Facebook apresenta seus primeiros óculos inteligentes

Divulgação/Facebok/Ray-Ban
Divulgação/Facebok/Ray-Ban

Óculos inteligente são fruto de parceria entre o Facebook e a EssilorLuxottica, fabricante da marca Ray-Ban

O Facebook lançou hoje (09) seus primeiros óculos inteligentes, em sua busca por oferecer verdadeiros espetáculos de realidade aumentada.

Os óculos, criados em parceria com a fabricante do Ray-Ban, EssilorLuxottica, permitem que os usuários ouçam música, atendam ligações ou tirem fotos e vídeos curtos e os compartilhem nos serviços do Facebook usando um aplicativo complementar. O Facebook afirmou que a linha de óculos começa a ser vendida a US$ 299.

LEIA TAMBÉM: Ralph Lauren estreia venda de roupas digitais para avatares na internet

A gigante das redes sociais, que relatou receitas de cerca de US$ 86 bilhões em 2020, ganha a maior parte do seu dinheiro com anúncios, mas tem investido bastante em realidade virtual e aumentada, desenvolvendo hardwares como os fones de ouvido Oculus VR e trabalhando em tecnologias de pulseiras para suportar óculos de realidade aumentada.

O principal cientista do Facebook afirmou ano passado que a empresa estava a cinco a 10 anos de conseguir levar ao mercado verdadeiros óculos de realidade aumentada, que sobreporiam objetos virtuais à visão do mundo real do usuário.

Gigantes de tecnologia, como Amazon, Snap, Google, Microsoft e Apple têm competido para desenvolver óculos inteligentes, mas as primeiras ofertas, como o Google Glass, se provaram difíceis de serem vendidos devido ao alto preço e por problemas de design.

A Snap lançou um óculos de realidade aumentada este ano, mas não estão à venda, disponíveis apenas a criadores. O executivo-chefe da Snap, Evan Spiegel, disse em 2019 que sua expectativa era que demoraria uma década até os consumidores adotarem óculos inteligentes de realidade aumentada de maneira ampla.

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, recentemente anunciou que a empresa montou uma equipe para trabalhar na construção do metaverso, ambiente virtual compartilhado que a empresa aposta que será o sucessor da internet móvel.

O Facebook, que tem sido criticado pela forma como lida com dados do usuário, disse hoje (09) que não acessará a mídia usada pelos clientes de óculos inteligentes sem consentimento. Também disse que não usará conteúdo de fotos e vídeos capturado com óculos e armazenados no aplicativo Facebook View para anúncios personalizados. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).