Novo recurso do Google Earth mostra mudanças climáticas das últimas décadas

Leonardo Benassato
Leonardo Benassato

As imagens foram criadas a partir de 24 milhões de imagens de satélite e 800 vídeos

O Google Earth adicionou ontem (15) um recurso de timelapse à plataforma, dando aos usuários uma ideia de como as mudanças climáticas, a urbanização e o desmatamento alteraram o planeta nas últimas quatro décadas.

Criado com 24 milhões de imagens de satélite, junto com 800 vídeos com curadoria e guias interativos, o recurso permite que os usuários vejam a passagem de tempo dos últimos 37 anos em qualquer lugar do planeta. A plataforma usa informações da Nasa, do Programa Landsat da agência geológica dos Estados Unidos (USGS) e do programa Copérnico da União Europeia.

LEIA MAIS: Bancos devem incorporar mudança climática à política de gerenciamento de riscos, diz BC

A ferramenta mostra a mudança nas linhas costeiras, a expansão generalizada de paisagens urbanas e terras agrícolas, e o recuo simultâneo de geleiras, florestas e rios.

Um vídeo mostra a rápida transição de florestas para vilas e fazendas perto da Bolívia, uma das principais causas do desmatamento na floresta amazônica; enquanto outro mostra a diminuição da geleira Columbia no Alasca em 20 quilômetros devido ao aquecimento global. (Com Reuters)

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).