Apresentado por       

Wonka e outros filmes para os amantes da fruta do cacau, o chocolate

A terceira versão da Fantástica Fábrica de Chocolate estreia esta semana nos EUA, tendo com central na história um dos produtos mais amados do agro

Redação
Compartilhe esta publicação:
Victoria Jones/Guetty
Victoria Jones/Guetty

Chocolate é destaque entre filmes clássicos e agora um deles, Wonka, ganha mais uma versão

Acessibilidade


O chocolate “Wonka”, ou melhor, “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, da Warner Bros., arrecadou US$ 3,5 milhões nas prévias de quinta-feira (14), nos Estados Unidos, e está projetado para faturar mais de US$ 40 milhões neste fim de semana de estreia, tornando a história de origem musical de Timothée Chalamet uma das sequências de menor bilheteria. “Wonka”, a história de origem que conta uma saga na qual o pano de fundo é a adoração por chocolate, foi filmada pela primeira vez em 1971, com um remake em 2005.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A ForbesAgro selecionou uma série de filmes em que o cacau, a fruta de origem do chocolate, está no centro e justifica a história. Nas últimas safras, a produção global de cacau tem ficado próximo de 5 milhões de toneladas da amêndoa, de acordo com a OIC (Organização Internacional de Cacau). O Brasil, em 2022, produziu 760 mil toneladas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. No mundo, o Brasil ocupa o sexto lugar entre os maiores produtores de cacau. São os países da África que respondem por cerca de 70% das amêndoas de cacau produzidas no mundo: Costa do Marfim e Gana (que toma 50% desse mercado), mais Nigéria e Camarões. A Costa do Marfim produz cerca de 2,2 milhões de toneladas.

Enquanto o novo filme não entra em cartaz no país ou nos streamers, confira a maratona do chocolate que a Forbes Agro selecionou, dando um play na sua plataforma preferida:

  • Divulgação

    1- A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 2005

    Onde assistir: HBOMax, iTunes, Prime Vídeo e VivoPlay

    A Fantástica Fábrica de Chocolate é um dos filmes mais lembrados quando se fala do doce de cacau. A versão dirigida por Tim Burton tem como ator principal, no papel de Willy Wonka, o ator Johnny Depp. Wonka, dono da fábrica, distribui tíquetes em suas barras de chocolate, que dão direito a um grupo de crianças de se aventurarem em suas instalações. Porém há regras e quando são quebradas se paga o preço do banimento. As cenas e cenários encantam, divertem e tem o chocolate no centro das atenções.

  • Divulgação

    2 – A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971

    Onde assistir: HBOMax, AppleTV, Prime Vídeo e VivoPlay

    O filme dirigido por Mel Stuart foi a primeira adaptação do livro escrito por Roald Dah, que foi nesta filmagem também seu roterista. Tem no papel principal o ator Gene Wilder, interpretando de forma divertida o excêntrico Willy Wonka. O misterioso e extraordinário fabricante de doces, que recebe crianças em sua fábrica, é o inventor das Barras Wonka e um desejo de consumo. O chocolate é um dos doces mais presentes nas cenas e lições que Wonka propõe a um grupo de crianças.

  • Divulgação

    3 – Forrest Gump: O Contador de Histórias, de 1994

    Onde assistir: Paramount+, TeleCine, AppleTV, VivoPlay,

    Um clássico do cinema dos anos 1990, passa pelo chocolate.
    Forrest Gump é um humano com QI abaixo da média, mas cheio de boas intenções. Suas andanças contam a história dos EUA, a partir de uma caixa de doces que ele ganha de sua mãe e que desencadeia a trama. Tornou-se icônica a frase dita por ele: “minha mãe diz que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai receber”. A frase e a caixa de doces o acompanha e pontua suas andanças. No papel principal está um dos atores mais aclamados do cinema norte-americano: Tom Hanks.

  • Divulgação

    4 – Matilda, de 1977

    Onde assistir: HBOMax, Apple TV, Prime Vídeo e Google Play

    Nesse filme, o chocolate é presença constante. Matilda é uma criança brilhante, mas cresceu sendo ignorada pelos pais que não a deixam ir para a escola, mas ela consegue Certo dia, ela descobre que possui poderes mágicos. Esses poderes, chamados de telecinéticos, a fazem mover objetos e levitar pessoas. O chocolate esta em uma cena icônica, onde um dos alunos da escola é forçado a comer um gigante. E também aparece nos doces que Matilda rouba para presentear sua professora adorada.

  • Anúncio publicitário
  • Divulgação

    5 – Chocolat, de 2001

    Onde assistir: YouTube Filmes e Google Play

    O filme conta a história de Vianne, que chega em uma pequena cidade da França para montar uma loja de chocolates. Vianne, interpretada por Juliette Binoche, uma excelente atriz francesa, também processa o doce. Com preparações inusitadas e irresistíveis, o chocolate começa a provocar efeitos na conservadora população local, que nunca se dava ao direito dos prazeres da vida. O que acontece também com ela, ao se envolver com outro forasteiro na cidade, cedendo ao amor. O chocolate é o instrumento para que a felicidade entre na vida das pessoas.

  • Divulgação

    6 – Amor, Romance e Chocolate, de 2019

    Onde assistir: Hallmark Channel

    A chocolatier Emma Colvin vai para a Europa sozinha, depois de um namoro naufragado. O filme é uma comédia leve que conta seu encontro, depois da desilusão, com o chocolateiro Luc. Os dois competem pelo primeiro lugar no Royal Chocolatier da Bélgica, enquanto nasce a atração em meio às combinações do doce chocolate sendo preparado e servido. Na trama, encontros e desencontros dos protagonistas dão o tom.

  • Divulgação

    7 – Hop: Rebeldes Sem Páscoa, de 2011

    Onde assistir: Prime Video, Apple TV e Google Play

    O centro da história são os ovos de Páscoa. O filme de animação conta a história do coelho J.R, que deve assumir o lugar do pai como o coelho oficial da Páscoa. Mas ele foge para o mundo dos humanos, porque se recusa a seguir os passos do pai, e vai para Hollywood tentar a vida de baterista. Os chocolates são o pano de fundo e em várias cenas eles aparecem como guloseimas que seduzem, divertem e dão água na boca.

  • Divulgação

    8 – Lezione di Chocolatto 2, de 2011

    Onde assistir: Prime Vídeo

    O filme acontece em Perugia, na região da Umbria, conhecida por ser a casa da icônica fábrica de chocolates Baci. O filme 1, de 2007, conta a história de um mulherengo empresário, e sua contiação, em 2011, mostra como Mattia segue sua vida.
    Na comédia sentimental, um chocolate resolverá tudo. As duas Lezione di Chocolatto estão entre as poucas obras apreciadas e dirigidas ao grande público para apresentar, sem paternalismo, a temática dos novos italianos e da mistura étnica no país.

  • Divulgação

    9 – Como Água Para Chocolate, de 1992

    Onde assistir: Prime Vídeo, AppleTV, ClaroTV+

    O chocolate é uma tentação que ganha ares sensuais, brincando com os desejos dos personagens. O filme é uma adaptação do romance homônimo de Laura Esquivel, uma das principais escritoras mexicanas. O livro do qual o filme se origina é um best-seller. Conta a história de um amor impossível entre Pedro e Tita, que não podem se casar enquanto a irmã mais velha dela for solteira. Tudo gira em torno da cozinha, onde se consomem sabores, desamores, risos e prantos. O filme foi indicado ao Globo de Ouro.

  • Divulgação

    10 – Mary e Max: Uma Amizade Diferente, de 2009

    Onde assistir: Prime Vídeo

    Nesta história, o chocolate assume um papel de destaque na ligação entre Mary e Max. Ele é um nova-iorquino recluso, com Síndrome de Asperger, que passa a se relacionar com uma menininha australiana e chocólatra assumida. Ao longo dos anos, eles estabelecem uma forte relação de amizade e o chocolate se torna um símbolo da relação. São frequentes as trocas de vários tipos de chocolate, por correio, as conversas lúdicas e as descobertas e conhecimentos sobre a vida e uma amizade que transcende barreiras geográficas.

Divulgação

1- A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 2005

Onde assistir: HBOMax, iTunes, Prime Vídeo e VivoPlay

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um dos filmes mais lembrados quando se fala do doce de cacau. A versão dirigida por Tim Burton tem como ator principal, no papel de Willy Wonka, o ator Johnny Depp. Wonka, dono da fábrica, distribui tíquetes em suas barras de chocolate, que dão direito a um grupo de crianças de se aventurarem em suas instalações. Porém há regras e quando são quebradas se paga o preço do banimento. As cenas e cenários encantam, divertem e tem o chocolate no centro das atenções.

Compartilhe esta publicação: