30ª Conferência Anprotec, Tributos na Economia Digital, Semana da Ideia à Startup, Festival Path & Muito Mais

Arte Forbes

Começa hoje (23) e vai até quarta-feira (25) a 30ª Conferência Anprotec, evento promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa reunirá especialistas nacionais e internacionais, representantes de ambientes de inovação, governo, órgãos de fomento, grandes corporações, startups e investidores em formato 100% online, por meio de plataforma dedicada e exclusiva. O tema “Ambientes de Inovação 4.0 – Desafios e Oportunidades na Nova Dinâmica Global” propõe debater amplamente o papel dos ambientes de inovação no contexto da Covid-19. Inscrições abertas.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

****
A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) encerra o seu ciclo de debates “Regulação Tributária da Economia Digital na Reforma Tributária” nesta terça-feira (24), a partir das 10h. Na ocasião, será realizado o webinar “Regulação Tributária da Economia Digital no Plano Internacional”. O evento será transmitido no canal do YouTube da FGV. Participam do encontro o professor Joachim Englisch, da Universidade de Münster, na Alemanha, e Gustavo Fossati, professor da FGV Direito Rio e coordenador do ciclo de debates. Inscrições gratuitas.

****
O Instituto Brasileiro de Presença Digital, que nasceu em meio à pandemia para ajudar empreendedores de todos os segmentos e portes a criarem estratégias mais assertivas para canais de venda online, realiza nesta terça-feira (24) um bate-papo sobre estratégias de copywrinting do documentário “Dilema das Redes” no canal do instituto no YouTube. Já nos dias 25 e 26, as lives – essas no Instagram – abordarão a comunicação assertiva e transformação digital para negócios locais, respectivamente. O IBPD realiza lives com especialistas do mercado todas as terças, quartas e quintas, às 20h, em suas redes sociais.

****
O programa global GOYN (Global Opportunity Youth Network) desembarca em São Paulo com uma rede inicial de 85 organizações e pretende criar, de forma colaborativa, oportunidades econômicas para pelo menos 100 mil jovens, do município até o fim de 2030. Para apresentar e discutir o conceito de “jovem potência”, como eles são chamados, o GOYN SP realizará, no dia 24, das 10h às 11h30, um evento online e gratuito, que vai também oficializar o lançamento da iniciativa no Brasil e apresentar soluções que serão implementadas em São Paulo para potencializar oportunidades dignas de emprego e renda para esses jovens. As soluções que serão apresentadas correspondem a quatro áreas de oportunidade que foram mapeadas pelo programa: formação e carreiras para o mundo digital, desenvolvimento da mentalidade digital nos territórios, empresas mais inclusivas para o jovem potência e projeto de vida e orientação para o mundo do trabalho. O evento será realizado no YouTube da United Way Brasil. Para participar, basta acessar a página do evento e se inscrever.

****
A ThoughtWorks, consultoria global de software, realiza a segunda edição da XConf nos dias 24 e 25 de novembro, a partir das 9h, pela primeira vez em formato digital e gratuito. A conferência traz referências internacionais para discutir cases de tecnologia, desafios e tendências na área de desenvolvimento de software. O evento, que está em seu nono ano de existência globalmente, é direcionado a profissionais e especialistas que se preocupam com o impacto da tecnologia e do software no mundo. Na programação serão discutidos vieses cognitivos, tendências tecnológicas, transformação digital e social. Os dois dias de evento terão tradução simultânea em libras e inglês/português. A programação seguirá sendo atualizada nos próximos dias e pode ser acessada no site da ThoughtWorks, onde também é possível se inscrever gratuitamente para a conferência.

****
Terça (24) e quinta (26), a 49 educação, primeira Startup University do Brasil, iniciativa da Universidade de Stanford, no Vale do Silício, dá continuidade à Semana da Ideia à Startup, que começou no domingo (22), para a construção de startups. Serão ministradas aulas online inéditas sobre a metodologia usada por startups bilionárias, como Uber e Airbnb, que ficarão disponíveis na plataforma Hotmart até o final de novembro. Para participar, é preciso se inscrever.

****
A Comissão Especial ADM Mulher do Conselho Federal de Administração (CFA) realizará, de 24 a 26 de novembro, das 19h às 21h, o III Fórum das Mulheres da Administração, que abordará diversos temas. No primeiro dia, o tema central do evento será “Mulheres na Ciência” e, entre os destaques estão a participação da física Márcia Barbosa que, em 2020, foi escolhida pela ONU Mulheres como uma das sete mulheres cientistas que moldaram o mundo e eleita pela Forbes Brasil como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil; e da neurocientista Pâmela Billig Mello Carpes. No segundo dia, o assunto da vez será “Empregabilidade e Carreira”. Já no terceiro e último dia, quatro mulheres falarão sobre “Inovação”: Cláudia Tinoco, sócia-diretora da divisão internacional da Ability na Europa, Raquel Boechat, empreendedora e sócia de empresas e projetos no Brasil e no Canadá, Paula Moraes, fundadora da Intera, e Sabrina Quântica, empreendedora, escritora, financista e mentora cofounder da Orfeu Produções. O evento será totalmente online, com transmissão ao vivo pelo CFAPlay – canal do CFA no YouTube.

****
De 24 a 27 de novembro, o Festival Path, de inovação e criatividade, promove a reunião de mais de 150 atrações conectadas em atividades gratuitas: palestras, shows, workshops, hackathons e mostra de filmes serão transmitidos online através de três estúdios simultâneos. O evento, que tem como objetivo estimular o diálogo e conectar toda comunidade brasileira com temas contemporâneos importantes, pretende impactar cerca de 10 milhões de pessoas nos quatro dias de programação. A edição deste ano abrange temas como empreendedorismo, tecnologias, sustentabilidade, design, transformação social, ativismo, educação, marketing e branding, saúde, entre outros. Entre os confirmados estão Flávio Canto, Alex Atala, Max Fercondini, Igor Rickli e Aline Wirley, Pedrinho Fonseca, Tamara Klink, Brenda Valansi (Art Rio), Joaquim Monteiro de Carvalho (Rally dos Sertões), Joice Berth, André Carvalhal e Porta dos Fundos. Inscrições gratuitas e programação completa disponíveis no site.

****
A segunda edição do Summit Êxito de Empreendedorismo, que será realizada entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato completamente online e gratuito, reserva ao público mais de 60 horas de transmissão ao vivo com mais de 25 painéis e mais de 40 palestras realizados por de 130 grandes nomes do empreendedorismo. Neste ano, o tema principal do maior congresso de empreendedorismo do Brasil será “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação em uma Sociedade Disruptiva”. Os painéis reunirão os conferencistas para debater temas como inovação, mercado, educação, empreendedorismo feminino, tecnologia, entre outros. Entre os participantes, estarão Celso Niskier, fundador e reitor da UniCarioca, vice-presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo e diretor-presidente da AMBES, Antônio Carbonari Netto, fundador e CEO da Anhanguera Educacional e Must University, Chaim Zaher, CEO do grupo SEB, Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional, e Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos. As inscrições, gratuitas, e a programação completa estão no site.

****
A SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios, promoverá o webinar “Pessoas, Tecnologia e Inovação” na quarta-feira (25), às 19h, para falar sobre a importância da equipe no processo de implementação de tecnologias e soluções inovadoras. O evento contará com a palestra do David Ledson, COO da Sympla, e será mediado por Armindo Sgorlon, CEO da SGA. Inscrições gratuitas.

****
Para debater sobre os desafios de potencializar talentos em startups, promovendo o crescimento no mercado e qualificando equipes de trabalho, a comunidade Anjos & VCs de JUPTER promove na quarta-feira (25), a partir das 19h, a live “Investindo no Poder Humano: Desafios das Startups em Potencializar Talentos”. Nesta edição, para o bate-papo virtual, foi escolhido Felipe Matos, referência na América Latina sobre o ecossistema de startups, sócio da 10K Digital, vice-presidente da Dínamo e presidente eleito da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). O evento, que será transmitido pelo YouTube, terá mediação de Bruno Dequech Ceschin, cofundador da JUPTER. A live faz parte do programa Investor Trek, que é uma jornada de conteúdos e experiências práticas de investimentos em startups, focado para quem quer se tornar ou já é um investidor e abordam temas do universo de investimentos em capital de risco. Para participar da live é necessário realizar o cadastro de forma gratuita.

****
A BossaBox, especializada na operação de squads-as-a-service no Brasil, promoverá, no dia 25, às 18h, um bate-papo que ressalta a importância da diversidade de gênero no setor de tecnologia. Victoria Coufal, do marketing da BossaBox, Daniela Botaro, head de diversidade e inclusão Latam da Oracle, e Salomão Lima, diretor das áreas de diversidade, inclusão e responsabilidade social na Totvs, debaterão medidas e ações que contribuem para a inclusão de mulheres e LGBTQIA+s no mercado. É preciso fazer inscrição.

****
Na quinta-feira (26), às 16h30, o Grupo de Pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento (EGOV), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá um debate sobre inteligência artificial, processo eletrônico e informatização no Poder Judiciário. Participam da mesa Tiago Melo, product manager da Softplan, Ramila Rossa, da Corregedoria-Geral da Justiça – TJSC, e Rodrigo Kanezaki, da Secretaria de Tecnologia da Informação – TJMS. O debate é coordenado pelo professor Luis Adolfo Olsen, fundador do EGOV. O evento é gratuito, mas é necessário fazer a inscrição.

****
No mês da Consciência Negra, a Pulses e a Nohs Somos vão fazer um webinar para debater a importância de ter ações de diversidade e inclusão nas empresas em busca de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. Participam da conversa três representantes da Nohs Somos, startup de impacto social que se dedica a trazer bem-estar para a comunidade LGBTI+: o CEO Hóttmar Loch e os consultores de diversidade e inclusão Nathalia Elias e Vitor Martins. Raquel Dalbosco, people Science da Pulses, startup que tem soluções de clima organizacional, também participa do debate. O webinar será no dia 26, às 13h. As inscrições podem ser feitas no site.

****
Diante de um cenário em que se exigiu que as inovações na área da saúde tivessem suas aplicações aceleradas, as melhorias e os benefícios percebidos por toda a cadeia do setor abriram espaço para que mais modelos de negócios pudessem ser pensados a partir da tecnologia. No painel “Liga ON: Como a Digitalização da Saúde está Ajudando a Alavancar Novos Modelos de Negócios”, promovido pela Liga Ventures no dia 26, às 17h, especialistas na área da saúde se unem para discutir o que podemos esperar de agora em diante e quais são os novos caminhos para que possamos inovar cada vez mais neste setor que impacta diretamente a qualidade de vida da população. Entre os participantes, estarão Dr. Eduardo Oliveira, CEO da SantéCorp e Saúde iD, Andréia Sapienza, head de medical affairs da Danone Nutricia, Lasse Koivisto, CEO da Prontmed, e Teresa Gutierrez, sócia e líder da área de direito digital do Machado Nunes Advogados. É preciso se inscrever.

****
Com a proposta de compartilhar conhecimentos estratégicos para inovar a gestão dos negócios com os melhores profissionais do mercado, e impulsionar os negócios em tempos digitais, a Group Software, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para condomínios, imobiliárias e shoppings, promove, no dia 26, a partir das 17h30, o Group Day Gestão, encontro online e gratuito. O evento terá a presença de grandes especialistas do mercado, para tratar temas como growth marketing, LGPD, investimentos e leadership. Serão seis palestras, quatro horas de conteúdo e 14 convidados, entre eles, Geraldo Rufino, empreendedor, palestrante e escritor, encerrará o evento, com a palestra “Planejamento, Execução e Superação”. Inscrições gratuitas.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas do empreendedor que faliu seis vezes e hoje fatura R$ 50 milhões por ano

****
As especialistas da empresa de educação digital DOT digital group Fernanda Gaona, Simone Carminatti e Luana Moura estarão reunidas em uma live no canal da empresa no YouTube, na próxima quinta-feira (26), às 17h, para falar sobre educação como protagonista na transformação digital no campo. O encontro tem como público-alvo empresas do agronegócio e donos de propriedades rurais. As especialistas atuam nas áreas de design de experiências de aprendizagem, consultoria educacional e inteligência de mercado. Elas vão mostrar que, num contexto em que o uso de drones, aplicativos e outros dispositivos tecnológicos tornou-se parte do dia a dia do trabalho rural, soluções digitais dotadas de aprendizagem imersiva, gamificação e estratégias de aprendizagem móvel vêm se mostrando eficazes para engajar esses profissionais a se capacitarem e manterem-se comprometidos com a evolução dos negócios e com a incorporação dos mais recentes avanços científicos e tecnológicos em suas operações. As inscrições são gratuitas.

****
Em um mercado com mudanças constantes e novas demandas a cada instante, ter maior agilidade e flexibilidade na linha de produção se tornou essencial para a indústria. De olho nesses desafios do mercado, a Siemens realiza no próximo dia 26, às 10h30, o evento global “Digital Enterprise SPS Dialog”, que vai mostrar o que há de mais inovador em produtos, serviços e soluções voltadas para o setor de manufatura e processo. Em edição 100% virtual realizada por meio da ferramenta SPS Connect, o evento vai proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer as mais novas soluções para a indústria em um showroom 3D virtual, e também interagir com os especialistas da Siemens. Os interessados devem se inscrever.

****
O IdeiaGov, hub de inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, anunciou o Diálogos.Gov, evento mensal que tem o objetivo de fomentar conversas abertas com a sociedade sobre a inovação em e para o governo. A primeira edição será no dia 26 de novembro, às 11h, com o tema “O Papel das Pessoas para Inovar no Governo”, com a participação de Virgínia Bracarense e João Arthur Reis, gestores públicos que estão atuado na resolução de problemas na administração pública de forma inovadora. A mediação ficará a cargo de Felipe Massami Maruyama, pesquisador com conhecimento e prática em governos e em órgãos do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e diretor de inovação em governo do Impact Hub à frente do IdeiaGov. É preciso se inscrever.

****
Durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira no Brasil, a Belvo promoverá um webinar sobre o empoderamento financeiro que o open banking trará para as fintechs. A conversa vai discutir o acesso a dados financeiros, educação e inclusão financeira, e oportunidades de negócios por meio do acesso a fontes de dados alternativas. O webinar, que será no dia 26, às 11h, contará com a participação de Albert Morales, general manager da Belvo, Carlos Terceiro, CEO e fundador da Mobills, Daniel Ruhman, CEO e fundador da Umhelp, e mediação do jornalista Leo Branco. É preciso se inscrever.

****
O Summit Sec, evento promovido pelo Grupo Daryus, vai abordar a LGPD, proteção e privacidade de dados, além de ataques cibernéticos e outros temas que estão em alta e são de extrema importância para todas as camadas de um negócio. A iniciativa será nos dias 27 e 28 de novembro, das 9h às 18h30. O primeiro dia será de palestras, painéis e debates ao vivo com profissionais renomados e atuantes nos temas discutidos. Já o segundo dia será tomado por workshops que discutirão mais a fundo os impactos da LGPD em alguns setores do mercado. Discussões sobre a realidade dos cenários para as áreas de RH, marketing, jurídico e outras serão conduzidas por experts de mercado como Claudio Dodt, especialista em segurança e proteção de dados, Rodrigo Coutinho, diretor de gestão de risco, governança e segurança da informação do Tribunal de Contas da União, Emerson Predolim, advogado, DPO e especialista em proteção de dados e direito digital, Thiago Bordini, diretor de inteligência cibernética, Ricardo Tavares, especialista em cibersegurança, entre outros. As vagas são limitadas e é preciso se inscrever.

****
De 28 de novembro a 1 de dezembro, das 10h às 16h, será realizada a Scrum Gathering São Paulo, edição especial 100% digital e comemorativa dos 10 anos do primeiro Scrum Gathering no Brasil. O evento é realizado pela Massimus, startup que atua há 13 anos com Agile, que abordará “Tendências da Nova Administração de Negócios”, com a participação de palestrantes reconhecidos mundialmente. Neste ano, serão quatro dias de experiências. É preciso se inscrever.

****
A escola de programação Kenzie Academy promove, até 29 de novembro, das 9h às 18h, o curso gratuito “Experiência Kenzie: Introdução à Programação com JavaScript”. A iniciativa, que conta também com a colaboração de diversas startups, como a SmartHint, Certus Software, Tecnofit, Aftersale e várias outras, tem como objetivo oferecer um primeiro contato com programação para quem quer começar do zero na área de tecnologia. Para participar, basta se inscrever.

****
O Grupo Locaweb promoverá, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, das 16h às19h, a Locaweb Digital Conference Live. O evento, neste ano, terá duração de cinco dias e é uma extensão do movimento #JuntosNoDigital que tem ajudado os PME’s durante a pandemia. As palestras online estão divididas em cinco trilhas do conhecimento: presença digital, gestão e negócio, inclusão e diversidade, vendas pela internet e inspiração, com nomes como Pedro Alvim (Magazine Luiza), João Kepler (Bossa Nova Investimentos), Karen Santos (Minas Pretas), Ronaldo Tenório (Hand Talk), Morris Litvak (Maturi), Carlos Alves (Riachuelo), Konrad Dantas (KondZilla) e Thiago Nigro (O Primo Rico). Inscrições gratuitas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).