1. Início
  2. /
  3. Forbes Tech
  4. /
  5. “Como num filme”: fragmento de cometa ilumina o céu da Espanha e de Portugal
Forbes Tech

“Como num filme”: fragmento de cometa ilumina o céu da Espanha e de Portugal

Vídeos filmados em várias cidades viralizaram nas redes sociais, mostrando o objeto cruzando o céu em alta velocidade e iluminando-o em tons vibrantes de azul e verde

3 min
AllSky7/Reuters
AllSky7/ReutersDepois que o fragmento de cometa riscou o céu, muitos residentes da Espanha e de Portugal entraram em contato com serviços de emergência para relatar o ocorrido

Um fragmento de cometa iluminou o céu de partes da Espanha e Portugal na noite de sábado (18), de acordo com a ESA (a Agência Espacial Europeia). Um morador de Lisboa disse que parecia “algo saído de um filme”.

Na manhã de domingo, a ESA compartilhou no X (antigo Twitter) um vídeo capturado por sua “fireball camera”, ou “câmera de bólido”, que mostrava o que a agência descreveu como um “meteoro impressionante” cruzando o céu da cidade de Cáceres, no oeste da Espanha, perto da fronteira com Portugal.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Posteriormente, a agência esclareceu que se tratava de um “pequeno fragmento de cometa” e não um meteoro, estimando que ele teria cruzado a Espanha e Portugal a uma velocidade de 45 km por segundo antes de se desintegrar sobre o Atlântico.

Em ambos os países, vídeos filmados em várias cidades viralizaram nas redes sociais, mostrando o objeto cruzando o céu em alta velocidade e iluminando-o em tons vibrantes de azul e verde.

O observatório astronômico espanhol Calar Alto também informou que uma análise preliminar realizada pelo Instituto de Astrofísica da Andaluzia revelou que o objeto tinha uma “origem cometária”.

Durante um show na cidade portuguesa de Barcelos, ele foi filmado riscando o céu enquanto o cantor se apresentava. Outro vídeo mostra o céu do Porto, a segunda maior cidade de Portugal, iluminando-se intensamente por alguns segundos.

Muitas pessoas entraram em contato com os serviços de emergência para relatar o ocorrido. Um porta-voz do serviço de espanhol 112, em Madri, afirmou que havia recebido vários telefonemas.

Residente de Lisboa, Bernardo Taborda, de 31 anos, disse à Reuters que estava passeando pela cidade com amigos quando o céu de repente ficou verde brilhante: “Parecia quase luz do dia. Todos olhamos para trás e vimos isso”, lembra. “Parecia um filme, foi incrível.”

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.