Confira 4 previsões de tecnologia feitas por Amy Webb no SXSW

A futurista é uma das atrações mais aguardadas do festival onde lança oficialmente o Tech Trends Report.

Luiz Gustavo Pacete
Compartilhe esta publicação:
Getty Images

Amy Webb: “O metaverso não é uma tecnologia única, nem é controlada por uma empresa ou entidade de forma centralizada”

Acessibilidade


A futurista Amy Webb apresentou ontem (13), durante o South by Southwest (SXSW), festival de inovação e tecnologia que ocorre em Austin, no Texas, o Tech Trends Report 2022. O relatório de tendências é lançado anualmente no evento e representa uma das atrações mais esperadas pelos participantes.

Nesta edição, o conteúdo está dividido em 13 grupos principais de tendências que vão afetar a sociedade, os negócios e o consumo neste e nos próximos anos. São eles: Inteligência Artificial, Privacidade, Metaverso, Trabalho e Cultura, News e Informação, Health e Medicina, Home of Things, Governos e Tecnologia, Robotização, Descentralização e Blockchain, Telecomunicações e Computação Quântica, Biologia Sintética e Clima.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é Web3 e tudo o que é preciso saber sobre o conceito

“Pode parecer inútil prever o futuro passado alguns semanas ou meses. Mas a previsão estratégica resulta em preparativos, não em previsões. As tendências nos convidam a considerar resultados alternativos daqueles que imaginávamos anteriormente. Elas também desbloqueam algo inestimável em cada um de nós: a capacidade de reaprender como percebemos a realidade”, disse a futurista.

Veja abaixo 4 tendências de tecnologia de destaque que aparecem no report:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Metaverso

“O metaverso não é uma tecnologia única, nem é controlada por uma empresa ou entidade de forma centralizada. As pessoas criarão múltiplas versões de si mesmos, cada um adaptado para fins específicos. Isso vai levar à fragmentação – e a uma lacuna cada vez maior entre quem uma pessoa é no mundo físico, e quem ela projeta ser no mundo virtual. O futuro do trabalho se tornará mais imersivo com empresas implantando plataformas de reuniões virtuais, experiências digitais e mundos de realidade mista”

Inteligência Artificial

“A IA representa a terceira era da computação, geralmente definida como a capacidade de uma máquina para desempenhar funções cognitivas tão bem ou melhor do que humanos. Tais funções incluem percepção, aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, compreensão contextual, previsões e o exercício da criatividade. A IA agora é usada na maioria dos setores. Isso resolve problemas de negócio, detecta fraudes, melhora o rendimento das colheitas, gerencia cadeias de suprimentos, recomenda produtos e até auxilia designers e escritores em seus trabalhos.”

LEIA TAMBÉM:  O que é DAO? Conheça as organizações autônomas descentralizadas

Home of Things

“As demandas por serviços e produtos do chamado Home of Things (HoT) é cada vez maior impulsionada, principalmente, pelo trabalho, exercício e aprendizado em casa. Plataformas HoT atendem cada vez mais famílias inteiras, em vez de apenas uma pessoa. Como resultado, os consumidores podem ser mais propensos a adotar eletrônicos que funcionem perfeitamente dentro de sua casa inteligente. Empresas de tecnologia, apoiadas por investidores, querem controlar nosso sono usando sensores, microfones e inteligência artificial”

Descentralização e Blockchain

“Num futuro próximo, o dinheiro será programável. O ecossistema financeiro está passando por uma transformação com blockchain e protocolos de código aberto que introduzem alternativas aos controles regulatórios. Devido ao aumento do interesse em não tokens fungíveis (NFTs), desenvolvedores estão tornando as carteiras digitais mais fáceis de uso por grupos mais amplos de consumidores. Ethereum tornou-se a blockchain dominante agora sustentando milhares de aplicativos descentralizados e é a principal plataforma de contratação de NFTs e finanças descentralizadas (DeFi). Éter, que sustenta a rede Ethereum, e emergindo como a garantia dominante em DeFi”

O que é o SXSW?

South by Southwest (SXSW) é um festival de inovação realizado em Austin, no Texas, que começou na sexta-feira, 11, e vai até o dia 18. Após dois anos sem versão presencial, o SXSW retornou em 2022 com muitas expectativas. Para Austin esse é o momento mais importante, já que são gerados mais de US$ 400 milhões (R$ 2 bilhões) em receitas para a cidade. Líder dentre as comitivas estrangeiras nas últimas edições, o Brasil perdeu o posto desta vez para o Reino Unido. No entanto, segue sendo o destino de muitos profissionais brasileiros em busca de tendências, além de startups que têm na área de inovação e tecnologia uma plataforma importante de visibilidade e negócios.

Acesse ao report completo e assista abaixo ao painel na íntegra de Amy Webb:

Compartilhe esta publicação: