Europa em alerta: ataque hacker massivo preocupa governos

Itália, França e várias outras nações estão sob ataque que poderiam ser globais e coordenados

Redação
Compartilhe esta publicação:

15 consequências inesperadas do GDPR - iStock

Acessibilidade


Um alerta emitido pela Agência Nacional de Cibersegurança Nacional (ACN) da Itália, na noite de ontem (5), apontou que o país enfrenta um massivo ataque hacker. Tecnicamente seria um ransomware que já poderia ter afetado milhares de servidores. Outros países também estariam prejudicados, entre eles França e Finlândia, além da Europa, Canadá e Estados Unidos também são alvos.

Em resposta, a CERT-FR, agência francesa de cibersegurança, já havia dito, na sexta-feira, (3), por meio de um comunicado, que o ataque foi feito em alguns servidores, mas que já foram desenvolvidas soluções de proteção há dois anos. O órgão francês descreveu tecnicamente a vulnerabilidade e disse que já existem meios para pará-los. Os ataques denominados ransomware tendem a sequestrar os computadores de suas vítimas e dominando seus arquivos até que recebam pagamentos em criptomoedas em troca, uma dinâmica similar a um sequestro.

Leia mais: Mundo corre risco de uma catástrofe cibernética em dois anos

A agência responsável pela segurança digital da Itália, por sua vez, informou que milhares de servidores já foram comprometidos, no entanto, medidas já foram tomadas para sanar os problemas. De acordo com a Chainalysis, houve uma redução de ataques deste perfil em 2022, resultando em quase R$ 3 bilhões em valores pagos aos cibercriminosos. Nos EUA, já foram oferecidas recompensas de até US$ 75 milhões na busca por cibercriminosos.

Compartilhe esta publicação: