Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / 5 maneiras de as startups aproveitarem as vantagens da IA

5 maneiras de as startups aproveitarem as vantagens da IA

Investimentos em tecnologia podem melhorar atendimento ao cliente, processos de marketing e trazer agilidade na produção, além de outros benefícios

Neal Taparia
16/02/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no mundo corporativo, influenciando a qualidade de produtos e a agilidade dos serviços

Na última década, o campo da inteligência artificial (IA) deu grandes saltos à frente. Hoje, esses avanços estão ajudando as empresas a se diferenciarem da concorrência.

Empresas como Netflix e Amazon não seriam as mesmas sem seus mecanismos de recomendação baseados em IA. Outros usam IA para melhorar tudo, desde operações de atendimento ao cliente até marketing digital. Até recentemente, porém, as melhores soluções de IA eram acessíveis apenas para grandes corporações bem financiadas.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para driblar a inteligência artificial nos processos seletivos

Esse não é mais o caso atualmente. À medida que a IA se tornou popular, foi embarcada  em incontáveis produtos e serviços acessíveis às pequenas empresas – o que pode representar uma virada de jogo para aqueles que souberem aproveitá-la.

Inna Tokarev-Sela, que recentemente completou um período de dois anos como líder de pesquisa em IA na empresa de software de análise de negócios Sisense, escreveu muito sobre as oportunidades crescentes para startups alavancarem soluções baseadas em inteligência artificial para impulsioná-las adiante. Ela testemunhou em primeira mão quantas empresas, incluindo a sua própria, começaram a oferecer ferramentas habilitadas para IA para ajudá-las a obter insights e agir com base em seus dados.

Veja, na galeria de fotos abaixo, cinco maneiras pelas quais as startups podem tirar proveito da IA:

  • 1.A IA pode ajudar as startups a oferecer uma experiência excelente ao cliente

As startups podem se destacar oferecendo atendimento ao cliente excepcional, no entanto, são necessários recursos para oferecer suporte de alta qualidade.

Hoje, as soluções de IA podem oferecer uma solução econômica para prestar um ótimo suporte por meio de chatbots e outras opções de serviço voltados para o cliente. Além disso, os clientes estão cada vez mais aceitando essas soluções. Pesquisas recentes indicam que 50% dos usuários estão abertos para conversar com chatbots quando se envolvem inicialmente com uma marca.
De acordo com dados compilados pela Salesforce, os agentes de atendimento ao cliente também se beneficiam. Eles descobriram que 64% dos agentes que trabalham com chatbots de IA foram capazes de passar a maior parte do tempo resolvendo problemas complexos, em vez de responder às consultas rotineiras.

Esta é uma área onde a Inna defende os benefícios da IA para as empresas. Ela explica: "Normalmente, temos que gastar mais dinheiro para alcançar uma melhor experiência do cliente, mas a IA simultaneamente oferece maior precisão e foco e reduz o custo de capital humano".

Em outras palavras, a IA permite que as empresas façam mais com menos.
    Luiz Alvarez/Getty Images

    1.A IA pode ajudar as startups a oferecer uma experiência excelente ao cliente

    As startups podem se destacar oferecendo atendimento ao cliente excepcional, no entanto, são necessários recursos para oferecer suporte de alta qualidade.

    Hoje, as soluções de IA podem oferecer uma solução econômica para prestar um ótimo suporte por meio de chatbots e outras opções de serviço voltados para o cliente. Além disso, os clientes estão cada vez mais aceitando essas soluções. Pesquisas recentes indicam que 50% dos usuários estão abertos para conversar com chatbots quando se envolvem inicialmente com uma marca.
    De acordo com dados compilados pela Salesforce, os agentes de atendimento ao cliente também se beneficiam. Eles descobriram que 64% dos agentes que trabalham com chatbots de IA foram capazes de passar a maior parte do tempo resolvendo problemas complexos, em vez de responder às consultas rotineiras.

    Esta é uma área onde a Inna defende os benefícios da IA para as empresas. Ela explica: “Normalmente, temos que gastar mais dinheiro para alcançar uma melhor experiência do cliente, mas a IA simultaneamente oferece maior precisão e foco e reduz o custo de capital humano”.

    Em outras palavras, a IA permite que as empresas façam mais com menos.

  • 2. Ferramentas de marketing alimentadas por IA agregam valor

Dados são a chave para alcançar e identificar clientes em potencial em um cenário de comunicações em constante evolução, e as ferramentas de IA podem ser indispensáveis para ajudar as startups a fazer isso.

Considere, por exemplo, a plataforma Watson Personality Insights da IBM. Ela pode escanear os canais sociais de uma startup, junto com seus concorrentes, para criar perfis detalhados de personalidade do cliente-alvo. Esses perfis podem ajudar uma startup a se comunicar com clientes em potencial da maneira que eles provavelmente responderão. Eles também podem ajudar a identificar influenciadores ou membros de grupos de pares de clientes que podem ser parceiros de mensagens eficazes para uma campanha de marketing direcionada.

Empresas como a companhia de software TradeDesk usam IA que permite atingir seu público específico. Sua tecnologia analisa mais de 11 milhões de oportunidades de publicidade e permite que as empresas encontrem, licitem e anunciem para seu público-alvo.
    Blue Planet Studio/Getty Images

    2. Ferramentas de marketing alimentadas por IA agregam valor

    Dados são a chave para alcançar e identificar clientes em potencial em um cenário de comunicações em constante evolução, e as ferramentas de IA podem ser indispensáveis para ajudar as startups a fazer isso.

    Considere, por exemplo, a plataforma Watson Personality Insights da IBM. Ela pode escanear os canais sociais de uma startup, junto com seus concorrentes, para criar perfis detalhados de personalidade do cliente-alvo. Esses perfis podem ajudar uma startup a se comunicar com clientes em potencial da maneira que eles provavelmente responderão. Eles também podem ajudar a identificar influenciadores ou membros de grupos de pares de clientes que podem ser parceiros de mensagens eficazes para uma campanha de marketing direcionada.

    Empresas como a companhia de software TradeDesk usam IA que permite atingir seu público específico. Sua tecnologia analisa mais de 11 milhões de oportunidades de publicidade e permite que as empresas encontrem, licitem e anunciem para seu público-alvo.

  • 3. Criação de produtos ou serviços habilitados para IA

Os desenvolvedores de IA começaram a produzir ferramentas como serviço que as empresas podem incorporar em suas próprias ofertas. Isso significa que as startups podem oferecer novos produtos inovadores e experiência de serviço para seus clientes.

Inna aponta como exemplo as ferramentas de análises integradas da Sisense, que permitem às equipes de produto incorporar consultas em linguagem natural para que os usuários possam conversar com seus dados. Isso possibilita que as startups criem serviços que tragam novas formas de interatividade e utilidade aos usuários.

Com novas ferramentas de IA que derivam insights de seus dados, você pode oferecer experiências que antes eram limitadas às grandes companhias. Empresas de comércio eletrônico, por exemplo, usando plug-ins de IA, podem introduzir poderosos mecanismos de recomendação semelhantes ao Netflix e Amazon.
    Bloom Productions/Getty Images

    3. Criação de produtos ou serviços habilitados para IA

    Os desenvolvedores de IA começaram a produzir ferramentas como serviço que as empresas podem incorporar em suas próprias ofertas. Isso significa que as startups podem oferecer novos produtos inovadores e experiência de serviço para seus clientes.

    Inna aponta como exemplo as ferramentas de análises integradas da Sisense, que permitem às equipes de produto incorporar consultas em linguagem natural para que os usuários possam conversar com seus dados. Isso possibilita que as startups criem serviços que tragam novas formas de interatividade e utilidade aos usuários.

    Com novas ferramentas de IA que derivam insights de seus dados, você pode oferecer experiências que antes eram limitadas às grandes companhias. Empresas de comércio eletrônico, por exemplo, usando plug-ins de IA, podem introduzir poderosos mecanismos de recomendação semelhantes ao Netflix e Amazon.

  • 4. A IA pode produzir inteligência de mercado valiosa

Em qualquer mercado competitivo, as startups devem enfrentar rivais de longa data e outras empresas iniciantes em uma luta por participação de mercado. Portanto, é fundamental rastrear os concorrentes para ver onde estão as oportunidades.

Soluções como as da empresa Crayon podem ingerir centenas de fluxos de dados para fornecer insights em tempo real sobre os movimentos dos concorrentes. Se eles baixarem o preço de um produto, lançarem uma nova campanha de marketing, receberem uma crítica online negativa, qualquer coisa que possa gerar uma visão contestável, ele vai encontrar e relatar sobre isso.

Nesta área, Inna acredita que a IA não é apenas útil, mas essencial. Ela diz que, no ambiente de negócios de hoje, a análise humana não consegue acompanhar, porque "o mundo muda a uma velocidade difícil de compreender, então a tomada de decisões precisa ser ajustada com base em percepções provenientes de dados, acompanhadas por ações recomendadas." A sobrevivência do mais rápido é “a regra hoje."
    Teradat Santivuvit/Getty Images

    4. A IA pode produzir inteligência de mercado valiosa

    Em qualquer mercado competitivo, as startups devem enfrentar rivais de longa data e outras empresas iniciantes em uma luta por participação de mercado. Portanto, é fundamental rastrear os concorrentes para ver onde estão as oportunidades.

    Soluções como as da empresa Crayon podem ingerir centenas de fluxos de dados para fornecer insights em tempo real sobre os movimentos dos concorrentes. Se eles baixarem o preço de um produto, lançarem uma nova campanha de marketing, receberem uma crítica online negativa, qualquer coisa que possa gerar uma visão contestável, ele vai encontrar e relatar sobre isso.

    Nesta área, Inna acredita que a IA não é apenas útil, mas essencial. Ela diz que, no ambiente de negócios de hoje, a análise humana não consegue acompanhar, porque “o mundo muda a uma velocidade difícil de compreender, então a tomada de decisões precisa ser ajustada com base em percepções provenientes de dados, acompanhadas por ações recomendadas.” A sobrevivência do mais rápido é “a regra hoje.”

  • Anúncio publicitário
  • 5. A IA pode melhorar a aquisição e retenção de talentos

Como qualquer empresário experiente pode lhe dizer, uma startup só irá tão longe quanto sua equipe puder. Por esse motivo, vale a pena fazer o que for necessário para recrutar os melhores e mantê-los envolvidos.

No entanto, a startup média não terá um departamento de RH no primeiro dia, muito menos um líder de RH dedicado, para ajudá-lo a encontrar os melhores e mais brilhantes.

Com a IA, porém, as startups podem aumentar suas chances de identificar e atrair os melhores talentos na área. Existem agora dezenas de ferramentas de RH habilitadas para IA e plataformas de recrutamento disponíveis para startups para ajudá-los a identificar as contratações certas em um grande grupo.

Uma vez contratadas, as ferramentas de IA podem ajudar a detectar o envolvimento dos funcionários, funcionários em risco ou quão produtivos são seus desenvolvedores, permitindo que você construa uma empresa altamente funcional.
    Luiz Alvarez/Getty Images

    5. A IA pode melhorar a aquisição e retenção de talentos

    Como qualquer empresário experiente pode lhe dizer, uma startup só irá tão longe quanto sua equipe puder. Por esse motivo, vale a pena fazer o que for necessário para recrutar os melhores e mantê-los envolvidos.

    No entanto, a startup média não terá um departamento de RH no primeiro dia, muito menos um líder de RH dedicado, para ajudá-lo a encontrar os melhores e mais brilhantes.

    Com a IA, porém, as startups podem aumentar suas chances de identificar e atrair os melhores talentos na área. Existem agora dezenas de ferramentas de RH habilitadas para IA e plataformas de recrutamento disponíveis para startups para ajudá-los a identificar as contratações certas em um grande grupo.

    Uma vez contratadas, as ferramentas de IA podem ajudar a detectar o envolvimento dos funcionários, funcionários em risco ou quão produtivos são seus desenvolvedores, permitindo que você construa uma empresa altamente funcional.

    Luiz Alvarez/Getty Images

    1.A IA pode ajudar as startups a oferecer uma experiência excelente ao cliente

    As startups podem se destacar oferecendo atendimento ao cliente excepcional, no entanto, são necessários recursos para oferecer suporte de alta qualidade.

    Hoje, as soluções de IA podem oferecer uma solução econômica para prestar um ótimo suporte por meio de chatbots e outras opções de serviço voltados para o cliente. Além disso, os clientes estão cada vez mais aceitando essas soluções. Pesquisas recentes indicam que 50% dos usuários estão abertos para conversar com chatbots quando se envolvem inicialmente com uma marca.
    De acordo com dados compilados pela Salesforce, os agentes de atendimento ao cliente também se beneficiam. Eles descobriram que 64% dos agentes que trabalham com chatbots de IA foram capazes de passar a maior parte do tempo resolvendo problemas complexos, em vez de responder às consultas rotineiras.

    Esta é uma área onde a Inna defende os benefícios da IA para as empresas. Ela explica: “Normalmente, temos que gastar mais dinheiro para alcançar uma melhor experiência do cliente, mas a IA simultaneamente oferece maior precisão e foco e reduz o custo de capital humano”.

    Em outras palavras, a IA permite que as empresas façam mais com menos.

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

    Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Amazon
    • chatbots
    • FORBES
    • ForbesPitch
    • ForbesTech
    • IA
    • ibm
    • inteligência artificial
    • negócios
    • Netflix
    • startups
    • Tecnologia

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • gado monitorado por IA
      Forbes Agro

      Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
      Forbes Tech

      Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

    Últimas Notícias

    • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

    • Jessica Chou

      Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

    • ThiagoNori/GettyImages

      Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

    • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

    • Juliana Azevedo

      Aprenda a Falar Como um CEO

    • Foto ilustrativa de uma mulher pensando sobre códigos e tecnologia.

      Você Está Pronto para Liderar com, para e Apesar da IA?

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Comportamento e Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.