Montadora usa WhatsApp e gamificação para promover consciência no trânsito

O Zap Racing foi desenvolvido pela Commonwealth//WMcCann para o Maio Amarelo e funciona por meio da composição de chatbots e inteligência artificial

Luiz Gustavo Pacete
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Divulgação

O uso de gamificação pela Chevrolet se dá em função do Maio Amarelo

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Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o perigo do uso do celular na condução, a Commonwealth/McCann lançou um game dentro do WhatsApp. O Zap Racing é uma ação dentro do Maio Amarelo, mês internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito.

O game simula uma corrida. Para jogar, o público usa emojis para desviar de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda e última fase. O nível de dificuldade aumenta da primeira para a segunda etapa e, ao final, quando o jogador pensa que vai “zerar” o game, ele acaba colidindo inevitavelmente, recebendo a mensagem que digitar enquanto estiver dirigindo nunca dá certo no final.

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A criação e desenvolvimento da tecnologia do jogo é da Commonwealth//WMcCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, com estratégia digital da Isobar, parceria de infraestrutura da MRM Detroit e MRM Brasil, desenvolvimento da Code And Soul e telecomunicação da Infobip. “Queríamos passar esse recado de maneira orgânica e lúdica, o que facilita a absorção do conteúdo. O objetivo é que a pessoa sempre perca o jogo, independentemente da sua habilidade, para mostrarmos de forma interativa a importância de manter a atenção na condução, e nunca no celular, enquanto dirige”, destaca Federico Wassermann, Gerente de Marketing da GM América do Sul.

O game é acessado graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido especialmente para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá” e, em seguida, recebe as primeiras instruções para já começar a jogar. Ao passo que a conversa acontece, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de 9 colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.

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