Apresentado por       

Pedidos de recuperação judicial de agricultores no Brasil crescem 535% em 2023, diz Serasa

Além da quebra de safra, produtores de grãos como soja e milho estão lidando com preços mais baixos, o que afetou a rentabilidade

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Herbert Pictures_Guetty
Herbert Pictures_Guetty

Produtores de grãos como soja e milho estão lidando com preços mais baixos

Acessibilidade


Os pedidos de recuperação judicial por produtores rurais que atuam como pessoas físicas no Brasil tiveram aumento de mais de seis vezes em 2023 na comparação com 2022, com um salto no último trimestre do ano, quando ficaram mais claros os efeitos da seca para a safra de soja, segundo dados da Serasa Experian divulgados nesta quinta-feira (7).

Ao todo, foram registradas 127 solicitações de recuperação judicial no ano passado no país, contra apenas 20 pedidos no ano anterior, alta de 535%. No quarto trimestre, a Serasa contabilizou 47, versus 4 no mesmo comparativo, aumento de mais de dez vezes.

Além da quebra de safra, produtores de grãos como soja e milho estão lidando com preços mais baixos, o que afetou a rentabilidade do segmento.

“Quando relativizamos a quantidade de recuperações judiciais solicitadas versus as milhões de pessoas que exercem atividade ligada ao agro, o número de recuperações judiciais parece pequeno. Mas a velocidade em que essas solicitações vêm crescendo trimestre a trimestre é preocupante”, disse o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

Compartilhe esta publicação: