Fernando Cardoso Penteado, criador da marca Manah, morre aos 106 anos

O engenheiro agrônomo fez história no agronegócio e deixa um legado de empreendedorismo e de dedicação às ciências agrárias.

Redação
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

O agrônomo formado na Esalq/USP foi o criador da marca Manah, de gado nelore e de um instituto de pesquisa agronômica

Acessibilidade


Faleceu na noite de ontem (7), aos 107 anos de idade, o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, uma das figuras mais respeitadas do agronegócio brasileiro e que fez história no campo e na indústria. Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1914.

O agrônomo formado pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ) na turma de 1936 foi o criador da Manah Fertilizantes, empresa que presidiu por mais de 50 anos, antes de ser adquirida pela Bunge, em 2000. Também idealizou e implantou a Fundação Agrisus em 2001, única entidade privada dirigida à pesquisa agronômica, que recebe projetos de todas as partes do país.

LEIA TAMBÉM: OIE dá por encerrada a investigação sobre “mal da vaca louca” no Brasil, mas exportações continuam suspensas

Entusiasta do agronegócio nacional, Cardoso também era empresário rural em várias cidades do interior paulista, como Mogi Mirim (SP), local onde ainda tem fazenda e passava a quarentena devido ao coronavírus. Ao longo de sua vida, desempenhou também várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964. Na pecuária, foi um grande selecionador de bovinos da raça nelore, na fazenda Mundo Novo, em Brotas (SP), onde desenvolveu um dos trabalhos mais respeitados com a linhagem Nelore Lemgruber a partir de 1974, gado descendente do rebanho puro desde 1878, ano em que Manoel Ubelhart Lemgruber, empresário do Rio de Janeiro, trouxe exemplares ao Brasil. O trabalho de genética hoje em Uberaba (MG) está com os irmãos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no

Compartilhe esta publicação: