Quem vai criar os mais de 5 mil NFTs de Diego Maradona?

Três, dos cinco filhos do jogador, anunciaram a primeira coleção do craque que será desenvolvida pelas startups Bitflix e DAO Maker.

Forbes Argentina
Compartilhe esta publicação:
Getty Images

É a primeira vez que os direitos de propriedade intelectual de Maradona são cedidos para NFTs

Acessibilidade


Os herdeiros de Diego Maradona anunciaram o lançamento da primeira coleção oficial de NFTs do craque. Sob o nome D10Snft, ela será vendida em uma edição limitada de cinco mil peças, que incluirá os destaques do Camisa 10. A coleção será feita e vendida pelas empresas de criptomoedas Bitflix e DAO Maker. “Queremos apresentar-lhe a primeira licença concedida pelos herdeiros de Diego Maradona para uma edição limitada de NFTs”, diz o comunicado do projeto. É a primeira vez que é concedida uma licença oficial para a realização de NFTs do ex-jogador de futebol.

LEIA MAIS: Afinal, o que é NFT e como criar e vender ativos virtuais?

Embora o anúncio indique que “os herdeiros de Diego Maradona cederam os direitos” no vídeo promocional, nem todos os seus filhos aparecem. Em princípio, quem anuncia a futura coleção de NFTs são Jana, Diego Jr. e Diego Fernando. Nem Dalma nem Gianinna estão no conteúdo.

Quem fará os NFTs de Maradona?

Os herdeiros de Diego Maradona deram à Bitflix os direitos de realizar as NFTs. A plataforma foi criada em abril de 2021 e pretende ser “a Netflix do metaverso”. Ou seja, um mercado de filmes não fungíveis baseado na tecnologia blockchain. O objetivo do financista Tiger Miller, criador do Bitflix, é descentralizar a indústria cinematográfica. Acima de tudo, Hollywood. Criador de filmes e comerciais por mais de 15 anos, Miller trabalhou com Keanu Reeves, Allen Iverson e as irmãs Kardashian.

Toda essa experiência, além de uma paixão recém-desenvolvida por criptomoedas, o levou a pensar em como ele poderia trazer o cinema para o blockchain. E o resultado desse processo foi o Bitflix.
Basicamente, um filme NFT é “um clipe colecionável dos bastidores de um momento icônico do filme”. “Existe um valor de revenda inerente se a carreira do ator ou a propriedade intelectual do filme decolar”.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Por outro lado, a empresa indicou em seu início que comercializará cinco categorias de NFTs. São eles: estrelas, filmes, música, ativistas e troféus. Os compradores desfrutarão de certos benefícios, incluindo direitos de voto de elenco, créditos de filmes de produtores executivos e acesso de celebridades.

LEIA MAIS: Conheça a startup que fez a Reserva vender NFTs em tempo recorde

Ao lado da Bitflix, outra empresa de criptomoedas por trás das NFTs de Diego Maradona é a DAO Maker. Ela funciona como uma incubadora para projetos baseados em blockchain. O seu objetivo é que as empresas deste setor obtenham o financiamento necessário para poderem realizar o seu trabalho. Para atingir seu objetivo, o DAO Maker se concentra no sistema de “mineração social”. Ele energiza a comunidade criptográfica para participar do crescimento e desenvolvimento dos projetos selecionados.

Dessa forma, a plataforma é atraente para investidores de criptomoedas. E o mesmo para as startups por trás dos projetos. Estes se juntam ao DAO Maker para garantir um financiamento seguro, gratuito e descentralizado. Este último significa que eles não devem recorrer a bancos ou outras instituições financeiras tradicionais para obter o dinheiro. Uma vez obtido o financiamento, o DAO Maker também acompanha as startups durante os primeiros estágios de desenvolvimento. O objetivo desta ação é fornecer assessoria para garantir o sucesso do projeto.

>> Veja notícias da Argentina na Forbes Argentina

Compartilhe esta publicação: