Asteroide do tamanho de um piano de cauda atinge a Terra

O asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano ontem (14) e a Nasa soube exatamente onde com apenas duas horas de antecedência.

Jamie Carter
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Nasa afirma que sua descoberta apenas duas horas antes de atingir o oceano Ártico marca a quinta vez que qualquer asteroide foi observado antes de impactar na atmosfera (a imagem acima é uma ilustração, não uma foto do evento)

Acessibilidade


Alguns diziam que era do tamanho de uma escada. Outros disseram que era mais da metade do tamanho de uma girafa. De qualquer forma, em 11 de março de 2022, às 21:22 TUC, um pequeno asteroide atingiu o oceano a 470 quilômetros da Ilha Jan Mayen, na Noruega.

O asteroide de 2 metros de largura – do tamanho de um piano de cauda e oficialmente chamado 2022 EB5 – passou pela rede de vigilância?

Não, diz a Nasa, que afirma que sua descoberta apenas duas horas antes de atingir o oceano Ártico marca a quinta vez que qualquer asteroide foi observado antes de impactar na atmosfera.

O asteroide 2022 EB5 foi observado 14 vezes durante 40 minutos por K. Sarneczky no Observatório Piszkéstető no norte da Hungria, que o relatou ao Minor Planet Center.

O sistema de avaliação de risco de impacto “Scout” da Nasa calculou sua trajetória, revelou que ele estava destinado a atingir a atmosfera da Terra e, assim, alertou o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra e o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Conseguimos determinar os possíveis locais de impacto, que inicialmente se estendiam do oeste da Groenlândia até a costa da Noruega”, disse Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do laboratório que desenvolveu o Scout. “À medida que mais observatórios rastreavam o asteroide, nossos cálculos de sua trajetória e localização do impacto se tornaram mais precisos.”

Como o Scout previu, o EB5 2022 entrou na atmosfera a sudoeste de Jan Mayen com detectores de infra-som confirmando o impacto no horário previsto.

Pequenos asteroides como 2022 EB5 ficam brilhantes o suficiente para serem vistos no céu noturno apenas algumas horas antes de atingirem a atmosfera da Terra ou fazerem sua aproximação mais próxima. A Nasa espera um do tamanho de 2022 EB5 a cada 10 meses.

Leia mais: “Não Olhe Para Cima” tem elenco de primeira, mas falta profundidade

Compartilhe esta publicação: