta.

Segundo o executivo, muitas empresas perceberão que o “anywhere office” é frequentemente recomendável e muitas revisarão seus expedientes para que, dentro do possível, transformem o modelo em rotina para boa parte de seus funcionários. “Através [do trabalho remoto], funcionários têm mais tempo para si próprios, para suas famílias, além de maior tempo focado no trabalho, evitando horas e horas de deslocamento, como acontece em muitas cidades do Brasil.”

***
Reprodução

UE pede que Netflix pare de transmitir em HD

Com o isolamento social causando um uso sem precedentes de plataformas como o Netflix e Amazon Prime Video durante a pandemia do coronavírus, a União Europeia (UE) pediu para que serviços de streaming parem de transmitir vídeo em alta resolução. O comissário europeu de mercado interno da UE, Thierry Breton, falou no Twitter que tratou do assunto com o CEO da Netflix, Reed Hastings, e pediu que plataformas transmitam em definição padrão, para garantir acesso estável à internet para todos.

Além disso, Breton ressaltou que, visto que esta é uma situação inédita, provedores de telecomunicações, plataformas de streaming e usuários têm uma responsabilidade conjunta para garantir o funcionamento da internet durante a batalha contra a Covid-19. Segundo a Netflix, que aceitou que Breton tem razão em estar preocupado, a empresa tem trabalhado em garantir a eficiência do uso de banda por muitos anos. Breton e Hastings devem se falar sobre este assunto novamente hoje (19).

***
 Yuichiro Chino/Getty Images

Google tenta socorrer usuários para atender demandas do coronavírus

Como resposta ao receio de negócios quanto à possibilidade de que internet não dê conta da pressão causada pela crise do coronavírus, o Google se manifestou ontem (18) a seus usuários. Em comunicação a negócios que usam seus serviços, a Big Tech diz que entende sua responsabilidade em garantir disponibilidade a seus usuários, e que está monitorando seus serviços para garantir níveis de serviço firmados com seus clientes.

Ao mesmo tempo, no entanto, a gigante de tecnologia admite que seus clientes têm notado disrupção no serviço, com picos extremos de demanda e pressão em certos canais. Para lidar com estes problemas, a empresa acrescentou que está trabalhando para detectar recursos e capacidade adicionais que possa ajudar clientes sob pressão – em particular varejistas, cujos sistemas estão sofrendo com o aumento de procura de consumidores isolados, que pedem tudo online.

Um arranjo parecido com o que se vê em épocas do ano como a Black Friday e Cyber Monday foi iniciado pelo Google para apoiar estes clientes, com revisões de arquitetura e as chamadas “salas de guerra”. “Um momento como este é um lembrete de como temos que nos unir para superar desafios e complexidades”, aponta a empresa.

***
Getty Images
Gympass trabalha com academias para enfrentar fechamentos

O cofundador e CEO da Gympass, César Carvalho, anunciou uma série de medidas para ajudar as milhares de academias em diversos países que usam o serviços de assinatura corporativa da startup e estão de portas fechadas durante a pandemia. No Brasil, a empresa tem 23 mil academias parceiras e mais de 100 já tiveram que suspender atividades.

Para minimizar os danos sofridos por academias inoperantes, a Gympass está desenvolvendo uma plataforma, a ser lançada nos próximos dias, que permitirá que parceiros ofereçam a opção de agendar, validar e frequentar aulas online, para academias que tem a opção de aulas por streaming.

Para as academias que não oferecem a opção de aulas transmitidas via internet, a Gympass vai oferecer 60 dias de acesso sem custo aos seus usuários (das academias) à sua nova extensão online. A empresa também vai promover os apps com aulas virtuais que parceiros já tenham em suas redes sociais. Segundo Carvalho, a iniciativa tem o objetivo de manter os negócios das academias e trazer novos usuários, bem como receita adicional.

***
Getty Images

Buser suspende rota Rio-São Paulo para frear coronavírus

Fazendo observações no LinkedIn sobre como a cidade de São Paulo parece “não estar ligando” para o coronavírus, Marcelo Abritta, cofundador da Buser, startup de fretamento coletivo, anunciou que a empresa decidiu suspender suas atividades entre Rio e São Paulo a partir de hoje, e reembolsou integralmente seus clientes.

O empreendedor nota que a decisão segue o apoio da empresa com relação ao decreto do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que decretou no Diário Oficial de ontem (17) a suspensão de viagens rodoviárias oriundas de regiões com transmissão sustentada do vírus para o Rio, por 15 dias.

***
Getty Images

– Com ou sem coronavírus, o Banco Central (BC) segue firme com o compromisso de lançar o PIX, plataforma nacional de pagamentos instantâneos. Em nota, o BC ressaltou que os trabalhos seguem remotamente para que o cronograma não sofra alterações;

– O Mercado Livre anunciou a eliminação de comissões de vendas de itens de necessidade básica de seu marketplace, o monitoramento de preços e publicações relativas a álcool gel e máscaras e descontos com pagamentos com QRCode;

– A aceleradora e fundo de venture capital global 500 Startups anunciou um novo sócio para impulsionar sua estratégia no Brasil. A chegada de Flávio Dias, ex-CEO da Via Varejo e parte do time que fundou o Banco Original, é parte de um plano para expandir a atuação da 500 Startups no Brasil. “Vamos conseguir disseminar a experiência que ele tem com empreendedores e inovação para o mundo todo, reforçando o propósito da 500 Startups em ser um fundo que pensa globalmente”, diz Bedy Yang, sócia da 500 Startups.

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC, The Guardian e outros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • 500 Startups
  • Amazon Prime Video
  • anywhere office
  • Banco Central
  • Bedy Yang
  • Buser
  • Cesar Carvalho
  • Cisco
  • coronavírus
  • Covid-19
  • Forbes Insider
  • google
  • gympass
  • home office
  • Laércio Albuquerque
  • Marcelo Abritta
  • mercado livre
  • Netflix
  • PIX
  • reed hastings
  • Thierry Breton
  • trabalho remoto
  • União Europeia
  • videoconferência
  • Wilson Witzel

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.